Está aqui

“Serão todos os jovens cidadãos naturalmente digitais?”

webinar

No passado dia 20 de maio, decorreu o webinar “Serão todos os jovens cidadãos naturalmente digitais?”, que contou com a participação dos jovens portugueses Joana Martins, Líder Digital e Embaixadora Europeia para uma Internet mais Segura e João Martins, Embaixador da Juventude pelo Projeto Europeu Better Internet for Kids, juntamente com outros participantes de diferentes países, igualmente associados à rede Insafe.

Segundo os dois jovens portugueses “ Durante o “debate de pequeno-almoço” (Breakfast byte), foram levantadas questões pertinentes e discutidos tópicos atuais e nutritivos para o pensamento. Referiu-se a relevância da cooperação intergeracional na construção de uma cidadania digital de qualidade, conceito posteriormente explorado e dividido nas vertentes de sensibilização, colaboração e participação ativa. Questionou-se a existência de uma opção de não se ser cidadão digital e foi sublinhada a colisão, na vida dos jovens, de duas pressões opostas: a de se manterem informados, desenvolvendo importantes competência digitais e a de “escaparem ao vício da Internet”. Foi ainda referida a problemática do ciberbullying, como um desafio dos cidadãos digitais e enumerados alguns conselhos para o seu combate e prevenção.”

O debate, organizado pela COFACE Families Europe, esteve inserido num ciclo de webinars, durante os quais se refletiu sobre questões de cidadania digital.

Todas as gravações poderão ser vistas, em breve, através do link: http://www.coface-eu.org/digitalisation/save-the-date-coface-study-sessions-on-digital-citizenship-myth-or-reality-in-zagreb-12-may-2020/