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Partilhas à Quarta (2020/2021) - Sessões- Sessão 2

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Sessão 2: 06 de janeiro 2021 às 21h (60 minutos)

 


1.ª Partilha - Programa - Apps For Good

Apps For Good Portugal
Escola: 
Agrupamento de Escolas Dr.Serafim Leite, S. João da Madeira

              

Breve descrição/resumo:

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico internacional, operacionalizado pelo CDI (Center of Digital Inclusion) em Portugal que desafia os alunos – do 5.º ao 12.º ano – e professores de todas as áreas disciplinares, a criarem soluções tecnológicas para smartphones ou tablets para minimizarem um problema social ligado à sustentabilidade do planeta. 
Através de uma plataforma online, alunos e professores têm contacto com uma metodologia de projeto que os encaminha na construção de aplicações (apps), acompanhados por uma rede de especialistas voluntários de várias empresas que estão disponíveis para dar mentoria aos vários projetos. O programa culmina numa competição onde as equipas de alunos tem a oportunidade de fazer um pitch final da sua ideia de aplicação. 
Durante esta viagem, os alunos trabalham o seu pensamento crítico, o trabalho em equipa, a liderança, a comunicação, as suas ideias e a sua consciência social, competências importantes para o seu futuro académico e profissional. Os professores conhecem e aplicam novas metodologias em sala de aula e tornam-se mais confiantes no uso das tecnologias.  
Nos últimos 6 anos, mais de 450 escolas, 1100 professores e 13080 alunos tiveram contacto com a metodologia Apps for Good, contribuindo para o sucesso e impacto do programa na comunidade escolar portuguesa. O Apps for Good Portugal encontra-se agora na sua 7.ª Edição (2020/2021).  
Como reconhecimento do seu impacto, o Apps for Good recebeu em outubro 2020, o Prémio da UNESCO pela sua abordagem inovadora para o desempenho e eficácia dos professores. 

 

Apresentação/Media:

 

Nome e curta biografia:

Matilde Buisel (matilde.buisel@cdi.org.pt)

Licenciada e Mestre em psicologia clínica no ISPA e membro da Ordem dos Psicólogos. Em 2014 realizou o seu estágio profissional no CDI Portugal onde se encontra atualmente como Gestora do Projeto Apps for Good. É certificada em Competências Pedagógicas (CAP) e já desenvolveu vários projetos comunitários enquanto formadora.

Fátima Pais (fatima-pais@essl.pt)

Professora de Informática na "melhor escola do Mundo": o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira;
Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, PhD em Multimédia em Educação;
Coordenadora de projetos e inovação.

 

Bruno Ferreira

Eu sou o Bruno Ferreira, tenho 18 anos e vivo em Santa Maria da Feira.
Tirei o curso de TGPSI no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite onde, aprendi basicamente tudo sobre a programação.
Neste momento, encontro-me a tirar uma Licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.
Gosto bastante de programar porque, é realmente o que gosto de fazer e não me sinto "farto" de programar”! 

 


2-ª Partilha - Laboratórios de Aprendizagem

Escola: Agrupamento de Escolas do Bonfim (Portalegre)

Breve descrição/resumo:

O trabalho apresentado nesta partilha foi desenvolvido no âmbito da oficina de formação “Estratégias de Aprendizagem Ativa com recurso às TIC”. Foi-nos proposto a criação de uma atividade de aprendizagem ativa recorrendo às TIC para implementar com os alunos. Neste contexto e tendo sempre em mente a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, ao longo do período de E@D foram lançados dois desafios aos alunos dos 5.º e 6.º anos: 1.º registar num mural digital os “momentos felizes da semana”, tendo como apoio um tutorial em vídeo desenvolvido pela professora https://youtu.be/Qi_D4_dRGhQ; 2.º criar um filme com a técnica Stop Motion, com tema à escolha e tendo, também, como apoio apenas um vídeo tutorial https://youtu.be/nQFCLsHEiko
A ideia para estas duas atividades surgiu dos lamentos dos alunos. Muitos deles lamentavam-se que estavam tristes por não poder sair de casa, assim, procurei desenvolver atividades em que o foco fosse os momentos bons e não a situação atual que se vivia.
Ambos os desafios foram bem aceites pelos alunos, foram superados com qualidade e os prazos foram cumpridos.
Para avaliação dos referidos desafios foi pedido para os alunos criaram um vídeo na plataforma Flipgrid.
Antes da implementação dos desafios estava receosa devido ao facto dos alunos serem tão novos e tão pouco experientes com as TIC mas, com o decorrer do trabalho, os meus alunos mostraram-me que os meus receios eram infundados já que eles atingiram todos os objetivos com sucesso.
Com estas atividades os alunos adquiriram autonomia, responsabilidade, competências ao nível das TIC, perceberam as potencialidades do Wakelet e do desenvolvimento de vídeos para serem usadas noutras disciplinas e noutros contextos, aceitaram (melhor) o facto de estarem fechados em casa olhando com outros olhos para os pequenos/grandes momentos de felicidade que surgem no dia a dia. Ficaram mais conscientes dos perigos da internet e compreenderam a necessidade de práticas seguras na utilização das ferramentas digitais.

 

Apresentação/Media: 

 

Nome e curta biografia:

Laura Chagas (laura@aeb.pt)

Docente do quadro do Agrupamento de Escolas do Bonfim (Portalegre), do grupo de docência 550, desempenha funções no Centro de Recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (CRTIC) para a educação especial. Licenciatura em Informática de Gestão, ISLA Santarém e Mestrado em Educação Especial ramo de problemas cognitivos e motores na ESE de Portalegre. Profissionalização em serviço na ESE de Portalegre. Foi coordenadora do projeto “MyM- Eu consigo!”, premiado com o 2.º lugar, do 5.º escalão, da 13.ª edição do Prémio Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho.