O insucesso escolar, na disciplina de Matemática, é uma questão transversal a vários países e que preocupa cada vez mais todos os intervenientes do processo de ensino e de aprendizagem. Em Portugal, por exemplo, a taxa de insucesso na prova final de Matemática do 9º ano, em 2019, foi de 40% e 30% dos alunos transitaram para o 10.º ano com a classificação de nível dois, na referida disciplina. Estes resultados condicionam o futuro percurso escolar dos jovens que, ao ingressar no ensino secundário, excluem a possibilidade de continuar os seus estudos na área das Ciências e Tecnologias. Contudo, numa sociedade em que se prevê um maior crescimento na procura de profissionais nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, a necessidade de inverter estes resultados assume particular relevância.
O projeto LEARN+, Building Communities of Teachers Producers to Implement Personalized Learning of Mathematics Supported by Machine Learning and Block Chain to Assess Competence, surge com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos, na disciplina de Matemática. Trata-se de um projeto, financiado, através do programa ERASMUS+ da União Europeia, envolvendo 10 parceiros de Portugal, Espanha, Alemanha e Chipre, que pretende criar comunidades de professores, de modo a promover a introdução de práticas pedagógicas inovadoras na sala de aula. Pretende-se, pois, motivar os alunos para a aprendizagem da matemática, usando a plataforma MILAGE APRENDER+ que, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a Associação de Professores de Matemática, já está a ser usada em muitas escolas, em Portugal.
Ainda no âmbito deste projeto, uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Engenharia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, liderada pelo investigador Mauro Figueiredo, investigará também a utilização da inteligência artificial e blockchain para personalizar as aprendizagens e avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos.