Está aqui

Atividades Aprendizagem Ciclo 5 - Colaborar

Colaborar (Utilização de Tecnologias para Enriquecer os Processos de Ensino e Aprendizagem)
Os alunos mostram o seu trabalho a outras escolas ITEC, disponibilizando-os em sites online, de modo a facilitar a sua partilha. Devem permitir que os colegas comentem o que fizeram e responder a possíveis pedidos de esclarecimento. Aproximadamente 1 aula.

Adenda

Em todas as Atividades serão fomentadas as aprendizagens colaborativas, o trabalho em grupo e a constante partilha de informação entre todos os elementos contribuirá com certeza para isso. Há várias ferramentas web para trabalho colaborativo, já referimos a CollaborizeClassroom, há também, entre outras, a infuselearning.

Pode esperar
• colaboração internacional,
• conhecer projetos iTEC internacionais.

Os alunos podem aprender a
• contactar, encontrar e colaborar com os alunos fora do seu círculo de conhecidos,
• valorizar a interligação entre áreas de conhecimento,
• sentirem-se mais europeus, mitigarem alguns preconceitos nacionalistas.

1. Preparar/ Ouvir
• Reúna exemplos do que pode ser a colaboração e do que ela pode oferecer.
• Ouça as opiniões dos alunos sobre a partilha alargada dos seus trabalhos.

2. Inspirar
• Leve os alunos a saírem da sua zona de conforto, mostrando-lhes a importância da interculturalidade, apresentando os benefícios das redes socais, da colaboração em linha, do que podem aprender com comentários e sugestões diferentes das habituais.
• Esteja atento à privacidade em linha e às questões de segurança.
• Apresente algumas ferramentas digitais que os alunos podem usar para dialogar com outros colegas.

3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
• Os alunos procuram trabalhos relacionados com os que realizaram e partilham os seus próprios trabalhos; seguem e comentam as mensagens publicadas por outros alunos.
• Os alunos discutem em linha a experiência de participação no projeto com os alunos de outras turmas.
• Ocasionalmente, podem ser criadas videoconferências ou são trocadas mensagens de correio eletrónico entre os colaboradores.

4. Avaliar
• Evite que os seus interesses pessoais moldem grande parte da avaliação.
• Tenha em consideração a forma como os alunos conseguiram utilizar os comentários e sugestões exteriores.
• Avalie o contacto, frequência e sobretudo a complexidade dos seus alunos com as outras escolas iTEC.