Está aqui

2015/2016 marca o início das aulas de Programação no 1.º CEB

iniciacaoprogramacao

Através de uma iniciativa piloto levada a cabo pelo Ministério da Educação e Ciência e coordenada pela Direção-Geral da Educação (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas), 269 escolas oferecerão, durante este ano letivo, aulas de Programação aos seus alunos do 1.º ciclo.

Este projeto de iniciação à Programação envolverá cerca de 37 mil alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e 732 professores que, durante os meses de junho e julho receberam formação.

A formação realizada contemplou não apenas os rudimentos do pensamento computacional e da Programação e a forma como esta promove as competências do século XXI mas também ferramentas e linguagens como o Scratch e o Kodu.

O acompanhamento desta iniciativa, que tem como objetivo promover a literacia digital, será garantido por uma comunidade de prática onde os professores encontrarão apoio para as suas questões e poderão partilhar materiais e recursos.

As aulas de Programação farão parte de aulas de Oferta Complementar ou de Atividades de Enriquecimento Curricular, num formato a decidir pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas.

Saiba mais sobre estas e outras iniciativas na área dos recursos e tecnologias educativas da página web da Direção-Geral da Educação.