Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação

Destaque


A Inteligência Artificial Vai Transformar a Escola? - MOOC - Massive Open Online Course

No dia 20 de outubro de 2020, teve início o curso de formação online "A Inteligência Artificial Vai Transformar a Escola?", em formato MOOC (Massive Open Online Course), promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE).   

Através desta oferta formativa, a DGE, para além de contribuir para a divulgação daquele que é o mundo fascinante da Inteligência Artificial (IA), pretende, ainda, incentivar ao debate acerca dos desafios e das oportunidades que a IA nos pode proporcionar e incentivar à reflexão, para compreendermos em que medida a IA poderá melhorar os processos educativos. Além disso, o curso contempla também a apresentação de diversos exemplos para a integração desta temática no “coração” da escola: a sala de aula.     

Ao abordar uma temática tão inovadora como é o uso da Inteligência Artificial na Educação, este MOOC levar-nos-á, decerto, a refletir, a apontar caminhos e a tomar consciência de que a IA estará, cada vez mais, presente na nossa vida.  

Este curso  é orientado para educadores e professores, de todos os níveis de ensino, dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados nesta temática. Embora não seja acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.    

Inscrições e acesso ao curso a partir de 12 de outubro de 2020, na plataforma NAU, através do link:  https://lms.nau.edu.pt/

Consulte o cronograma do curso, aqui.

Aceda ao vídeo de apresentação deste MOOC através do link: http://bit.ly/MOOC-IA

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2020/21

Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia dirigida a todas as escolas que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.

Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio que procura promover um ambiente seguro e enriquecedor, bem como o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a cibersegurança. 

Neste ano letivo de 2020/21, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label) irá continuar a sua ação em prol da melhoria da segurança digital nas escolas.     

De notar que os agrupamentos de escolas / escolas não agrupadas que tenham o Selo de Segurança Digital atribuído e ativo podem vê-lo renovado ou ser contemplados com um novo selo, se forem cumpridos todos requisitos. Para tal, basta proceder ao envio de recursos e incidentes, diretamente na plataforma.

Os agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas que não tenham selo, ou cujo prazo de validade do selo já se encontra expirado, poderão realizar nova submissão/candidatura, revendo os pontos de segurança (nas áreas: práticas, políticas e infraestruturas). Consulte o Manual de Participação.
 

O Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência." e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".
 

Relembramos que existe uma equipa de apoio a todo o processo de participação neste projeto (esafetylabel@dge.mec.pt).
 

Para mais informações aceda a:
https://www.seguranet.pt/pt/selo-de-seguranca-digital
https://www.esafetylabel.eu/

Vai acontecer


Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins 6ª Edição – 2020/2021 Inscrições Abertas

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição da iniciativa Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins.   

Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, pretende-se, entre outros, envolver os alunos em situações que contribuam para a formação de cidadãos confiantes e aptos a lidar com os desafios do digital, de forma segura e responsável.  

Ao longo do ano letivo, as equipas de alunos, acompanhadas por um professor, e com o apoio do SeguraNet, desenvolvem diversas ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital. 

A  participação dos alunos em iniciativas desta natureza contribuirá, decerto, para prevenir a adoção de alguns comportamentos, identificados como negativos, por parte dos utilizadores das tecnologias e da Internet e que, de acordo com estudos realizados, têm vindo a registar um aumento significativo. 

Para conhecer melhor a iniciativa Líderes Digitais que, na edição anterior contou com a participação de cerca de 4400 alunos, de várias escolas de todo o país, alcançando cerca de 28.300 pessoas das diversas comunidades educativas, consulte o site e o documento orientador.

Para participar com os seus alunos, o professor responsável pela (s) equipa(s) deve proceder à inscrição, até ao dia 23 de novembro de 2020, através do respetivo formulário: 

  • Líderes Digitais Benjamins do 1.º ao 4.º ano de escolaridade 

               https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/144685?lang=pt

  • Líderes Digitais do 5.º ao 12.º ano de escolaridade e ensino profissional

               https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/222564?lang=pt

Prémio UNESCO King Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o uso das TIC na Educação

Até ao próximo dia 18 de dezembro, estão abertas as inscrições para a submissão de candidaturas relativas à edição 2020 do prémio UNESCO King Hamad Bin Isa Al-Khalifa, no âmbito do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Nesta edição, o tema proposto é ” The use of Artificial Intelligence to enhance the continuity of learning” (A Inteligência Artificial para promover a aprendizagem contínua).
 
O prémio UNESCO King Hamad Bin Isa Al-Khalifa pretende reconhecer abordagens inovadoras que recorrem às novas tecnologias, alargando as oportunidades educacionais, ao longo da vida, para todos, e indo ao encontro do definido na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável para 2030, bem como dos seus 4 Objetivos para a Educação.

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Já aconteceu


Webinar – As contas nacionais e as estatísticas do BPstat

As contas nacionais são a fonte de uma multiplicidade de indicadores económicos, de entre dos quais o mais conhecido é, provavelmente, o Produto Interno Bruto (PIB). Mas o poder analítico não se esgota aqui: a evolução de algumas das suas componentes como as relativas à produção económica, às importações e exportações, ao consumo público e privado ou aos investimentos, bem como os elementos relativos à distribuição do rendimento e à poupança, permitem analisar os principais motores da atividade económica e, por conseguinte, servir de base para a conceção e o acompanhamento de determinadas políticas. As contas nacionais permitem também descrever e quantificar as inúmeras interações que existem entre os diversos setores da economia – as chamadas contas setoriais.

Neste Webinar, intitulado As contas nacionais e as estatísticas do BPstat, o Banco de Portugal descomplicou a contabilidade nacional, disponibilizou ferramentas que poderão enriquecer as  aulas dos docentes e apresentou o BPstat, o portal de estatísticas que permite aceder a conteúdos atuais, interativos e pedagógicos sobre a economia portuguesa e da área do euro.

IV Conferência de Aprendizagem Móvel na Educação e 2ª edição da entrega dos prémios Milage

Realizou-se, nos dias 25 de setembro e 2 de outubro de 2020, a IV Conferência de Aprendizagem Móvel na Educação e 2.ª edição da entrega dos prémios Milage. O evento decorreu totalmente online e teve uma adesão significativa por parte de professores de vários ciclos de ensino e de diferentes grupos de recrutamento.

Durante a conferência, os oradores abordaram temáticas atuais e diversificadas, como o ensino presencial e a distância, a inovação na educação em rede, a gamificação, o blended learning e estratégias para usar os dispositivos móveis, bem como a promoção da avaliação formativa digital, que despertaram bastante interesse junto dos participantes. Além disso, foram também apresentados os projetos MUDA NA ESCOLA e Media Veritas.

Os professores e alunos, candidatos aos prémios Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER + e Aluno Autor MILAGE APRENDER +, apresentaram trabalhos criativos e com elevada qualidade científica e pedagógica, que contribuem para enriquecer os recursos da plataforma Milage. Após a apreciação dos trabalhos, o júri deliberou e elegeu os vencedores das diferentes categorias.

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Selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência' certifica 52 escolas

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying, 20 de outubro, são conhecidos os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas galardoados com o selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência'. São 52 os AE/ENA certificados por terem promovido e implementado, no ano letivo 2019/2020, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.
Lista de Escolas galardoadas com o selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência'  

Os 117 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que responderam ao inquérito realizado identificaram 1.694 alunos como Embaixadores 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência', ou seja, além de pertenceram às equipas criadas pelas escolas no âmbito da prevenção e combate a estes fenómenos, assumiram um papel de destaque.

Foram ainda realizadas 450 ações de sensibilização, comemoração, informação, formação ou partilha de práticas promovidas no âmbito do plano. Já 106 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas desenvolveram ações de prevenção e combate ao Bullying e Ciberbullying no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento.

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Candidaturas à iniciativa da EUN: Europeana Education User Group

European Schoolnet procura 72 professores, oriundos de 9 países (mais 8, provenientes das Escolas Europeias), para integrar a Europeana Education User Group (novembro 2020 - agosto 2021).  Poderão ser professores do ensino básico ou do secundário, de diversas áreas disciplinares.  

A  European Schoolnet  pretende, ainda, contar com a colaboração de 8 professores do ensino básico ou do secundário, com conhecimento e experiência de trabalho anterior em algumas temáticas como inclusão, diversidade, deficiência, educação especial, entre outros. 

Os professores que venham a integrar a  Europeana Education User Group deverão contribuir para o desenvolvimento do projeto, concretizando uma das seguintes ações: 

  • criar um novo cenário de aprendizagem - Learning Scenario - a partir do tema proposto e recorrendo aos conteúdos da Europeana;  
  • escrever uma História de Implementação - Story of Implementation- acerca da produção do seu cenário de aprendizagem, ou do de outros colegas, e publicar um post no blogue Teaching with Europeana
  • comentar as histórias de implementação e cenários de aprendizagem de outros colegas, com base na sua própria experiência. 

Os professores interessados em fazer parte deste grupo, que constitui uma oportunidade de trabalho colaborativo com professores de vários países, deverão ter conhecimentos de inglês (compreensão oral, escrita e leitura), bem como motivação e interesse para criar conteúdos de índole cultural. 

No final de cada ano do projeto, os 20 professores mais ativos da Europeana Education User Groupe  serão convidados a participar no workshop da Europeana DSI-4 Teacher,  a decorrer no Future Classroom Lab 

Serão asseguradas todas as despesas relacionadas com voos, hotel e refeições.* 

Informações em: https://teachwitheuropeana.eun.org/tag/call-for-teachers/ 


*Devido à situação causada pela Covid-19, os workshops presenciais poderão ser substituídos por outra atividade.

As implicações das redes sociais na vida de crianças e jovens - Webinar

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, promoveu, no dia 13 de outubro, o webinar “As implicações das redes sociais na vida de crianças e jovens”, que contou com a participação de Luís Antunes (Professor Catedrático do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), de Ivone Patrão (Psicóloga Clínica e da Saúde) e com moderação de Iolanda Ferreira, Antena 1/RTP. 

A realização deste webinar assume particular importância num contexto em que as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida de crianças e jovens. Para tal, importa dar especial atenção ao impacto das redes sociais e dos seus algoritmos e à dependência dos meios digitais. 

Para rever o webinar, basta aceder ao Youtube SeguraNet através do linkhttps://www.youtube.com/channel/UC6pgyFiM41Y14N5H71mItiA    

ou seguir aceder sessão às páginas Facebook ERTE/DGE, SeguraNet e Selo de Segurança Digital: 

Mais informações em https://www.seguranet.pt e em https://webinars.dge.mec.pt/

Olimpíadas Internacionais de Informática 2020 - Aluno português conquista a nona medalha de bronze para Portugal
 
Pedro Dias, aluno do 12.º ano, no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lancastre – Lisboa, conquistou a medalha de bronze na 32.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IOI).  

Nesta edição, que contou com a participação de 343 alunos do ensino secundário, provenientes de 87 países ou regiões, Portugal esteve representado através de uma delegação constituída por alunos de várias escolas do país (AE D. Filipa de Lencastre - Lisboa, AE Tomás Cabreira-Faro, AE de Castro Verde e Colégio Internato dos Carvalhos – V.N. de Gaia). A seleção destes alunos esteve a cargo da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e teve em conta a sua prestação durante as Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela referida associação. 

Durante as IOI 2020, que este ano decorreram online, entre 13 e 19 de setembro, os participantes estiveram envolvidos em várias competições que colocaram à prova os seus conhecimentos informáticos e algorítmicos.

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Webinar "Dos links às ligações. A construção de parcerias educativas com as famílias"
 
A Direção-Geral de Educação e o Serviço Nacional de Apoio do eTwinning levaram a cabo um webinar, no dia 9 de outubro, um webinar destinado a professores de todos os níveis de ensino, relacionado com a importância do estabelecimento de parcerias com as famílias onde o eTwinning poderá, também, ter um papel de relevo.

Este webinar foi dinamizado por Joana Chélinho que integra a área científica de Prática Pedagógica de Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Coimbra, como docente e supervisora pedagógica da formação de educadores e professores nos cursos de Licenciatura e Mestrados de Educação.

O webinar está acessível a partir dos links:
Facebook eTwinning
YouTube eTwinning

Webinar "O digital numa pedagogia ativa e autonomizadora"

No dia 8 de outubro, realizou-se o webinar "O digital numa pedagogia ativa e automizadora", promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no âmbito do Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM). A Direção-Geral da Educação faz parte integrante do GILM que tem como principal objetivo promover a Literacia para os Media.

Mais informações sobre programa em: https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1590-webinar-digital-pedagogia-ativa

Conferência sobre aprendizagem móvel com a app MILAGE

No passado dia 25 de setembro, decorreu a “IV Conferência de aprendizagem móvel no Projeto MILAGE”, que contou com várias centenas de participantes de todo o país, quer do Ensino Básico e Secundário, quer do Ensino Superior.

Na sessão de abertura estiveram presentes, entre outros, o Vice-Reitor da Universidade do Algarve, Saúl de Jesus, e o Diretor-Geral de Educação (DGE), José Vitor Pedroso, que apresentou a comunicação “Ensino presencial e a distância”.

Foram ainda apresentadas várias comunicações, nomeadamente por Paulo Dias, ex-Reitor da Universidade Aberta, sobre “Cultura de inovação para a educação em rede”.

O “blended learning”, a motivação e aprendizagem foram outros temas abordados, tendo a comunicação final, intitulada “Repensar a Educação”, sido da responsabilidade de Mauro Figueiredo, docente da UAlg e investigador responsável pelo projeto MILAGE.

No dia 2 de outubro será realizada a “2.ª edição dos Prémios MILAGE Aprender +” que contará com a presença do Reitor da UAlg, Paulo Águas.

Webinar “Cibersegurança nas transações financeiras”

Cibersegurança nas transações financeiras é o título do webinar, que decorreu no dia 7 de outubro, e que resultou de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Integrado na Semana do Investidor, este evento destinou-se a professores e abordou temas como A Prevenção da Fraude na Negociação Através de Canais Digitais, Plataformas de Negociação Online e Vieses Comportamentais. Foram também apresentados projetos desenvolvidos no âmbito da colaboração entre o Ministério da Educação e o Plano Nacional da Formação Financeira da CMVM.

A realização deste webinar assume particular importância num contexto em que os serviços de investimento financeiro fazem cada vez mais uso de canais e ferramentas digitais. Para tal, importa dar especial atenção às questões relacionadas com a cibersegurança e apostar na segurança de dados e transações, bem como na prevenção das fraudes digitais.

Este webinar contou com a participação de Rui Pinto, Maria João Teixeira, Tiago dos Santos Matias e Victor Mendes da CMVM.

Saiba mais sobre o Plano Nacional da Formação Financeira: https://youtu.be/d5V132DZCZY

Programa e mais informações em: https://www.smiportugal2020.pt/dia2/ciberseguranca/

Apps for Good Portugal recebe prémio internacional da UNESCO
  • Prémio Hamdan reconhece abordagem inovadora para melhorar o desempenho e eficácia dos professores para uma educação de qualidade para todos;
  • Programa educativo Apps for Good pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolverem problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo.

O Apps for Good Portugal, programa educativo tecnológico em que jovens do 2.º ciclo ao secundário criam aplicações para resolver problemas da nossa sociedade, acaba de receber, pela primeira vez, o Prémio UNESCO - Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores.
A UNESCO reconhece assim internacionalmente a abordagem inovadora do Apps for Good na melhoria do desempenho e a eficácia dos professores para uma educação de qualidade.

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Dica TIC


eBook – Guia para uma Internet Segura

No âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança, o Centro Internet Segura, em parceria com a Revista Fórum Estudante, lança o eBook – Guia para uma Internet Segura que visa facultar algumas dicas e alertar para manter uma relação saudável e produtiva com as tecnologias. Este recurso é dirigido aos jovens e a todo e qualquer cidadão. Contém informações úteis sobre várias temáticas: Como foi crescer com a tecnologia, Dicas para uma Internet Segura, Que ameaças existem online?, Passas demasiado tempo online? e Encontra ajuda com a Linha Internet Segura. 

Recorde-se que o Centro Internet Segura (CIS) tem como missão a promoção do uso seguro, responsável e saudável da Internet e, nesse sentido, oferece, a nível nacional, 3 serviços que se desdobram em dois centros de sensibilização: um operacionalizado pelo CIS e destinado a toda a população, e um segundo da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, destinado à comunidade escolar, o SeguraNet. Disponibiliza, ainda, um serviço de apoio e esclarecimento gratuito, a Linha Internet Segura, bem como um canal de denúncia de conteúdos ilegais onlinehttps://www.internetsegura.pt/lis/denunciar-conteudo-ilegal

Consulte o eBook Guia para uma Internet Segura

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