A data de 26 de janeiro de 2019 marcou o início do projeto-piloto sobre Literacia para os Media, uma iniciativa que pretende capacitar os professores para o desenvolvimento de atividades nesta área.
Pioneiro na forma de fazer, este projeto tem a particularidade de ter jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo, na formação de docentes, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma. Nesta fase, os formadores envolvidos são: Manuel Pinto/Daniel Catalão, João Figueira/Miguel Midões, António Granado/Sofia Branco, Miguel Crespo/Paulo Barriga, Vitor Tomé/Isabel Nery.
A formação “Literacia dos Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media” arrancou, assim, com 100 docentes, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, de 40 Agrupamentos de Escolas, distribuídos por cinco regiões do país: Alentejo (Évora), Algarve (Faro), Centro (Águeda), Lisboa (Lisboa) e Norte (Porto). Seguindo uma metodologia de projeto, este projeto-piloto envolverá não só milhares de alunos, mas também outros membros da comunidade educativa.
As sessões de formação terão uma componente teórica (8h) e prática (12h), com o objetivo de disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que poderão usar nas atividades de Literacia para os Media, em contexto de sala de aula.
A assinatura do memorando, sobre a formação de professores em Literacia para os Media, celebrado entre o Ministério da Educação e o Sindicato de Jornalistas, numa cerimonia realizada no Agrupamento de Escolas do Cerco, no dia 26 de janeiro, contou com a presença do Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação, o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), tendo, ainda, o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.