Área de Formação: G - Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a didáticas específicas
Destinatários: Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Razões Justificativas da Ação
As literacias digitais vão para além da capacidade de utilização dos computadores e dos dispositivos digitais, abrangendo um conjunto de competências que compreende a utilização e produção de artefactos digitais, processamento e recuperação da informação, participação em plataformas sociais e comunidades de aprendizagem e partilha (UNESCO, 2011). Neste sentido, e tendo em conta a autonomia e flexibilidade curricular, as aprendizagens essenciais e as orientações curriculares TIC para o 1.º ciclo, pretende-se contribuir para a capacitação dos professores deste nível de ensino para a adoção de estratégias enriquecedoras da aprendizagem com recurso às TIC, tendo em vista o estipulado no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Objetivos a Atingir
Pretende-se que os professores sejam capazes de:
- Conhecer métodos e estratégias para a integração de abordagens de aprendizagem ativas com recurso às TIC e sua utilização em contexto educativo;
- Experimentar e explorar tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem;
- Desenhar e aplicar cenários de aprendizagem que prevejam a integração das tecnologias;
- Refletir de forma crítica sobre a aplicação destas práticas pedagógicas e analisar as suas potencialidades;
- Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola promotoras da integração da filosofia da aprendizagem ativa;
- Colaborar e partilhar experiências e recursos no grupo de formação e na comunidade educativa, presencial e online.