Está aqui

Festival Nacional de Robótica 2019

Festival Nacional Robótica

Caro/a Coordenador/a,

Irá decorrer entre os dias 24 e 28 de abril, no pavilhão Multiusos de Gondomar, o Festival Nacional de Robótica (FNR) de 2019.

O FNR é uma iniciativa anual da Sociedade Nacional de Robótica que visa difundir a Ciência e a Tecnologia, não só  junto dos alunos dos ensinos básico, secundário e superior, mas também junto  de   professores, investigadores e do público em geral. Para tal, promove um encontro de caráter científico e várias competições de robôs autónomos.  

O FNR 2019, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em conjunto com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), conta com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e com o apoio dos Agrupamentos de Escolas N1 de Gondomar e do Colégio Paulo VI.

No espaço do  Festival, além das mostras dos projetos desenvolvidos, nos clubes de robótica das escolas, desde o 1.º ciclo  ao ensino secundário, estão também disponíveis ações de formação acreditadas, na área da programação e robótica para os professores dos ensinos básico e secundário.

Durante o Robótica 2019, é, ainda, efetuado o apuramento da(s) equipa(s) portuguesa(s) para o Robocup 2019, a decorrer em Sydney (Austrália) e para o European RoboCupJunior 2019, a decorrer em Hannover (Alemanha). Estas competições de robótica, de âmbito mundial, reúnem as melhores equipas de cada país, sendo que Portugal conta já com um historial de bons resultados.