Está aqui

Festival Nacional de Robótica – FNR 2020 - Açores

pavilhao

De 15 a 19 de abril de 2020, realiza-se, em Ponta Delgada, a 20.ª edição do Festival Nacional de Robótica 2020 (FNR 2020), a primeira a ocorrer numa região autónoma.
O FNR 2020 reúne, anualmente, cerca de 500 participantes, incluindo alunos e professores, desde o ensino básico até ao superior, assim como investigadores nas áreas da robótica e automação, nacionais e internacionais, abrangendo várias vertentes: competições robóticas, nas categorias júnior (alunos com idade inferior a 20 anos) e sénior; encontro científico internacional, ICCARSC – International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions; atividades de formação, para professores e alunos; demonstrações e atividades afins.
Para a edição deste ano, foi lançado um desafio novo: o Ocean Freebots. Este pretende promover a atividade ligada à robótica aquática nos Açores, através da participação das escolas da Região Autónoma dos Açores e da Universidade dos Açores. 
O festival integra várias atividades que estimulam a criatividade, o espírito inovador e empreendedor das crianças e jovens, promovendo o desenvolvimento de competências transversais, de acordo com o estipulado no documento orientador “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”. É também durante o Festival Nacional de Robótica que se procede ao apuramento das equipas portuguesas que participarão no RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, onde se encontram as melhores equipas de cada país, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.
O FNR 2020 é uma organização conjunta da PROBOT – Associação de Programação e Robótica dos Açores, da Universidade dos Açores, do Governo Regional dos Açores e da SPR – Sociedade Portuguesa de Robótica.
Para mais informações, consulte: robotica2020.uac.pt