Na passada semana, realizou-se o encontro que marcou o arranque oficial do projeto “ubbu Programa o Futuro”, apoiado pelos parceiros Direção-Geral da Educação, .PT, Fundação MEO, Banco Montepio, Siemens e Portugal Inovação Social, e que pretende levar o ensino da programação e do pensamento computacional a escolas públicas de todo o Continente.
No decorrer dos próximos três anos de implementação do projeto, o objetivo é chegar a mais de 200 mil crianças, criando oportunidades, que permitam desenvolver competências digitais essenciais para o século XXI. O projeto contará ainda com uma avaliação de impacto conduzida pela Universidade de Aveiro, garantindo uma medição rigorosa dos resultados alcançados.
No decorrer do encontro de lançamento, a ubbu reuniu parceiros, professores e alunos, reconhecendo o papel importante de todos os que contribuem para moldar o futuro digital de Portugal. Tratou-se de um momento de partilha, inspiração e reconhecimento, onde o compromisso e o entusiasmo de todos os que tornam esta missão possível. De entre as histórias partilhadas, destacou-se a do professor Paulo Xavier, que começou a participar no projeto ubbu em 2017, com apenas três computadores e, hoje, leva a ubbu a mais de 700 alunos.
A ubbu premeia e reconhece o trabalho dos professores e os alunos, que são protagonistas da mudança necessária para capacitar as próximas gerações, permitindo-lhes que não sejam apenas utilizadores passivos, mas também criadores de tecnologia.
Leia o artigo completo.

 
 






