O Technovation Challenge é um programa global de educação tecnológica, sem fins lucrativos, que capacita raparigas dos 8 aos 18 anos a tornarem-se líderes, criadoras e capazes de identificar e resolver problemas e que visa promover o equilíbrio de género nas áreas profissionais ligadas às áreas STEM e de Empreendedorismo.
Nos seus 14 anos de existência, já participaram 250.000 raparigas de mais 100 países, sendo atualmente Espanha o país com maior n.º de participantes.
Segundo o relatório global, da análise efetuada às participantes entre 2011 e 2020 (Relatório completo da Edição 2020):
- 76% das raparigas participantes seguiram o percurso das áreas STEM
- 60% encontram-se já a trabalhar em áreas STEM
- 97% indicam terem desenvolvido competências em programação, gestão, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipa
- 50% acreditam que passaram a ter um maior impacto nas suas comunidades, sendo que 36% desenvolveram iniciativas neste sentido
- 21% indicam terem adquirido competências de liderança, quer na escola, como nas suas comunidades
Em Portugal, o Technovation foi introduzido em 2018, pela FCT UNL, com a parceria da Nova-Lincs e Vodafone e reconhecimento do Incode.2030, desafiando, pela primeira vez, raparigas portuguesas a concorrer ao programa.
Na primeira edição do Technovation Portugal foram 7 as equipas portuguesas que submeteram os seus trabalhos ao concurso global.
A atual Equipa Technovation Portugal tem como objetivo impulsionar o evento a níveis similares de Espanha. O novo site da Technovation Portugal encontra-se a ser restruturado e estará disponível em breve. O programa terá início a 8 de dezembro de 2021.
Para mais informações, aceda a: https://www.technovation.org/about/