Está aqui

Clubes de Programação e Robótica - Concurso 2020/21

Clubes de Programação e Robótica - Concurso 2020/21

 


O Ministério da Educação (ME), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção‐Geral da Educação (DGE), promove o Concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR) relativo ao ano letivo 2020/2021.

De acordo com o documento O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Dec. Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que enquadra a Autonomia e a Flexibilidade Curricular, a escola deve promover um  ambiente que potencie a aprendizagem e o desenvolvimento  de competências. Deste modo, no âmbito do Concurso CPR, pretende-se promover um leque alargado de competências transversais, sendo estas fundamentais no desenvolvimento das  áreas das Ciências, da Tecnologia, da Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM). 

O potencial educativo das  metodologias utilizadas pelos CPR no processo de ensino e de aprendizagem, em articulação com as áreas curriculares,  tem  sido  reconhecido  por  todos  os  atores  envolvidos  neste  processo. 

A  interdisciplinaridade, o trabalho  colaborativo, a metodologia de trabalho de projeto, a aplicação do conhecimento em novas situações que se aproximem dos problemas  reais, permitem  que os alunos  adquiram  literacias  múltiplas, necessárias aos desafios colocados à educação no quadro da sociedade atual, de elevada importância para o futuro das pessoas e do país.

A participação neste concurso CPR implica que, numa primeira fase, até 19 de abril de 2021, os candidatos apresentem o Projeto e Plano Anual de Atividades do respetivo CPR, através do formulário disponível em: http://area.dge.mec.pt/dsperobot/Antes de submeter o Projeto e o Plano Anual de Atividades deve ler atentamente o Regulamento, garantindo que os mesmos correspondem aos critérios nele expressos.
 
Numa fase posterior, os CPR participarão num evento online, a realizar no dia 23 de junho,  onde serão selecionados os 12 CPR que demostrem o trabalho mais relevante. Esses CPR estarão presentes no evento final, para uma cerimónia entrega de prémios, que decorrerá   durante a Codeweek (9-24 de outubro de 2021).  

Este  concurso  destina‐se  a  todos  os  Agrupamentos  de  Escola/Escolas  não  agrupadas  do  Ensino  Público  e  Privado  de  Portugal  Continental no  presente ano letivo.

Regulamento do concurso CPR 2020/2021

Agrupamento de Escolas/ Escolas não Agrupadas inscritas na base de dados Nacional dos CPR 2020/2021

FASE 1 - Submissão do Projeto e Plano Anual de Atividades

FASE 2 - Evento Nacional Online (23 de junho de 2021)

Exposição virtual (Cartazes e vídeos):