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Partilhas à Quarta 2024-2025 Sessão3

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Sessão 3: 19 de fevereiro 2025 às 19h (60 minutos)

 


Laboratórios de Educação Digital (LED)

ERTE/DGE: Laboratórios de Educação Digital (LED)
              

Resumo:

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, concebidos para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, com vista à promoção:

  • das Aprendizagens Essenciais;
  • e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.  

Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras.

Os LED assumem três tipologias de laboratórios multifacetados:

  • LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM;
  • LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes;
  • LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.

Para apoiar as escolas na utilização pedagógica dos LED, a DGE criou um website (https://led.dge.medu.pt) com informações úteis dirigidas às escolas, relativas aos tipos de LED e contendo a descrição dos respetivos equipamentos, bem como orientações para a sua organização. Neste espaço estão disponíveis cenários de aprendizagem (guiões de utilização dos LED em sala de aula) para as diferentes disciplinas do currículo e para diferentes anos de escolaridade, numa abordagem quer disciplinar, quer interdisciplinar (https://led.dge.medu.pt/cenarios-de-aprendizagem).

Além disso, a DGE disponibiliza um conjunto de ações de capacitação para apoiar os docentes na utilização pedagógica dos LED, incluindo:

  • 2.ª edição do MOOC “Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa”, com início a 3 de fevereiro de 2025.
  • Mais informações e inscrições disponíveis em: Link   
  • Workshops LED 2024/2025, um conjunto de formações práticas de curta duração, a decorrer entre novembro de 2024 e maio de 2025.
  • Mais informações e inscrições disponíveis em: Link  

Visite a página Web dos LED  https://led.dge.medu.pt/

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Vídeo de apresentação dos LED: https://bit.ly/Video-LED-24-2

Nome e nota biográfica

Ana Paula Alves (ana.paula.alves@dge.mec.pt)

Ana Paula Alves é professora de matemática do ensino básico, doutorada em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa e formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Desde 2015, integra a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE), onde se dedica à formação de professores e ao desenvolvimento de projetos de inovação pedagógica com recurso às TIC.
Integra a equipa dos Laboratórios de Educação Digital (LED) da ERTE/DGE e produz e modera diversos cursos online, incluindo MOOCs. Apoia a conceção e implementação de cenários de aprendizagem, utilizando os componentes LED para promover práticas pedagógicas ativas, potenciando as aprendizagens e o desenvolvimento das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 


Projeto:  “Laboratórios de Educação Digital (LED)"

Projeto: Laboratórios de Educação Digital (LED)
Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes

Resumo:

A visão estratégica do Agrupamento de Escolas de Cristelo (AEC), plasmada no seu Projeto Educativo, assenta na promoção da Excelência e do Otimismo, sustentada na coesão, responsabilidade, pensamento crítico, inovação e abertura ao mundo. Almejamos formar cidadãos informados e solidários, com uma Inclusão Praticada, onde a empatia e a responsabilidade social permeiam o ambiente escolar.

A escolha do LED 3 (equipamento comum + STEM + Artes e Multimédia), pela sua composição original, juntamente com todo o material e equipamento já existente nas áreas da robótica, multimédia, impressão 3D e realidade virtual/aumentada, permitiu ampliar a estratégia de consolidação e otimização da articulação curricular de práticas colaborativas e cooperativas já generalizadas. Esta articulação é concretizada tanto através dos Referenciais de Integração Curricular (Ensino Básico), como dos Projetos de Integração Curricular (Ensino Secundário), bem como pela implementação de outras dinâmicas, mais flexíveis e inovadoras, alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Nome e nota biográfica

Mário João Rocha da Silva (diretorcristelo@agcristelo.edu.pt)

Mário João Rocha da Silva é Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo (AEC) desde 2009. Anteriormente, foi Vice-Presidente do Conselho Executivo (2001-2007) e Presidente do Conselho Executivo (2007-2009). Desde 2024, integra o Conselho Nacional de Educação, participando na 2.ª Comissão especializada - Inovação Pedagógica nas Escolas. É Formador de Diretores em liderança e orador em seminários promovidos pela DGE e IGEC. Também colabora como docente no curso de pós-graduação em Formação Especializada em Administração e Organização Escolar da ESE de Coimbra

 

Nome e nota biográfica

Manuel  António Martins Lourenço (manuellourenco@agcristelo.edu.pt)

Manuel António Martins Lourenço é Adjunto do Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo desde 2009. Coordena o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) desde a fase piloto em 2020, além de ser Coordenador EDIG e do Plano Anual de Atividades. Foi formador da plataforma E-360 e do Projeto Includ-ed - Comunidades de Aprendizagem. Entre outras funções, coordenou o Projeto-piloto MenSI, um programa europeu de mentorias digitais, e desempenhou os papéis de Coordenador PTE/TIC e do Projeto Educativo TEIP.

 


Projeto:  “Laboratórios de Educação Digital (LED"

Projeto: Laboratórios de Educação Digital (LED
Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima

Resumo:

O Agrupamento de Escolas de Freixo valoriza e promove a inovação, prevendo no seu Projeto Educativo oportunidades para os alunos desenvolverem aprendizagens e competências em ambientes formais e não formais.
Os Laboratórios de Educação Digital (LED), pela sua composição, permitem consolidar práticas instituídas e implementar novas dinâmicas, mais inovadoras e alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A seleção do LED focado em Programação, Robótica e Artes e Multimédia ajusta-se ao perfil e às necessidades da comunidade educativa. As ciências e o empreendedorismo são temas centrais explorados através dos LED e do Makerspace existente, onde os alunos participam em projetos de investigação científica, desenvolvem soluções inovadoras e adquirem competências empreendedoras, como criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipa.
A integração de disciplinas como Física e Química com Programação e Robótica proporciona uma abordagem prática e aplicada, reforçando a compreensão de conceitos científicos. O empreendedorismo é promovido num projeto interdisciplinar que envolve o Makerspace e as disciplinas de Informação e Comunicação e Português, permitindo aos alunos desenvolver projetos que respondem a necessidades da comunidade.
O jornal digital escolar "Comunica", criado em 2019, exemplifica como os alunos expressam ideias e projetos, contribuindo para a disseminação de conhecimento e inovação dentro e fora da escola.

Nome e nota biográfica

António José Paiva (f1343@prof.aefreixo.pt)

António José Paiva é licenciado em Ensino de Português-Inglês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1991). Coordenador de diversos projetos e clubes escolares, dinamiza atualmente o Clube de Comunicação da AE Freixo, com destaque para o jornal digital "Comunica", premiado como melhor jornal escolar no concurso Público na Escola. Desenvolve conteúdos nas áreas de Literacia Digital e Empreendedorismo, colaborando regularmente nas Partilhas da ERTE/DGE e na divulgação dos Laboratórios de Educação Digital (LED).x

Nome e nota biográfica

 

João Cunha (f424@prof.aefreixo.pt)

João Cunha é licenciado em Física e Química pela Universidade do Minho e formador certificado em Educação, Didática da Física e Química, e Tecnologias Educativas. Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Freixo desde 2019, foi adjunto do diretor em 2017 e integrou a equipa da candidatura ao Concurso Mundial da Microsoft para Escolas Inovadoras. Representou o agrupamento em fóruns da Microsoft, alcançando o segundo lugar no Learn-a-Thon, categoria "Combate à Pobreza", em Barcelona. Foi reconhecido como Microsoft Innovative Educator Expert (2013-2018) e um dos 11 docentes portugueses mais inovadores em 2014. Conquistou o prémio Best Construction no RoboCup Junior em Singapura e o título de campeão mundial de Dança Robótica em Graz (Áustria). Recebeu o título Maker of Merit – Blue Ribbon na Maker Faire Roma (2016) e dinamiza o FabLab Freixo.