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O impacto dos Cursos TIC das Universidades Sénior na inclusão digital da terceira idade
O aumento da população idosa é uma realidade da atual sociedade, tornando-se necessário refletir acerca das políticas sociais, para que os idosos deixem de ser um grupo de cidadãos infoexcluídos.
A inclusão dos idosos na Sociedade da Informação e do Conhecimento revela-se importante para um envelhecimento ativo, pois a falta de acesso ou de compreensão tecnológica interfere de forma significativa na integração e na participação nos processos individuais e grupais.
Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, existem cursos TIC ministrados em Universidades direcionadas à faixa etária dos seniores, as chamadas Universidades da Terceira Idade. Este estudo de natureza qualitativa pretendeu estudar o impacto dos cursos TIC das Universidades Sénior, na inclusão digital da terceira idade. Para tal, foram aplicados dois questionários online aos formadores e aos formandos de dez Universidades Sénior do distrito de Setúbal.
Através da análise de conteúdo das respostas aos questionários tornou-se evidente que os seniores procuram os cursos TIC essencialmente pela necessidade de aquisição e atualização de conhecimentos de informática, que consideram imprescindíveis no seu quotidiano. Os resultados comprovam a satisfação geral da totalidade dos inquiridos que são unânimes quanto ao contributo da formação em TIC na melhoria da sua qualidade de vida, principalmente no que diz respeito ao aspeto da comunicação. Concluiu-se, assim como Kachar (2000), que o idoso acredita que a tecnologia do computador pode ser um passaporte para a modernidade, para a sua inserção nos movimentos atuais, acompanhando as novas gerações e estabelecendo um espaço de comunicação e aproximação.