O projeto iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom – Tecnologias Inovadoras para uma Sala de Aula Aliciante) é um projeto pan-europeu a 4 anos, focalizado na conceção da escola do futuro.
Com um financiamento de 9.450.000€ por parte da União Europeia (Programa Quadro 7), o envolvimento de 15 Ministérios da Educação e pilotagens em escolas de 18 países, abarcando mais de 3000 turmas, o iTEC é o projeto maior e mais estratégico alguma vez levado a cabo pela European Schoolnet e pelos Ministérios da Educação que a apoiam.
iTEC: Conceber a escola do futuro
As iniciativas anteriores relativas à conceção da escola do futuro têm estado muitas vezes afastadas da realidade da prática quotidiana da sala de aula e não têm conseguido envolver suficientemente professores e alunos. Assegurar uma utilização em larga escala de cenários de salas de aula do futuro, que foram elaborados anteriormente, também tem sido, frequentemente, um verdadeiro problema, pois não se levou em conta que o processo de reforma do ensino nas escolas não consegue acompanhar a rapidez dos desenvolvimentos tecnológicos.
O iTEC propõe-se:
- Atuar como um laboratório de ideias que reúna decisores políticos, investigadores, empresas ligadas à informática e professores inovadores que, em conjunto, desenvolvam cenários ambiciosos para a escola do futuro que possam influenciar reformas educativas, quer a nível nacional quer europeu.
- Testar e validar estes cenários na maior pilotagem em escolas, a nível europeu, jamais posta em marcha.
- Envolver um grupo de decisores de alto nível (incluindo assessores para as TIC dos diferentes Ministérios) na produção de um conjunto de recomendações dirigido aos decisores europeus, e no apoio à adoção, em larga escala, de cenários iTEC.
Quem está envolvido?
Os parceiros iTEC incluem 27 organizações de 18 países, entre os quais 15 Ministérios de Educação, empresas de topo da área da informática, pequenas e médias empresas inovadoras, investigadores que fazem pesquisa sobre a aprendizagem com recurso às tecnologias, formadores de professores e especialistas em validação de pilotagens e em avaliação pedagógica. O projeto é coordenado pela European Schoolnet, uma rede única de 15 Ministérios da Educação europeus.
Como funciona?
O iTEC produz cenários pedagógicos que sejam significativos para a escola do futuro, deles derivando atividades de aprendizagem e novas abordagens à avaliação que motivem professores, alunos e parceiros fora da escola. Em cinco ciclos de pilotagem, o iTEC testa e avalia rigorosamente estes cenários em escolas de diferentes países. Um dos objetivos principais é investigar quais as capacidades e competências de que os professores necessitam na escola futuro e apetrechá-los com conhecimentos que lhes possibilitem implementar esses cenários.
Que tecnologias estão a ser utilizadas?
O iTEC surge numa altura em que professores e alunos já têm acesso a uma panóplia de ferramentas e serviços TIC em rápida expansão. A abordagem às tecnologias no âmbito do iTEC visa tornar as componentes técnicas requeridas pelos cenários (pessoas, ferramentas, serviços, eventos e conteúdo) interoperáveis e localizáveis, para que os professores possam, mais facilmente, selecionar e combinar as componentes relevantes que melhor se adaptam ao cenário da sala de aula do futuro da sua escolha.
Qual será o impacto?
O iTEC tem como objetivo desenvolver visões e cenários da escola do futuro que façam mais sentido, pondo, para tal, em prática um processo de conceção centrado no utilizador e uma metodologia rigorosa de testagem. Todas as atividades de aprendizagem e propostas de conceção para a escola do futuro serão desenvolvidas em conjunto com professores e serão validadas e pilotadas em larga escala, com vista a determinar se têm potencial para serem adotadas por um número alargado de escolas do espaço europeu. O envolvimento direto de 15 Ministérios da Educação no desenvolvimento de cenários, nas pilotagens em escolas e em atividades de divulgação assegurará, também, que os resultados do iTEC poderão vir a ser adotados pelos decisores políticos em diferentes países e em escolas que tenham alcançado diferentes patamares de implementação e utilização das TIC.
São objetivos principais do projeto:
- Desenvolver cenários motivadores de ensino e de aprendizagem para a sala de aula do futuro.
- Validar estes cenários em novas pilotagens de larga escala.
- Alargar estas pilotagens a mais salas de aula (sustentabilidade).
Em Portugal, é a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), uma equipa multidisciplinar da Direção-Geral da Educação, que tem a seu cargo a coordenação pedagógica e técnica do projeto iTEC. No cumprimento dos objetivos do projeto, colaboram com a ERTE os nove Centros de Competência TIC bem como a Promethean, um dos parceiros da área tecnológica.
Os esquemas da figura ilustram a dinâmica projetada para o desenvolvimento do projeto.
O projeto desenvolve-se em ciclos consecutivos de pré-pilotagens e de pilotagens de conceção, implementação e avaliação de Cenários, Histórias e Atividades de Aprendizagem, em diversas escolas portuguesas, de acordo com o calendário apresentado na tabela.