Mapear (Utilização de Tecnologias para Enriquecer os Processos de Ensino e Aprendizagem)
Com a ajuda do professor, os grupos analisam e organizam as informações que recolheram, utilizando tecnologias de mapeamento concetual. Colaboram na construção de mapas de conceitos/ideias, mobilizando aprendizagens, expectativas e recursos do grupo. Identificam as relações entre as informações que recolheram. Com base nesse mapeamento, os grupos aperfeiçoam a sua conceção, em particular os desafios colocados na realização do projeto, a exposição dos resultados e o público-alvo a quem se destina. Os grupos devem registar as suas reflexões mais importantes. Questões que não têm resposta imediata, fechada, podem confundir os alunos, mas, com a ajuda do professor, o mais provável é que eles venham a encontrar soluções interessantes. Aproximadamente 2 aulas.
Adenda:
Os grupos devem usar ferramentas de mind mapping, como por exemplo o FreeMind ou a aplicação Mindomo para construírem e mostrarem os mapas mentais que vão construindo. O sítio mindmapping.com compila muita informação, teórica e prática, sobre mapas concetuais ou de ideias, é uma boa fonte de informação para professores e alunos.
Pode esperar…
• atividades práticas (“hands-on”) e uma organização gráfica da informação recolhida,
• construção progressiva de um campo de tópicos articulados,
• utilização de novas ferramentas e recursos digitais.
Os alunos podem aprender a…
• trabalhar de forma colaborativa e a diferenciar a qualidade das tarefas realizadas,
• aprofundar a compreensão dos problemas encontrados na conceção,
• desenvolver habilidades de associação, sequenciação, hierarquização e inter-relação através da representação visual do mapa de conceitos,
• apropriarem-se coletivamente do projeto e, por aproximações sucessivas, construírem um roteiro para as fases subsequentes.
1. Preparar / Ouvir
● Ouça com atenção os comentários dos alunos e adapte as atividades às suas necessidades e interesses.
● Explore ferramentas digitais de construção de mapas concetuais/ideias; assegure-se de que os alunos têm facilidade em adicionar os seus ficheiros multimédia nas ferramentas escolhidas.
● Configure o espaço e prepare tecnologias digitais para que os alunos possam construir e mostrar os seus mapas concetuais/ideias.
2. Inspirar
● Dialogue com os alunos sobre a informação que recolheram: pergunte-lhes, por exemplo, pela tipologia e relevância que tem para o projeto.
● Para facilitar a consulta, peça aos alunos para colocarem todas as informações e dados num único local de partilha.
3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
● Os alunos sumarizam as informações, frases curtas ou figuras em suportes analógicos ou digitais. Deve orientar os alunos para a melhor forma de apresentarem as suas ideias.
● Apoie os grupos na apresentação e justificação das relações entre as informações através da categorização tipológica da informação, colocando notas hierárquicas, ou sugerindo certos arranjos espaciais.
● Visualize e discuta com os alunos estas relações. Faça perguntas abertas de modo a questionar os seus pressupostos, como por exemplo, (a) quais são as semelhanças e diferenças entre os exemplos que encontraram? (b) Quais os desafios adicionais que conseguem identificar? (c) O que gostariam de adotar ou experimentar? (d) O que tornaria o projeto mais original? (e) Que possibilidades há de aperfeiçoamento? (f) Como é que as investigações que vão fazer se relacionam com o projeto?
● Os grupos atualizam os seus projetos iniciais, dando particular atenção aos desafios que se colocam na conceção e na relação com o público-alvo.
● Os alunos registam as suas reflexões, incluindo esboços de ideias que vão tendo para o prosseguimento do projeto. O professor dá feedback e faz comentários aos trabalhos de cada grupo.
4. Avaliar
• Reveja o trabalho de cada grupo, garanta que todos os alunos participaram ativamente. Em seguida, comente a qualidade dos seus trabalhos.
• Pode também pedir aos alunos para avaliarem o contributo dos seus colegas de grupo, e a cada grupo para avaliar os outros grupos. Utilize estas informações para formar a sua própria perspetiva avaliativa.
• Faça uma grelha de avaliação para diferenciar os mapas de conceitos, destacando, por exemplo, de acordo com o tipo de projetos em causa, o grau de clareza, profundidade e estruturação dos mapas.