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Nesta área, apresentamos um conjunto de estudos que ajudam à compreensão das potencialidades da utilização da programação e robótica em contexto educativo.
Ensino da programação:
- Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores: contributos para a sua compreensão e resolução
- Aprendizagem de estruturas de controlo com recurso à robótica educativa
- Jogo Sério Colaborativo para o Ensino da Programação a Crianças
- A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
- Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação
- Robótica educativa no ensino de subprogramas
Scratch:
- Scratch na infância: experienciação comunicacional, lúdica e criativa
- Scratch na aprendizagem da matemática no 1.º ciclo do ensino básico : estudo de caso na resolução de problemas
- Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7.º e 8.º ano do Ensino Básico
- Programar para prevenir: o uso do Scratch aplicado à segurança na Internet
- Produção de objetos de aprendizagem com Scratch : uma experiência no ensino de informática com alunos de um curso de educação e formação no agrupamento de escolas de Cabeceiras de Basto
Squeak:
- Desenvolvimento de projetos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclo
- Squeak e aprofundamento de competências numéricas em crianças do 1.º ano de escolaridade
- Integração das TIC na educação: o caso do Squeak Etoys
Robótica Educativa:
- Aprender com robots
- Lego Mindstorms: um estudo com utentes com paralisia cerebral
- RobôCarochinha: um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
- Robótica e resolução de problemas: uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
- A Robótica educativa no desenvolvimento do raciocínio matemático
- Aprender Matemática e Informática com robots
- O papel interdisciplinar da robótica nos contos infantis
- Robowiki: um recurso para a robótica educativa em língua portuguesa
- Construção de uma plataforma robótica educacional
- Robótica no ensino da física
- O Robot NXT Mindstorms e a Área de Projeto