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Partilhas à Quarta - Sessões - Sessão 2

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Sessão 2: 12 de Novembro de 2018 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: Ciência, Ambiente e Ética

Escola: Escola Secundária D. João II, Setúbal (Dora Morais) e do Agrupamento de Escolas da Boa Água, Quinta do Conde (Raquel Cartaxo)

 

Breve descrição/resumo:

O cenário “Ciência, Ambiente e Ética” foi construído no contexto da formação “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, realizado em 2018. O cenário foi aplicado na Escola Secundária D. João II, a alunos do Curso Profissional de Técnico de Análises Laboratoriais do 11º ano e envolveu um trabalho de articulação entre as disciplinas de Física e Química e Área de Integração, previstas no plano de estudos.

O cenário foi projetado com o intuito de dar aos alunos um papel mais ativo no processo de aprendizagem relacionando a “Ética” a questões/problemas levantados pela aplicação da Ciência. Permitiu trabalhar conteúdos das duas áreas disciplinares, algumas das competências transversais descritas para o século XXI, contribuindo assim para formar alunos mais competentes e interventivos na sociedade que os rodeia.

Os alunos, em grupo, com base em questões orientadoras, realizaram uma pesquisa sobre a explicação científica de fenómenos de poluição atmosférica e a sua relação com questões éticas. Elaboraram conclusões fundamentadas e, após a partilha, analisaram-nas criticamente sistematizando no grupo turma os conceitos formais a aprender.

Posteriormente, foi apresentada uma situação fictícia de violação ambiental por parte de uma empresa, face à qual os alunos prepararam e dinamizaram um debate assente num jogo de papéis, o que permitiu aprofundar a reflexão sobre questões relacionadas com ética e valores.

 

Apresentação: LA - Ciência, Ambiente e Ética

 

Nome e curta biografia das formadoras:

Dora Moraes

Licenciada em Ensino de Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1994. Professora do quadro da Escola Secundária D. João II, pertencente ao Grupo 420 (Geografia). Presentemente lecciona Geografia, Área de Integração, Cidadania e Desenvolvimento e assume os cargos de Diretora de Turma e  Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento.

Raquel Cartaxo

Licenciada em Ensino da Física e Química - Variante Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2004. Professora do Quadro de Zona Pedagógica 07 no grupo 510-Fisica e Química. Desenvolveu funções de Coordenadora do Curso Profissional de Técnico de Análises Laboratoriais, na Escola Secundária D. João II. Atualmente leciona ao 3º Ciclo no Agrupamento de Escolas da Boa Água.

 


Projeto 2 - eTwinning | Título: A cidadania e os projetos eTwinning

Escola: Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, Miranda do Corvo

 

Breve descrição/resumo:

A 15 de setembro de 2017 foi publicada a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, na sequência de uma proposta apresentada pelo grupo de trabalho constituído por despacho conjunto da Secretaria de Estado para a Cidadania e para a Igualdade e da Secretaria de Estado da Educação. A publicação do Decreto-Lei 55/2018 sustenta a definição da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola/Agrupamento de Escolas e cria a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. De acordo com esta estratégia, mas também com documentos internacionais de referência (OCDE e Conselho da Europa), a Educação para a Cidadania deverá assentar num processo de participação democrática dos alunos e deverá privilegiar a metodologia de trabalho de projeto, atendendo a que o objetivo será o de uma cidadania ativa e não de "uma conceção abstrata de cidadania".

Desde o início de setembro de 2018, têm sido realizadas ações de formação nos CFAE para os mais de 800 coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola do país, mas que não abarcam todos os outros docentes que também estão implicados pelas novas medidas. Esta sessão tem como destinatários todos os professores (a estratégia é global da Escola/Agrupamento de Escolas), sendo que os docentes de Cidadania e Desenvolvimento poderão encontrar nela maior interesse, pois permitirá contactar com exemplos práticos (já testados), de projetos de Educação para a Cidadania, baseados na plataforma eTwinning, que pode jogar um papel central na definição da estratégia de cada Escola/Agrupamento de Escolas.

 

Apresentação: eTwinning - Um Suporte para Projetos de Cidadania

 

Nome e curta biografia do formador:

Luís Gonçalves

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Gestão da Formação e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, detentor de formação em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa, é docente no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, onde tem desenhado, implementado e coordenado diversos projetos internacionais na área da Cidadania. Exerce ainda funções de formador de professores e de avaliador de projetos . Integrou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Está registado no eTwinning desde 2005, contanto com mais de duas dezenas de Selos Nacionais de Qualidade, uma dezena de Selos Europeus de Qualidade e o segundo Lugar dos Prémios Europeus 2018, na categoria 4-11 anos.