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Partilhas à Quarta (2019/2020) - Sessões - Sessão 4

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Sessão 4: 11 de março 2020 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - eTwinning “I Learning With Experiments”

Escola: Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, Maia

Breve descrição/resumo:

 Este projeto foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Lousada. Surgiu para melhorar a prática pedagógica e para desenvolver a Ciência no Jardim de Infância promovendo  o trabalho colaborativo e cooperativo, a inter-relação e transversalidade de vários saberes, nomeadamente da Ciência, Matemática, Arte, uso das novas tecnologias da Informação e Comunicação, tentando demonstrar que a Ciência não se limita às paredes dos laboratórios, acontecendo também em contextos informais e educativos. Para além disso permitiu uma reflexão sobre a importância/atitude do educador enquanto promotor de desenvolvimento científico.

 

Apresentação/Media:

 

Nome e curta biografia dos formadores:

Carla Morais (carrrlap@hotmail.com)

Concluiu o Bacharelato em Educadores de Infância em 1996, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Licenciatura de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância, com Especialização para a Cidadania e Formação Pessoal e Social em 2008, na Universidade Aberta. 
É Educadora de Infância do Quadro de Zona Pedagógica, a exercer funções no Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, Maia. A sua ação pedagógica assenta nos princípios do Movimento da Escola Moderna. Tem participado na escrita comparticipada de alguns artigos, publicados na Revista Escola Moderna e em congressos nacionais e encontros no âmbito da formação de docentes, onde partilha as suas práticas pedagógicas. Em 2019 recebeu o prémio Europeu, pela participação no Projeto eTWinning “I Learning With Experiments”, na categoria até aos 6 anos.

 


Projeto 2 - Braga por um canudo digital

Escola: Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, Braga

Breve descrição/resumo:

Pretende-se, com este projeto, produzir um Roteiro Turístico da cidade de Braga, acessível a todos, com resenhas históricas dos principais monumentos do Centro da Cidade. 
Este roteiro, produzido pelos alunos do Clube de Robótica do AESAS, RoboESAS Clube dos Pequenitos, com recurso à produção de pequenos filmes Stop Motion, estará acessível aos turistas, nacionais e estrangeiros, através de QR Codes, colocados estrategicamente ao longo do percurso pedestre selecionado. 
Este trabalho contribuirá para tornar mais acessível a história local e nacional, aos milhares de turistas que visitam a cidade, de forma gratuita e ecológica, contribuindo assim para o desenvolvimento turístico da cidade. Com o desenvolvimento deste projeto, pretende-se que os alunos investiguem o passado histórico do meio local, contextualizando-o com o passado nacional e relacionando o papel dos diferentes edifícios e locais com esse passado histórico. 
Ao longo do projeto, os alunos deverão familiarizar-se e aplicar ferramentas de produção e edição de vídeo em Stop Motion, programação e controlo de drones, edição de conteúdos e partilha dos mesmos em diferentes suportes digitais. Com estes recursos, os alunos devem produzir um roteiro virtual, com a ferramenta Google Expeditions. Os recursos serão alojados online, permanentemente acessíveis à comunidade, através de QR Codes. Será, também, produzido um mapa, a ser distribuído gratuitamente no Posto de Turismo local, com identificação do percurso e localização dos QR Codes. Será, ainda, construída uma maquete da cidade, onde um robot se deslocará, emitindo um registo áudio ao detetar os locais aí representados. A maquete poderá ser utilizada em contexto escolar, bem como no Posto de Turismo, de forma a partilhar saberes e consolidar competências TIC nos utilizadores. A partir deste trabalho realizar-se-á a programação de um jogo em Scratch, tornando acessível a base de dados a cidadãos que estejam impedidos de se deslocar fisicamente à cidade, bem como um jogo de tabuleiro, para desenvolver competências emocionais. 
Este projeto terá um continuum no tempo, não se resumindo ao espaço temporal da sua planificação/execução, permitindo acessibilidade pública a uma base de dados históricos. Com a disponibilização dos jogos interativo e de tabuleiro, estaremos a alargar o acesso do público à história local e nacional. Numa fase posterior, o jogo de tabuleiro poderá ser disponibilizado no posto de turismo local, contribuindo para, de forma lúdica, levar o “canudo bracarense” aos “4 cantos do Mundo”. 

Links úteis:
www.scienceonstage.eu
www.tynkercad.com
https://arvr.google.com/tourcreator/

APPs:
Selva 3D (http://app.selva3d.com/ )
3D Slash (https://www.3dslash.net/index.php )
Google Expeditions (Google Play) 

 

Apresentação/Media:

 

 Nome e curta biografia dos formadores:

Liliana Fernandes (lmcfernandes@aesas.pt)

Tem licenciatura em Educação, Professores do Ensino Básico, Variante de Português/ Inglês; Concluiu o Curso de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Portuguesa – Especialização em Lit. Infanto-Juvenil, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente é Docente do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio.
É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.
Faz parte do grupo de trabalho do Consórcio Science on Stage, bem como do projeto European Codeweek, com a coordenação da European SchooINet, sendo CodeWeek Leading Teacher.
É Embaixadora Scientix, em Portugal.
Tem a Certificação Microsoft Certified Teacher.
Tem participado em eventos científicos em Portugal e no estrangeiro, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas.
Na escola, coordena o Clube de Robótica “RoboESAS – Clube dos Pequenitos!”

 

Lúcio Botelho (luckystone7@gmail.comt)

Tem licenciatura em Matemática/Informática pela Universidade dos Açores, Profissionalização em Serviço no Grupo 550 – Informática; Docente do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio nos últimos 15 anos.
É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.
Tem a Certificação Microsoft Certified Teacher.
Tem dado formação pela ANPRI em várias áreas da programação à robótica.
Tem participado em eventos de Robótica a nível local e nacional.
Tem participado em eventos científicos em Portugal e no estrangeiro, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas.  Na escola, coordena o Clube de Programação e Robótica “RoboESAS”. Mais informações na página pessoal luckystone7.eu