Sessão 1: 30 de outubro 2019 às 21h (60 minutos)
Projeto 1 - Cenário de aprendizagem no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem
Escola: Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
Breve descrição/resumo:
O cenário “Saber a Sal: Caminha no conhecimento” foi construído no contexto da formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, em 2019. Resultou de um trabalho de articulação entre Geografia e Físico-Química, inicialmente, levando rapidamente ao envolvimento de outras disciplinas, entre as quais se destacou Educação Visual, Educação Física, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras. Envolveu uma turma de 7º ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora na qual tinham sido identificados problemas de ensino-aprendizagem e falta de motivação intrínseca que, não raras vezes, resultava em dificuldades no domínio atitudinal.
Dada a localização geográfica do agrupamento e o parco conhecimento do território local evidenciado pelos alunos, foi intenção deste cenário promover nos alunos aprendizagens que garantissem o reconhecimento da importância da água no concelho de Caminha, desenvolvendo neles competências técnicas e científicas na recolha, tratamento e interpretação de informação geográfica, bem como na realização de experiências e análises laboratoriais. O domínio artístico foi igualmente trabalhado apelando às artes criativas na interpretação do entorno territorial, estimulando percursos físicos que fomentassem a identificação de elementos naturais no espaço de influência pedagógica no agrupamento de escolas.
O cenário criou ambientes propícios à aplicação do trabalho de campo, valorizando a diversidade de relações que as diferentes comunidades e culturas estabelecem com os seus territórios, a várias escalas. A base de conhecimento serviu para estimular nos alunos a capacidade de argumentação, comunicação e intervenção em problemas reais, a diferentes escalas, nas quais foi essencial a exploração e uso de ferramentas tecnológicas ao longo dos tempos. Foram trabalhadas as competências contempladas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória recorrendo-se, de forma sistemática, à inovação e mudança educacional, quer na sala de aula quer nos espaços exteriores, promovendo-se o trabalho a pares e de grupo de modo a desenvolver a autonomia, a interajuda e a autoconfiança dos alunos.
“Saber a Sal: Caminha no conhecimento” deu um retorno muito positivo pelo interesse e melhoria da qualidade das aprendizagens, medidas em conhecimentos, capacidades e atitudes/valores, e permitiu ainda melhorar o autoconceito, dando outro significado aos atos letivos, aproximando-os no contexto e permitindo a exploração da criatividade dos alunos.
Apresentação/Media:
- Saber a sal (Apresentação .pdf)
- Saber a sal (Vídeo) [abre numa nova janela]
- Notícia no jornal Caminha 2000 [abre numa nova janela]
Nome e curta biografia dos formadores:
Maria Rosária Carrilho (rosariacarrilho2016@gmail.com) Licenciada em Geografia, Ramo Educacional, em 1998, na Universidade do Porto, Mestre em Inovação e Mudança Educacional, com Pós-Graduações em Supervisão e em Administração Escolar e Inovação Educacional. Leciona no grupo 420- Geografia na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, Caminha, desde 2009. É adjunta da Diretora do Agrupamento, Membro da Secção de Formação e Monitorização do Centro de Formação Vale do Minho; Representante do Agrupamento na Rede Social do Município de Caminha e Coordenadora da Equipa Multidisciplinar da Educação Inclusiva. |
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Joaquim Celestino Ribeiro (jcelribeiro@gmail.com) Licenciado em Engenharia Biológica (1998, Universidade do Minho) e profissionalizado no Ensino de Física e Química (2003, IPVC), possui Diploma de Estudos Avançados (DEA) em História da Ciência e da Técnica (2011, Universidade de Vigo - Espanha) e Especialização em Supervisão Pedagógica (2017, IPVC). É docente do grupo 510 no Agrupamento de Escolas Sidónio País (Caminha), exercendo as suas funções docentes na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Vila Praia de Âncora), coordenando, no presente ano letivo, a Implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular no Agrupamento de Escolas. |
Projeto 2 - Projeto Apps for Good 2018/2019, 1.º prémio do Ensino Básico
Escola: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia
Breve descrição/resumo:
O projeto Apps for Good, implementado em Portugal desde 2015 pelo CDI (Center of Digital Inclusion), é um programa educativo tecnológico e criativo em que alunos e professores são desafiados a desenvolver aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação da comunidade local e, consequentemente, do mundo. Ao longo do ano letivo os participantes passam pelos aspetos principais de desenvolvimento de um produto – desde a criação da ideia, viabilidade técnica e protótipo, até ao design do produto, escolha do modelo de negócio e marketing.
O projeto é implementado na Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, desde o ano letivo 2017/2018, em contexto extracurricular. No ano letivo 2018/2019, trabalharam diretamente neste projeto duas professoras, que lecionam as disciplinas de Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação, e doze alunos que frequentavam o 7º, 8º e 12º anos de escolaridade, divididos por seis equipas. Apenas três equipas decidiram participar na competição e apresentaram o seu trabalho no Encontro Regional. As três equipas foram selecionadas para o Evento Final Nacional, onde arrecadaram três prémios, 1º e 3º lugar melhor app (linha básico) e jovem aluna.pt.
O trabalho realizado foi apresentado publicamente à comunidade escolar, num evento onde estiveram presentes alunos, encarregados de educação, professores, responsáveis do projeto e responsáveis da autarquia.
Apresentação/Media:
- A disponibilizar...
- Apps for Good (Vídeo) [abre numa nova janela]
Nome e curta biografia das formadoras:
Emerência Raquel Teixeira (emerenciateixeira@gmail.com) Licenciada em Biologia (Ramo Educacional), em 2004, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e doutoranda em Ensino e Divulgação das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Leciona no grupo 520 – Ciências Naturais no 3º ciclo na Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, desde 2017/2018. No presente ano letivo, é coordenadora do projeto “Apps for Good”, na escola. |
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Maria Conceição Carneiro (mccc29@gmail.com) Licenciada em História (Ramo de Formação Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestrado em História Moderna – Inquisição, Sociedade e Mentalidades, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Curso de Formação Especializada em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor), Curso de Formação Especializada em Administração Escolar, pelo Instituto Politécnico do Porto e Curso Superior Especializado em Supervisão Pedagógica, pela Universidade Lusófona do Porto. Exerce funções de Diretora do Agrupamento de Escolas do Levante da Maia desde 2009. |