Sessão 4: 10 de março 2021 às 21h (60 minutos)
1.ª Partilha - "Selo eSafaty Label"
"Selo eSafaty Label"
Escola: Agrupamento de Escolas de Santo André
Breve descrição/resumo:
O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia dirigida a todas as escolas que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.
Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio que procura promover um ambiente seguro e enriquecedor, bem como o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a cibersegurança.
O Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro, partilha a sua experiência no âmbito da iniciativa eSafety.
Apresentação/Media:
Nome e curta biografia:
Jani Miguel (janimiguel.evt@aesa.edu.pt) Licenciada em Educação Visual, desde 1994, encontra-se a lecionar as disciplinas de Artes Visuais, do 2º ciclo, onde é coordenadora do grupo 240.
|
|
Vítor de Oliveira (vitoroliveira.bg@aesa.edu.pt) Licenciado em Ensino da Biologia, com pós-graduação em Administração e Gestão Educacional, encontra-se a lecionar Ciências Naturais de 3º ciclo, onde é Coordenador de Diretores de Turma de 2º e 3º Ciclos.
|
|
|
2-ª Partilha - Laboratórios de Aprendizagem
Escola: Agrupamento de Escolas Póvoa de Santa Iria
Breve descrição/resumo:
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da formação de formadores da Oficina de Formação Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às TIC (turma de Santarém) e coincidiu com o período de confinamento (maio 2019) para a grande maioria das turmas do país. Numa altura de grandes desafios para todos os professores dos diferentes grupos disciplinares, com adaptação constante de metodologias e estratégias para procurar aumentar o envolvimento dos alunos nas tarefas de aprendizagem (Reeve & Lee, 2014), surgiu esta proposta de trabalho para 7 aulas de Educação Física (EF) do 10.ºE e 10.ºF.
Começamos com um desafio ( https://www.youtube.com/watch?v=Fe-tOTE0Nvw) adaptado às regras e realidade escolar em confinamento ( https://www.youtube.com/watch?v=Mz6odlnxNUc&feature=youtu.be ) e através de uma dinâmica contínua entre sessões assíncronas (plataforma moodle) e sessões síncronas (plataforma Zoom), utilizando a flipped classroom como estratégia de aprendizagem ativa, estudamos o movimento humano, analisando, discutindo, avaliando e criando saltos perpétuos.
Pretendeu-se envolver os alunos na aprendizagem ativa do movimento humano, de forma a que se apropriassem do conhecimento de uma forma cooperativa, passando grande parte do tempo a analisar e aplicar os conceitos associados ao movimento humano. Aqui, as breakout rooms do zoom permitiram uma dinâmica de interação ativa, mais próxima da “normalidade” do trabalho de grupo presencial e normalmente desenvolvido nas aulas de EF, com apresentação de ideias diferentes, discussão de compromissos e reflexões após o contributo do professor.
Reeve, J., & Lee, W. (2014). Students’ classroom engagement produces longitudinal changes in classroom motivation. Journal of Educational Psychology, 106(2), 527-540. doi: 10.1037/a0034934
Apresentação/Media:
Nome e curta biografia:
António Quaresma ( antoniokuaresma@gmail.com) Licenciado em Educação Física e Desporto, Pós-graduado em Envelhecimento: Atividade Física e Autonomia Funcional, Mestre em Psicologia do Desporto e Doutor em Educação, desempenha as suas funções no Agrupamento de Escolas Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira. É atualmente Coordenador do Desporto Escolar (com 23 grupos-equipa) e é o Responsável pela Secção de Formação e Monitorização do Agrupamento. É também Formador de Professores e Treinadores (qualificação e formação contínua) e Investigador nas áreas da atividade física e saúde, obesidade, exercício, motivação, karate, karate adaptado e mudança de comportamento.
|
|
|
|
|
|
|