Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
maio 2017

Vai Acontecer

Encontro SeguraNet 

A Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, promove o Encontro SeguraNet que irá decorrer no dia 5 de junho, na Escola Básica Integrada Vasco da Gama, em Lisboa (Parque das Nações).

Sessão Final do Projeto Teachers TryScience

Terá lugar no próximo dia 7 de junho, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a sessão final do projeto Teachers Try Science.
I WorkShop Internacional - Robótica, Educación y Ciencia
Decorrerá no dia 09 de junho de 2017, numa iniciativa do Instituto Multidisciplinar para o Desenvolvimento Educacional e Inovação (IMIDE), o I WorkShop Internacional -  Robótica, Educación y Ciencia. O evento, de inscrição gratuita, terá lugar na Universidade de Extremadura (edifício Juan Remón Camacho).
III Encontro Nacional CO-LAB

O III Encontro Nacional do projeto CO-LAB vai ter lugar no dia 12 de junho de 2017, entre as 10:30 e as 17:30, no Audutório do Departamento de Física da FCTUC (Polo I), em Coimbra.
O projeto CO-LAB visa contribuir para a disseminação da aprendizagem colaborativa em contexto de sala de aula, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem colaborativas em contextos reais, permitindo descobrir o que potencia este tipo de trabalho e quais as aprendizagens realizadas.

Seminário Multilateral eTwinning – Innovative Learning Environments
Entre os dias 22 e 24 de junho de 2017, decorrerá, em Lisboa, o Seminário Multilateral Innovative Learning Environments , organizado pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning.
Este evento contará com a presença de professores eTwinners oriundos de 14 países europeus, aos quais serão proporcionadas sessões plenárias e oficinas de formação, e onde poderão iniciar projetos colaborativos.
Encontros Regionais Apps for Good – 3.ª Edição 2016/2017

Os Encontros Regionais da 3.ª edição da iniciativa Apps for Good terão lugar nos dias 27 de junho (norte) e 4 de julho (sul).
Estes são os momentos aguardados por todos os alunos e docentes que participaram, ao longo do ano letivo 2016/2017, neste programa educativo tecnológico apoiado pela Direção-Geral da Educação; uma oportunidade para as equipas de alunos mostrarem as soluções que desenvolveram e ganharem a oportunidade de serem um dos 21 finalistas que se apresentarão no Evento Final, em setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

“Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” - evento final

No dia 30 de junho de 2017, terá lugar na Escola Secundária de Rio Tinto, no Porto, o evento final do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com o apoio dos seus parceiros, a saber, Associação Nacional de Professores de Informática, Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Setúbal e Microsoft.

Encontro TIC@Portugal – edição 2017

Irá realizar-se, no dia 7 de julho de 2017, por iniciativa da Associação EDUCOM/APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), a edição 2017 do encontro TIC@Portugal.

XVII Encontro sobre o uso das TIC na Educação

Terá lugar nos dias 11 e 12 de julho, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (onde decorrerão algumas das oficinas) o XVII Encontro sobre o uso das TIC na Educação.

II Encontro "Laboratórios de Aprendizagem"

Terá lugar a 14 de julho de 2017, na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, o II Encontro "Laboratórios de Aprendizagem". Trata-se de uma iniciativa da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, da Direção-Geral da Educação, dinamizada pela equipa de embaixadoras "Laboratórios de Aprendizagem". O  evento tem como público-alvo docentes de todos os graus e áreas de ensino, público e privado, e outros profissionais interessados na temática da educação.
Crianças (0 aos 8 anos) e Tecnologias Digitais: Que mudanças num ano? - Relatório Portugal 2016

No contexto do projeto de investigação hAPPy Kids será apresentado no próximo dia 1 de junho o Relatório “Crianças (0 aos 8 anos) e Tecnologias Digitais: Que mudanças num ano? - Relatório Portugal 2016”.
Este relatório visa apresentar os resultados de um segundo estudo do projeto hAPPy kids que teve como objetivo descobrir quais as mudanças no que respeita às práticas de utilização de tecnologias de crianças do 0 aos 8 anos e respetivas famílias durante um ano.

Projeto MILAGE promove workshop sobre Aprendizagem Móvel

O projeto MILAGE, MathematIcs bLended Augmented GamE, promove no dia 2 de junho de 2017 um workshop sobre Aprendizagem Móvel durante o qual serão apresentadas e discutidas as práticas pedagógicas e os materiais educativos, vídeos com resoluções de problemas, ebooks e a app MILAGE Aprender+, desenvolvidos no decurso do projeto. O workshop terá lugar no Anfiteatro José Silvestre, Instituto Superior Engenharia, Universidade do Algarve, Faro, Portugal.

Já Aconteceu

Concurso "Conta-nos uma História!" - vencedores da 8.ª edição

A lista das histórias vencedoras realizadas no âmbito do concurso "Conta-nos uma história!" - 8.ª edição e produzidas por alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico é divulgada no Dia Mundial da Criança. A Direção-Geral da Educação felicita todos os alunos, docentes e membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa.

Recurso SeguraNet sobre notícias falsas

O projeto SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar um novo recurso para a exploração da temática "Notícias Falsas".
IV Congresso Literacia, Media e Cidadania
Decorreu nos dias 5 e 6 de maio, o IV Congresso Literacia, Media e Cidadania, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto. O Congresso foi uma oportunidade para a reflexão e debate sobre a importância da literacia dos media como condição de cidadania.
Festival da Juventude de Vila Franca de Xira
Decorreu entre os dias 18 e 20 de maio, mais uma edição do Festival da Juventude de Vila Franca de Xira, no Pavilhão Multiusos.
A Direção-Geral da Educação marcou presença com a dinamização do stand “Ambientes Educativos Inovadores”.
7 dias 7 dicas sobre os media - Trabalhos premiados 2017
Já são conhecidos os vencedores da edição de 2017 do concurso “7 Dias, 7 Dicas com os media”. Os prémios e menções serão entregues em data e local a anunciar.
Já são conhecidas as equipas nomeadas para os Prémios Sitestar 4
O Concurso Sitestar, uma iniciativa da DECO e da Associação DNS.pt, que conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, teve em 2016/2017 a sua 4.ª edição. São agora conhecidos os trabalhos nomeados entre os quais serão apurados os vencedores. 
Conheça os trabalhos nomeados e visite a galeria de vídeos de apresentação de todos os 54 trabalhos a concurso!
O eTwinning e a Cidadania Digital no Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria – Olhão
O Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, é responsável por um conjunto de atividades visando a promoção da cidadania digital na comunidade educativa. As atividades foram protagonizadas pelos alunos de duas turmas do 8.º Ano (8.ºC e 8.ºD) envolvidos no projeto eTwinning “Digizen” da responsabilidade da professora Manuela Teixeira.
SEMINÁRIO MEDIA SMART - Imagem corporal e autoestima | Representação pessoal e media
Promovido pela APAN-Associação Portuguesa de Anunciantes em parceria com a Direção-Geral da Educação, o seminário Media Smart Imagem corporal e autoestima | Representação pessoal e media teve lugar a 25 de maio de 2017 no auditório da DGE.
O evento tem como público-alvo professores, educadores e encarregados de educação que pretendam conhecer e debater a influência dos media na imagem corporal e na autoestima das crianças e jovens.
IEUL promoveu Aula Aberta sobre Programação no Ensino Básico
Numa iniciativa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, teve lugar no dia 31 de maio uma Aula Aberta sobre Programação no Ensino Básico. Esta iniciativa decorreu no âmbito do curso de pós-graduação de Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico.

Dica TIC

Tinycards
Tinycards é uma aplicação que junta a experiência recreativa de um jogo com a aprendizagem e treino da memorização.
A aplicação recorre à metodologia de flash-cards para criar um jogo com tantos mais níveis quanto o número de cartões criados pelo utilizador.

 


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email