Está aqui

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) 2022 - Escolas Certificadas

eSafety Label

No decorrer do Mês da Cibersegurança, assinalado anualmente em outubro, a iniciativa Selo de Segurança Digital faz um balanço da sua ação nas escolas.

Este ano, dos 486 Agrupamentos de Escolas (AE) / Escolas não agrupadas registadas no eSafety Label, 40 foram certificadas com o Selo de Segurança Digital de Ouro, 36 com o de prata e 30 com o de bronze, perfazendo um total de 106 certificações europeias, i.e., mais 8 participações que no ano transato. Estes resultados evidenciam, ainda, uma melhoria qualitativa na certificação, com um aumento de 33% na atribuição dos selos de ouro.

No contexto atual da capacitação digital das escolas, a Direção-Geral da Educação incentiva e apoia os AE/Escolas não agrupadas, bem como as comunidades educativas, a adotarem estratégias de sensibilização para uma utilização segura e crítica da tecnologia e dos ambientes digitais.

Caso o seu AE/ Escola não agrupada ainda não esteja certificado com o selo de segurança digital, ou este já tenha expirado o prazo de validade, poderá realizar nova submissão/candidatura, revendo os pontos de segurança (nas áreas práticas, políticas e infraestruturas). Consulte o Manual de Participação.

A certificação com o  Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".
 

A listagem das escolas certificadas pode ser consultada nos websites do Centro de Sensibilização SeguraNet e da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.

Para mais informações, aceda a: Selo de Seguranca Digital

Relembramos ainda que existe uma equipa de apoio a todo o processo de registo, cujo contacto é: esafetylabel@dge.mec.pt.