Está aqui

Líderes Digitais e Benjamins em ação

lideres digitais

Realizou-se, no passado dia 21 de fevereiro, a primeira sessão síncrona com os Líderes Digitais Benjamins, moderada por três Líderes Digitais, alunas a frequentar o 8º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Mira. Estas, além de gerirem as várias intervenções, deram ainda o seu contributo em relação às temáticas propostas: Dependência online e Não ao discurso do ódio.

De acordo com o estabelecido, também os Líderes Digitais participaram, no final do mês de janeiro, na primeira sessão por videoconferência, deste ano, apresentando as ações que tencionam desenvolver, junto das suas comunidades. Para esta edição, foi sugerido que os Líderes Digitais abordassem o tema das Fake news, Sexting e Proteção de Dados ou ainda outro que considerassem mais adequado ao contexto em que a sua escola está inserida.

No início da sessão, os Líderes Digitais, tiveram oportunidade de ficar a conhecer o testemunho do Embaixador Europeu da Juventude para a Segurança na Internet, João Pedro Martins, um dos primeiros Líderes Digitais, que, apesar de ser ainda bastante jovem, conta já com um admirável percurso.

As equipas dos Líderes Digitais Benjamins/Líderes Digitais, constituídas por cerca de 900 alunos, apoiadas pelos respetivos professores em diversas escolas, voltarão a participar nas sessões síncronas, já agendadas.

 Até à data, têm sido realizadas várias ações, algumas delas divulgadas na página Facebook do SeguraNet, e que ilustram o contributo dos Líderes Digitais, na divulgação de temáticas promotoras da adoção de uma atitude crítica, para que a utilização da internet e dos ambientes digitais se processe de forma cada vez mais segura e responsável.