Está aqui

Selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência' certifica 52 escolas

Selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência'

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Combate ao Bullying, 20 de outubro, são conhecidos os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas galardoados com o selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência'. São 52 os AE/ENA certificados por terem promovido e implementado, no ano letivo 2019/2020, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.
Lista de Escolas galardoadas com o selo 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência'  

Os 117 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que responderam ao inquérito realizado identificaram 1.694 alunos como Embaixadores 'Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência', ou seja, além de pertenceram às equipas criadas pelas escolas no âmbito da prevenção e combate a estes fenómenos, assumiram um papel de destaque.

Foram ainda realizadas 450 ações de sensibilização, comemoração, informação, formação ou partilha de práticas promovidas no âmbito do plano. Já 106 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas desenvolveram ações de prevenção e combate ao Bullying e Ciberbullying no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento.

No âmbito da formação, decorreram 153 ações de formação destinadas a docentes, não docentes e encarregados de educação, desenvolvidas nas escolas que responderam ao inquérito realizado.

No presente ano letivo serão realizadas ações de formação dirigidas aos vários agentes da comunidade educativa (pessoal docente, pessoal não docente e vigilantes) e, realizar-se-á, também, uma formação de Liderança Intermédia destinada a educadores de infância e professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial que exerçam, preferencialmente, funções de coordenação/supervisão (por exemplo, diretores de turma), bem como um curso de formação, para docentes, sobre relações interpessoais e dinâmicas de grupo na escola.

O Grupo de Trabalho “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, criado no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying, irá continuar a contar com a participação das Escolas e de toda a comunidade educativa na luta contra este fenómeno.

Para mais informações, pode consultar-se o site https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/.