Clubes de Programação e Robótica - Concurso 2019/20
O Ministério da Educação (ME), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção‐Geral da Educação (DGE), promove o Concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR) relativo ao ano letivo 2019/2020.
De acordo com o documento O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Dec. Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que enquadra a Autonomia e a Flexibilidade Curricular, a escola deve promover um ambiente que potencie a aprendizagem e o desenvolvimento de competências. Deste modo, no âmbito do Concurso CPR, pretende‐se promover um leque alargado de competências transversais, sendo estas fundamentais no desenvolvimento das áreas das Ciências, da Tecnologia, da Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM).
O potencial educativo das metodologias utilizadas pelos CPR no processo de ensino e de aprendizagem, em articulação com as áreas curriculares, tem sido reconhecido por todos os atores envolvidos neste processo.
A interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a metodologia de trabalho de projeto, a aplicação do conhecimento em novas situações que se aproximem dos problemas reais, permitem que os alunos adquiram literacias múltiplas, necessárias aos desafios colocados à educação no quadro da sociedade atual, de elevada importância para o futuro das pessoas e do país.
A participação no concurso CPR implica que, numa primeira fase, os Estabelecimentos de Ensino Público e Privado de Portugal Continental apresentem o Projeto e Plano Anual de Atividades do respetivo CPR. Numa fase posterior, os CPR participarão num evento regional, através de uma exposição e de uma apresentação pública. Os melhores CPR estarão presentes no evento nacional, que decorrerá nos mesmos termos dos eventos regionais.
Este concurso, para além de apoiar as atividades dos projetos, pretende ser promotor de uma comunidade de CPR, demonstrando, através da disseminação e partilha de práticas de referência, as dinâmicas que desenvolvem nas suas comunidades educativas.
Este concurso destina‐se a todos os Agrupamentos de Escola/Escolas não agrupadas do Ensino Público e Privado de Portugal Continental, com CPR em funcionamento, no presente ano letivo.
As candidaturas devem ser submetidas em formulário próprio, até às 24.00h do dia 31 de março de 2020. Antes de submeter o Projeto e o Plano Anual de Atividades deve ler atentamente o Regulamento, garantindo que os mesmos correspondem aos critérios nele expressos.
- Regulamento do concurso CPR 2019/2020
- Lista de Agrupamento de Escolas/ Escolas não Agrupadas inscritas na base de dados Nacional dos CPR 2019/2020
- Estabelecimentos de ensino apoiados 2019/2020