Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação
Novembro 2020
Facebook Twitter YouTube ERTE Contacto
Veja esta mensagem no seu navegador

Destaque


Conta-nos uma História!"- 12.ª Edição – 2020/2021 Inscrições Abertas

A iniciativa “Conta-nos uma história!”, tal como nas edições anteriores, tem como objetivo principal fomentar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo, através da criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, igualmente, contribuir para a definição de ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativas. 

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc.

Nesta 12.ª edição, podem, ainda, ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, proteção da floresta, dos mares e oceanos, dos animais, entre outros. Em todos os casos, deverão integrar diálogos, incluir um narrador e diferentes personagens. 

Saiba mais!

Partilhas à Quarta (2020 - 2021)

Com o objetivo de divulgar práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE, a iniciativa Partilhas à Quarta será retomada.

Com esta iniciativa, pretende-se criar um espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas criativas e promotoras do desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

À semelhança do ano letivo transato, realizar-se-ão seis sessões, à quarta-feira, das 21:00 às 22:00 horas, perfazendo um total de 6 horas de formação creditada de curta duração (ACD), pelo Centro de Formação do Litoral à Serra - Loulé. 

Para saber mais sobre esta iniciativa aceda ao endereço http://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta

Vai acontecer


Academia Digital para Pais

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da EDP Distribuição – Energia, S.A. em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), que dá a possibilidade aos pais/encarregados de educação, de crianças do 1.º e 2.º ciclos, de Escolas que integram o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. Com este programa, pretende-se dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual. Pretende-se, ainda, combater as assimetrias socioeconómicas existentes, na iminência de virem a ocorrer situações de contingência que obriguem à suspensão das atividades letivas, em regime presencial.

As ações de formação têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral e irão decorrer nas instalações da própria instituição de ensino, podendo participar até duas pessoas por agregado familiar.

Saiba mais!

YL & VYL Online Conference Celebrating 20 Years of APPInep

A Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) vai celebrar os 20 anos de existência da APPInep. Para assinalar a data, a APPI convida todos os seus membros  a participarem na conferência  online YL & VYL Online Conference ‘Celebrating 20 Years of APPInep’, que terá lugar nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro de 2020, na APPI Zoom Platform.  

Estão previstos alguns webinars, seguidos de um breve momento para perguntas, bem como workshops. 

Os membros da APPI, docentes de inglês do pré-escolar ou do 1.º ciclo do ensino básico (grupos de recrutamento 120 e 220), interessados em conhecer as tendências e as novas formas de abordagem da língua inglesa na sala de aula, podem inscrever-se e participar, de forma grátis, sendo as inscrições aceites por ordem de chegada. 
 
Esta conferência é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - um total de 12 horas - Grupos de Recrutamento 120 e 220. 

Para mais informações e   inscrições aceda a https://www.appi.pt/post/yl-vyl-online-conference

Guia de Dependências Online - sessões informativas

Numa iniciativa do Centro Internet Segura, através do Instituto do Desporto e da Juventude e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, vão realizar-se duas sessões informativas online sobre o «Guia: Dependências Online – orientações para a gestão saudável dos comportamentos online», e que contam com a participação da sua autora, Ivone Patrão.

Estas sessões terão lugar hoje, dia 4 de dezembro (das 10h às 11h30) e 9 de dezembro (das 18h às 19h30), dando assim possibilidade de escolha para participar numa delas.

 Esta iniciativa dirige-se a:

- Profissionais de saúde;
- Técnicos que fazem acompanhamento a jovens;
- Técnicos de Juventude;
- Estabelecimentos de ensino, nomeadamente professores;
- Associações, IPSS e outras que trabalhem nestas áreas;
- Animadores e líderes juvenis;
- Todos os possíveis interessados em saber mais sobre a temática.

Inscrições através do formulário.

Junte a sua escola à iniciativa Reflecting 4 Change

A equipa de inovação em educação do NUCLIO encontra-se a recrutar escolas para integrarem a iniciativa Reflecting for Change. Esta iniciativa agregará cerca de 300 escolas de Portugal, Grécia e Itália e visa trazer uma visão estratégica para a inovação escolar, no âmbito da maturidade digital e da abertura à comunidade. 

O projeto Reflecting for Change - R4C resulta de uma cooperação internacional que promove o uso de ferramentas de autoreflexão e uma visão estratégica de desenvolvimento, que apoiam a inovação e a mudança sistémica nas escolas. Tendo como base ferramentas já validadas, como a SELFIE, proporciona às escolas uma visão sustentada em evidências e boas práticas.

Saiba mais!

8.ª edição do Sitestar.pt

A DECO e o .PT promovem a 8.ª edição do Sitestar.pt, uma iniciativa nacional que desafia a comunidade educativa à criação de espaços digitais criativos e inovadores com conteúdos em português e com domínio.pt, durante o ano letivo de 2020/2021.

Com o desafio Sitestar.pt, os jovens têm a oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento da Internet e, enquanto autores e criadores, a respeitar a propriedade intelectual, cumprindo as regras de segurança e privacidade no mundo digital.  

Todos os jovens que queiram participar, poderão fazê-lo, quer se encontrem em contexto escolar ou de educação informal, de acordo com os escalões:

  • Escalão 1 • Alunos com idades entre os 13 e os 15 anos a frequentar o 8º ou o 9º ano letivos.
  • Escalão 2 • Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem.

Em ambos os escalões serão aceites equipas de jovens que se encontrem envolvidos em organizações que desenvolvem atividades de cidadania em contexto de educação informal.

Saiba mais!

Já aconteceu


Professores em teletrabalho: perceções e sugestões de adaptação em tempos de pandemia

Realizou-se, no dia 2 de dezembro, das 17h30m às 19h, o webinar “Professores em teletrabalho: perceções e sugestões de adaptação em tempos de pandemia”, para divulgação pública dos resultados do projeto de investigação com o mesmo título.

Neste webinar, falou-se  sobre adaptação ao teletrabalho em tempos de pandemia, designadamente, as oportunidades e os riscos associados e foram  partilhadas algumas sugestões sobre os processos de adaptação ao teletrabalho.

“Abraçar o Futuro” é o mote para a C-DAYS 2020

Entre os dias 23 e 27 de novembro decorreu a conferência anual C-DAYS, com emissão garantida a partir das instalações da Casa das Histórias Paula Rego, no concelho de Cascais. À semelhança dos anos anteriores, a 6ª edição pretendeu criar momentos de discussão e partilha de conhecimento que vão ao encontro do lema “Abraçar o  futuro”, no âmbito dos desafios colocados à Cibersegurança.
 
Pretendeu-se a promoção de vários temas que decorrem do facto de a Cibersegurança ser um assunto transversal na sociedade de hoje. Assim, ao longo de cinco manhãs, contamos com a presença de dirigentes, empresários, jornalistas e especialistas das mais diversas áreas, que partilharam o seu conhecimento, num debate de ideias sobre o mundo em mudança, e no âmbito de cinco grandes temas: Sociedade, Riscos e Conflitos, Inovação e Tecnologias Futuras e Economia.

Saiba mais!

Safer Internet Forum (SIF)

O Safer Internet Forum (SIF) é uma conferência anual europeia, organizada pela European Schoolnet, em nome da Comissão Europeia, no quadro da estratégia da Better Internet for Kids onde políticos, investigadores, técnicos, jovens, pais, professores, ONGs, representantes da indústria e outros atores relevantes se reúnem para discutir as últimas tendências, riscos e soluções relacionadas com a segurança online dos mais jovens. A edição deste ano decorreu online, sob o tema: Digital (dis)advantage: creating an inclusive world for children and young people online.


Saiba mais!

Plataforma MILAGE APRENDER+ da Universidade do Algarve entrega prémio 1.º Classificado Matemática de PORTUGAL

O prémio 1.º Classificado Matemática de Portugal MILAGE APRENDER+ 2019/20 foi entregue ao aluno Paulo Taveira.

O vencedor do prémio é aluno da professora Lara Almeida na Escola Secundária de Vila Verde, local onde decorreu a cerimónia de entrega, no passado dia 6 de novembro.

Paulo Taveira, aluno do 10º ano, alcançou o primeiro lugar com 23 546 pontos e terminou o ano letivo com 20 valores a Matemática A. O aluno foi premiado com um iPad.

A app MILAGE APRENDER+ contribuiu para que aluno Paulo Taveira pudesse alcançar a excelência, através dos conteúdos disponibilizados e do trabalho colaborativo que potenciou entre os alunos da turma. O aluno agradeceu aos colegas por terem resolvido fichas para ele avaliar e por terem avaliado as fichas que ele fez. Este trabalho colaborativo permitiu-lhe atingir o maior número de pontos possível. O aluno conseguiu trabalhar para a excelência e incentivar os colegas a realizarem exercícios, contribuindo desta forma para o sucesso de todos.

Saiba mais!

Dica TIC


Pencil2D Animation

O Pencil2D Animation é uma aplicação desktop para Windows, Mac e Linux, que permite criar animações em vídeo recorrendo ao desenho 2D através de uma caneta (PEN).
A aplicação recorre a uma timeline com 4 camadas dedicadas a imagens bitmap, imagens vetoriais, som e vídeo.

O Pencil2D é gratuito, experimente.

Saiba mais!

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar

WebSite da ERTE

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto