Decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, no passado dia 20 de outubro, "Dia Mundial de Combate ao Bullying", a entrega das distinções “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” às Escolas que promoveram e desenvolveram um plano de prevenção e combate às diversas formas de violência.
Desde o ano de 2019 que a Direção Geral da Educação tem vindo a promover atividades específicas para assinalar o "Dia Mundial de Combate ao Bullying" através da iniciativa "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência". Este ano, mais uma vez, promoveu a realização de um seminário que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, contando com a presença de mais de 230 elementos das comunidades educativas das escolas distinguidas, na sua maioria crianças e jovens.
Foram convidadas as escolas da localidade anfitriã, a indicar crianças e jovens para, em formato de mesa-redonda, partilharem as suas experiências e darem sugestões e contributos para uma escola onde impere o bem-estar.
Lúcia Vicente, escritora e autora de livros para crianças e jovens, cujo seu último livro “No meu bairro”, acabado de publicar, aborda precisamente as questões das diversidades e da inclusão foi a moderadora da mesa “Inclusão na promoção de uma Escola de Afetos”.
Sónia Seixas, Professora Adjunta e Vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém, já com um vasto currículo na área da prevenção da violência e da promoção de competências socio emocionais, liderou a mesa “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência – a voz dos alunos e alunas”.
Estes momentos de reflexão e partilha foram o ponto alto de um evento que contou ainda com o balanço da edição anterior, o lançamento da iniciativa para 2023/2024, assim como com a entrega das distinções às escolas que se fizeram representar, entre as 405 distinguidas com o selo 2023/2024.
Pode aceder à gravação do evento, transmitido em direto no canal de videodifusão da DGE.
A lista de escolas distinguidas com o "Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência", está disponível nos formatos pdf e vídeo.