Está aqui

Campanha da Primavera: eTwinning EN2 - Todos a Bordo

etw

A Organização Nacional de Apoio eTwinning (ERTE/DGE) e a Embaixada eTwinning portuguesa, inspiradas no mítico percurso da Estrada Nacional 2 que atravessa o país, desenharam um plano de formação eTwinning.

O plano começou a ser implementado na semana de 15 a 19 de março e compreendeu duas etapas: Chaves e Alijó. Estiveram em formação cerca de duas centenas de docentes de todas as áreas de recrutamento e níveis de ensino. O balanço desta primeira etapa foi muito positivo e constituiu uma mais-valia na dinâmica da aprendizagem por projetos e no desenvolvimento das competências digitais.

Na semana de 12 a 16 de abril, a Embaixada eTwinning chegará, virtualmente, a Castro D´aire e Pedrogão Grande; segue-se, de 17 a 21 de maio, Ponte Sôr e Montemor-o-novo e, por fim, de 14 a 19 de junho, chegará a Faro, com os cerca de 700 km virtuais realizados. No entanto, a formação online permite desmaterializar os percursos geográficos, pelo que se acrescentou à EN2 um percurso pelos Arquipélagos da Madeira (de 5 a 9 de julho) e dos Açores  (de 19 a 23 de julho).

A formação, gratuita, é realizada online, durante cinco dias consecutivos, com sessões entre sessenta a noventa minutos, perfazendo um total de seis horas, em regime de ACD (Ações de Curta Duração). O objetivo da «viagem» destina-se à descoberta do portal eTwinning, à exploração do eTwinning live, à planificação de projetos eTwinning e exploração do Twinspace, bem como à partilha de ferramentas digitais que possibilitem o trabalho colaborativo.

O traçado da já famosa EN2 serviu de inspiração, para definir o itinerário e fazer chegar a oferta formativa às áreas do interior do país.  Assim, foram identificados os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, bem como os respetivos centros de formação de professores (CFAE) que, após o convite para participarem como parceiros nesta aventura, responderam de imediato e com entusiasmo.

Este percurso será acompanhado da divulgação do trabalho desenvolvido.