As situações de comportamentos agressivos nas escolas têm sido associadas ao cyberbullying, um tipo de violência entre crianças que constitui uma ameaça para a construção de sociedades inclusivas. No entanto, o papel dos professores tem sido fundamental para abordar essas preocupações sociais contemporâneas, pois estes profissionais contribuem significativamente para promover um clima escolar positivo e comportamentos pró-sociais, além de inibir comportamentos de bullying.
A colaboração entre a equipa multidisciplinar das áreas de psicologia da educação da Faculdade de Psicologia e a de engenharia da computação e sistemas inteligentes do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa permitiu o desenvolvimento de recursos para formação e intervenção dos professores, com o objetivo de promover comportamentos pró-sociais e bem-estar entre os jovens. Assim, neste encontro, serão apresentados alguns recursos e estudos desenvolvidos no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O evento “Promover a pró-socialidade nas escolas para prevenir o cyberbullying" é aberto e gratuito, mas requer inscrição obrigatória, através do website do projeto: https://www.psicologia.ulisboa.pt/encontro-promover-a-pro-socialidade-nas-escolas/