Está aqui

Recursos Europeana

Cenários de Aprendizagem (Learning Scenarios)

Ano 2020-21

Learning scenarios produced for the MOOC participants 2020 (curated by our Portuguese Europeana Ambassador, Marco Neves and the EUN team).

https://drive.google.com/drive/folders/1Xo3Og6gYZutr0kN5jcgjwmv5ViRb29k3?usp=sharing

Ano 2019-20

Título Autor Disciplina(s) Download
Conhecer quadros e pintores europeus famosos Fernando das Neves Baptista Artes, Geografia e História Link
Conhecer a biblioteca digital Europeana Catarina Barradas Martins Bibliotecas e I&D Link
A União Europeia Paulo Antunes História Link
O mundo dos dinossauros Armandina de Carvalho Educação pré-escolar Link
Fraternidade Social Maria Laura Casais de Almeida Português Link
O diálogo História e a Ficção n’ O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago Maria Adelaide Jordão da Costa Português de 12.º ano Link
A arte da Iluminura Maria da Conceição Aguiar Pinto Janeiro História A do 10.º Ano e História da Cultura e das Artes do 10.º Ano Link
O Perímetro da circunferência Isabel Leandro e Ilca Cruz Matemática Link
À descoberta com Gulliver ILiliana Melo Português, Inglês e Ciências da Natureza Link
Viagens Da Vinci José Guilherme Ribeiro Proença História da Cultura e das Artes Link
A vida política portuguesa no final da monarquia Célia Reis História Link
Investigadores por Umas Horas Elvira Rodrigues História 11.º Ano Link
O que levava comigo? Virgínia Esteves e Susana Rodrigues Inglês e TIC Link
As ruínas da 1.ª Grande Guerra: Os custos humanos e materiais João A. Salvado História Link
A Guerra e as crianças Rosa Branca Santos Cidadania e Desenvolvimento Link
Astros do Sistema solar – no passado e no presente Rita Seguro Estudo do Meio e Português Link
A viagem de Vasco da Gama à Índia. Carlos Alberto Dias de Sousa História e Geografia Link
A Revolução Francesa Maria do Carmo Carqueija Ferreira de Jesus Trindade História e Geografia de Portugal Link
I Guerra Mundial Felicidade Alves História e Cidadania e Desenvolvimento Link
Fotografia na antigamente – “Encontra, analisa e refaz” Alberto Brochado Módulo Retrato - Curso Profissional de Fotografia Link

Ano 2018-19

Outros Recursos

Ferramenta didática Transcribathon

Esta ferramenta colaborativa disponível online foi concebida pelo parceiro da Europeana Facts & Files e permite aos alunos transcreverem e anotarem documentos relacionados com a 1.ª Guerra Mundial, tais como diários, cartas, etc.

A ferramenta Transcribathon pode ser utilizada em diversos contextos educativos (do nível secundário ao universitário). Os professores podem escolher entre um vasto número de textos manuscritos e fontes primárias e utilizar estes documentos no contexto de qualquer disciplina à sua escolha como, por exemplo, História, aulas específicas de línguas ou programas de educação cívica, social e política . A ferramenta Transcribathon permite aos alunos trabalharem individualmente ou em grupos. Além disso, a ferramenta está disponível em várias línguas, ajudando os alunos a interagir ainda mais com o seu património ou a utilizarem-na para aprenderem uma língua.


A plataforma Historiana: uma iniciativa da European Association of History Educators (EUROCLIO) – Associação Europeia de Professores de História – disponibiliza recursos suplementares pan-europeus para o ensino secundário de coleções organizadas – enquadrados com os temas dos programas curriculares – a atividades de e-Learning e planos de aula que poderá facilmente adaptar à sua aula de História, todos concebidos por professores de História.

Algumas atividades de aprendizagem dispõem de fichas imprimíveis adequadas para salas de aula sem computadores ou acesso à Internet. Deste modo, os materiais ficam disponíveis em modo offline. Também existe um guia de formação de professores: How to use online tools to promote historical thinking?(Como utilizar as ferramentas online para promover a consciência histórica).

Este guia destina-se a ajudar os formadores de professores a desafiarem e apoiarem os seus formandos ou colegas a criar, adaptar e utilizar as atividades de e-Learning que promovam a consciência história.