Sessão 3: 21 de fevereiro 2024 às 21h (60 minutos)
Laboratórios de Educação Digital (LED) - ERTE/DGE
ERTE/DGE:
Resumo: Laboratórios de Educação Digital (LED)
Implementação de Cenários de Aprendizagem (LED)
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento
- das Aprendizagens Essenciais;
- e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras.
Para apoiar as escolas na utilização pedagógica dos LED, a Direção-Geral da Educação (DGE) criou um website (https://led.dge.medu.pt) com informações úteis dirigidas a escolas e a professores, relativas aos tipos de LED e descrição dos respetivos equipamentos, bem como orientações para a sua organização. Neste espaço estão disponíveis cenários de aprendizagem (guiões de utilização dos LED em sala de aula) para as diferentes disciplinas do currículo e para diferentes anos de escolaridade, numa abordagem quer disciplinar, quer interdisciplinar (https://led.dge.medu.pt/cenarios-de-aprendizagem).
Está prevista a instalação, no total, de 1300 LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, medida integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Investimento TD-C20-i01-02 “Transição digital na Educação”. Em outubro de 2023, foram entregues Laboratórios a 95 AE/Ena, permitindo a instalação de 106 LED.
De salientar que os LED assumem o formato de laboratórios multifacetados, segundo 3 tipos, constituídos por:
- LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM;
- LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes;
- LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.
Prevê-se o desenvolvimento de várias ações de capacitação docente, em vários formatos, como por exemplo, MOOC, sessões práticas temáticas (de nível técnico e de nível pedagógico), criação de comunidade de utilizadores, sessões de partilha de boas práticas e de acompanhamento direto da utilização dos LED, via entidades que colaboram com a DGE.
Ações de capacitação: https://led.dge.medu.pt/capacitacao
Visite a página Web dos LED https://led.dge.medu.pt/
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Vídeo de divulgação dos LED https://bit.ly/Video-apresenta-LED
Nome e nota biográfica
Ana Paula Alves (ana.paula.alves@dge.mec.pt) Professora de matemática do ensino básico. Doutorada em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologia Educativa. É colaboradora do Centro de Competência TIC na Educação, da Universidade do Minho. É Embaixadora da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem” da ERTE/DGE, desde 2015/2016. O seu trabalho centra-se na formação de professores e no apoio às escolas no âmbito de projetos de inovação pedagógica com recurso às TIC, coproduzindo e moderando diversos cursos online, incluindo MOOCs. Integra a equipa do projeto “Laboratórios de Educação Digital” (LED) da ERTE/DGE. |
Laboratórios de Educação Digital (LED)-Partilhas
Escola: Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima
Resumo: O Agrupamento de Escolas de Freixo valoriza e promove a inovação. Prevê, no seu Projeto Educativo, oportunidades para os alunos desenvolverem aprendizagens e competências em ambientes formais, mas também em ambientes não formais.
Os Laboratórios de Educação Digital, pela sua composição, permitem a consolidação e a otimização de práticas já instituídas, como também a implementação de novas dinâmicas, mais inovadoras e alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A seleção do LED vocacionado para a Programação e Robótica e para Artes e Multimédia permite-nos uma resposta mais ajustada ao perfil e às necessidades da nossa comunidade educativa.
Nome e nota biográfica
João Cunha (f424@prof.aefreixo.pt) Licenciado em Física e Química pela Universidade do Minho. Formador certificado em Educação da Física e Química, Didática de Física e Química e Tecnologias Educativas (Informática / Aplicação de Informática). Participou como orador em várias conferências, aulas, e encontros sobre educação e tecnologia. Colabora ativamente com o programa Apps for Good. No Agrupamento de Freixo foi adjunto do Diretor entre 2017 e 2018, atualmente é subdiretor e responsável pelos espaços Makerspace/FabLab do AE de Freixo. Participou em alguns fóruns internacionais de educação da Microsoft (Lisboa 2011; Praga 2012; Barcelona 2014 e nos últimos anos é considerado Microsoft Innovative Educator Expert sendo em 2014 considerado um dos 11 professores portugueses mais inovadores do mundo. Na robótica representou Portugal no Robocup (World Robotics Festival) e Campus Party Europe em diversas ocasiões, tendo reunido vários prémios e menções honrosas. Em 2016, a Maker Faire Rome, selecionou o AE de Freixo, num grupo restrito de 15 escolas europeias, com o projeto Dance Robot Art, Build Your STEM Dreams. |
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António José Paiva (f1343@prof.aefreixo.pt) Licenciado em Ensino de Português-Inglês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1991. Coordenador de diversos projetos e clubes escolares, é atualmente responsável pelo Clube de Comunicação do AE de Freixo, em particular o projeto do jornal digital Comunica. Formador em Webdesign e Design Gráfico. |
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Jorge Dias (jorgedias@aefreixo.pt) Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, desde 2019.
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Laboratórios de Educação Digital (LED)-Partilhas
Escola: Agrupamento de Escolas Rio Tinto, Gondomar
Resumo: O Laboratório de Educação Digital (LED) visa a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens.
No caso do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, este LED é composto por 3 áreas, com vários equipamentos: área com Equipamento Comum (computadores portáteis, impressora 3D), área da Programação e Robótica (Kit A, Kit A37, Kit STEM, sensor de detenção de temperatura, entre outros) e área Artes e Multimédia (câmara de vídeo, microfone sem fios, mesa digitalizadora sem fios, teleponto, entre outros).
Nome e nota biográfica
Paula Costa (diretora.avert@gmail.com) Diretora do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, desde 2014/2015. |
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António Morgado (antoniomorgado@avert.pt) Professor de Educação Física na Escola Básica de Rio Tinto, Gondomar |
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Jorge Carvalho (jorgecarvalho@avert.pt) Manuel Jorge Martins de Carvalho, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, professor de matemática do grupo 500 na EB 2/3 de Rio Tinto, fazendo parte das equipas TIC/PTE e PADDE do agrupamento e conselheiro do Conselho Geral.
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