Está aqui

Partilhas à Quarta - Sessões - Sessão 1

Início    |    Sessões    ::::    ▶ Sessão 1 ◀

 

Sessão 1: 14 de Novembro de 2018 às 21h (20 + 20 minutos)

 


Projeto 1 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: e-coLAB: concordas ou não?

Escola: Escola Básica Sophia de Mello Breyner do Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner, Vila Nova de Gaia

 

Breve descrição/resumo:

O cenário “e-coLAB: concordas ou não?” foi construído no contexto da formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, em 2018. Resultou de um trabalho de articulação entre Ciências Naturais e outras disciplinas, com os alunos de três turmas do 9.º ano da Escola Básica Sophia de Mello Breyner. Neste cenário, utilizaram-se estratégias de trabalho colaborativo com o apoio de ferramentas/recursos TIC para desenvolver nos alunos competências de raciocínio, criatividade e inovação, pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisão. Pretendeu-se promover a comunicação e a autonomia dos alunos e colocar o professor como orientador do processo. A partir do tema Bioética, os alunos em grupo, definiram o subtema e iniciaram uma investigação, a preparação e a execução de um debate e a produção de uma videorreportagem. Neste processo, os alunos decidiram qual a abordagem que pretendiam seguir e negociaram/distribuíram as tarefas/papéis que cada um deveria desempenhar (quem filma, quem organiza o cenário, quem faz os convites, quem é o narrador/personagens, etc.). Os critérios de avaliação foram debatidos e negociados com os alunos e foi utilizada a auto e heteroavaliação na monitorização do processo. As melhores videorreportagens foram apresentadas a 25 de maio à comunidade educativa.

 

Apresentação: e-coLAB_LA.pdf

 

Nome e curta biografia das formadoras:

Eugénia Cordeiro

Licenciatura em Biologia e Geologia pela UTAD em 1999 e Pós- Graduação em Educação Especial: Dificuldades de Aprendizagem e Educação Cognitiva pelo INUAF em 2006. Leciona no Grupo 520 – Ciências Naturais de 3.º ciclo na Escola Básica Sophia de Mello Breyner desde 2006/2007. Exerce funções de Adjunta da Diretora desde 2013/2014.

Ana Maria Correia de Almeida

Licenciatura em Geologia do Ramo Educacional em 1984 na Universidade do Porto e Mestre em Ciências do Ambiente, Área de Especialização em Ensino em 2000 na Universidade do Minho. Leciona no grupo 520 – Ciências Naturais de 3.º ciclo na Escola Básica Sophia de Mello Breyner desde 2002/2003. Desde 2009/2010 é coordenadora do departamento de Ciências Exatas e Naturais.

 


Projeto 2 - eTwinning | Título: Digiventurer Teens

Escola: Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Póvoa de Varzim

 

Breve descrição/resumo:

O projeto Digiventurer Teens foi implementado em parceria com mais 18 escolas europeias da Turquia, Espanha, Grécia, Polónia, Itália e Ucrânia entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018 e dirigido a alunos entre os 12 e os 17 anos. O desafio foi apresentar a estes alunos, nativos digitais, propostas de trabalho colaborativo utilizando ferramentas web 2.0 que lhes permitissem explorar os seus interesses e hábitos digitais, combinando - os com assuntos do mundo global. As atividades desenvolvidas mostraram ser motores de motivação e criatividade mas também impulsionadoras de uma melhoria nas competências digitais e linguísticas. O projeto permitiu ainda que os alunos alargassem o seu conhecimento sobre assuntos sociais globais ligados à saúde e à cidadania digital. O grande foco foi a colaboração entre alunos/alunos, alunos/professores e professores/professores criada no desenvolvimento de atividades para celebrar alguns dias temáticos, tais como, Dia Mundial do Sorriso, Dia Internacional da Tolerância; Dia Mundial da SIDA; Dia da Internet Segura.

 

Apresentação: dgiventurer_teens_etw.pdf

 

Nome e curta biografia da formadora:

Ana Cristina Ribeiro

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com formação pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares pela ESEIG, a lecionar no Agrupamento de Escolas Cego do Maio – Póvoa de Varzim desde 2002. Em 2014 aderiu ao eTwinning e aliado a um Projeto Erasmus+ colaborou em vários projetos, tendo sido galardoada com selos nacionais e um selo europeu. Foi responsável pela candidatura a Escola eTwinning  2018/19 do seu Agrupamento, o qual se encontra entre as 53 escolas nacionais a receber o galardão. Vencedora do Prémio Nacional eTwinning 2018 na categoria do 3º ciclo do ensino básico.