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Partilhas à Quarta (2019/2020) - Sessões - Sessão 6

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Sessão 6: 27 de maio 2020 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - eTwinning "Heritge Matters"

Escola: Agrupamento de Escolas Doutor Manuel Gomes de Almeida

Breve descrição/resumo:

Breve Descrição / Resumo: O projeto “Herit@ge Matters” surgiu da vontade de 3 professores amigos em dar continuidade à excelente colaboração desenvolvida num projeto anterior, também premiado a nível Europeu. Alargado a mais 3 países, e posteriormente, abraçando 1 novo parceiro, o projeto envolveu professores e alunos de 7 países: Portugal e Grécia (fundadores), Croácia, Roménia, Alemanha, Bélgica e Moldávia. Da excelente relação de confiança e apoio entre os parceiros, resultaram inúmeros produtos criados em estrita colaboração pelos alunos, maioritariamente do 3.º ciclo, e envolvendo áreas tão variadas como Línguas, História e Geografia, Cidadania, Artes, TIC e Desporto. Os objetivos principais de “Herit@ge Matters” centraram-se, essencialmente, na criação de relações interculturais fortes entre os parceiros, desenvolvimento da consciência da nossa herança comum e da importância dos Valores Europeus. Pretendeu-se ainda, melhorar a capacidade de os alunos defenderem as suas opiniões e se manifestarem contra injustiças sociais, tornando-se melhores cidadãos, com uma melhor compreensão de valores e direitos básicos, tais como a equidade, o respeito, a tolerância, a diversidade, entre outros.

 

Apresentação/Media:

 

Nome e curta biografia da formadora:

Marisa Rocha (teachermarisafox@gmail.com)

Licenciada em Ensino de Inglês e Alemão em 1992 na Universidade do Aveiro. Leciona no grupo 330 – Inglês de 3.º ciclo e Secundário no Agrupamento de Escolas Doutor Manuel Gomes de Almeida desde 2009/2010. É eTwinner desde 2012 e acumula 11 Selos de Qualidade Nacionais, 9 Selos de Qualidade Europeus, 3 Prémios Nacionais e 2 Prémios Europeus, ambos como fundadora. Neste momento é coordenadora do seu primeiro projeto Erasmus+.

 


Projeto 2 - "Cenário de aprendizagem para o ensino profissional
desenvolvido no âmbito da Iniciativa Laboratórios de aprendizagem"

Escola: Agrupamento de Escolas Doutor Azevedo Marques, Amadora

Breve descrição/resumo:

Tudo começou no dia em que li um e-mail com a divulgação dos Laboratórios de Aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa, pois imediatamente me ocorreu que poderia ser o caminho para melhorar o sucesso dos alunos, em particular daqueles que são estudantes-trabalhadores e na maioria dos casos sem estatuto, pois a precaridade laboral é uma realidade. Seguindo as diretrizes dadas na formação e a troca de experiências desenvolvi um cenário com base na pedagogia conectivista que exigisse menos a presença dos alunos na escola, definindo uma metodologia mais centrada no aluno, onde o papel do professor fosse o de mediador do processo de aprendizagem. A ideia passava por incluir as tecnologias de informação no processo. Foi criada uma sala de aula virtual recorrendo à plataforma Google Classroom, sensibilizando os alunos de uma turma para esta nova de interação. Este cenário foi alargado a todas as turmas (10.º, 11.º e 12.º anos), nas disciplinas que leciono, serviço de pastelaria, gestão e controlo e apoio à PAP. Como coordenadora também tive de procurar uma solução para os estágios, surgindo a ideia de criação de blogues e de publicação de práticas simuladas. Ao fazer o ponto de situação, analisando os blogues já construídos para dar feedback aos alunos, emocionei-me com os trabalhos pois constatei que os resultados excederam largamente as minhas expetativas.

 

Apresentação/Media:

 

Nome e curta biografia da formadora:

Bernardete Marques (bernardeteteixeiramarques@gmail.com)

Licenciada em Engenharia Têxtil na Universidade da Beira Interior em 1997. Em 2002 entrou num projeto de investigação na UBI, onde publicou quatro artigos, acabando por prosseguir para Mestrado em Sistemas de Controlo e Manutenção Industrial. Em 2003 começou a sua atividade no ensino, dando formação em várias empresas e escolas profissionais na área da Manutenção Industrial, com CAP de formador. Em 2007, obteve o Certificado de Aptidão Profissional de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, passando a fazer parte do grupo de formadores do mesmo curso.
Em 2010, leciona no grupo 530, num curso técnico de culinária, no Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo de Neves. Abraçou o projeto com paixão e obteve o certificado de Técnico de Cozinha/Pastelaria em 2018, pela CEPSA. Mantém-se na mesma escola, mas como técnica até ao momento, acumulando o papel de coordenador de Curso, desde 2015.
Neste momento encontra-se a fazer a profissionalização no 510 na Universidade Aberta e uma especialização de e-formador, para além da formação em Laboratórios de Aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa. O que mais gosta de fazer é aprender e ensinar a aprender.