Está aqui

Clubes de Programação e Robótica - Concurso 2018/2019

Clubes de Programação e Robótica - Concurso 2018/19

 

O Ministério da Educação (ME), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção‐Geral da Educação (DGE), promove o Concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR) relativo ao ano letivo 2018/2019.

De acordo com os documentos O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Autonomia e a Flexibilidade Curricular (Dec. Lei n.º 55/2018, de 6 de julho), a escola deve promover um ambiente que potencie a aprendizagem e o desenvolvimento de competências. Deste modo, pretende-se promover um leque alargado de competências transversais, nomeadamente através da programação e da robótica, sendo estas fundamentais na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM).

A interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, a metodologia de trabalho de projeto e a aplicação do conhecimento em novas situações que se aproximem dos problemas reais, permitem que os alunos adquiram múltiplas literacias – sobre a ciência e a tecnologia do século XXI - necessárias aos desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual, enquanto fator de elevada importância para o futuro das pessoas e do país. 

A participação neste concurso implica, numa primeira fase, que os estabelecimentos de ensino apresentem o Projeto e Plano Anual de Atividades do respetivo CPR. Numa fase posterior, os CPR participarão num evento regional, através de uma exposição e de uma apresentação pública. Os melhores CPR estarão presentes no evento nacional, nos mesmos moldes, onde serão premiados os CPR que se distingam em cada uma das categorias a concurso.

Este concurso, para além de apoiar as atividades dos projetos, pretende também ser promotor de uma comunidade de CPR, através da disseminação de apresentações públicas e da partilha de práticas de referência. 

O concurso dirige-se a todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados que tenham um CPR em funcionamento, registado na Base de Dados da DGE, no ano letivo em curso.

As candidaturas devem ser submetidas em formulário próprio, até às 24.00h do dia 12 de abril de 2019. Antes de submeter o Projeto e o Plano Anual de Atividades deve ler atentamente o Regulamento, garantindo que os mesmos correspondem aos critérios nele expressos.