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Partilhas à Quarta (2020/2021) - Sessões-Sessão1

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Sessão 1: 02 de dezembro 2020 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - Líderes Digitais - SeguraNet

Escola: Agrupamento de Escolas de Mira
              Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Ilha da Madeira
              Universidade do Porto
              

Breve descrição/resumo:

A iniciativa Líderes Digitais (LD), implementada em 2015/2016, tem como objetivos principais divulgar e promover, junto das comunidades educativas, a adoção de comportamentos que contribuam para a utilização segura da internet e dos dispositivos móveis, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento da Cidadania Digital.
Os Líderes Digitais têm como missão intervir junto dos seus pares, bem como dos restantes membros da comunidade educativa em que se inserem, incentivando-os à adoção de uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias e ambientes digitais.
A seleção dos temas, em cada edição, tem em conta, por um lado, as questões relacionadas com a Cidadania Digital, no âmbito dos vários domínios estabelecidos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (Direitos Humanos, Media, Saúde, Sexualidade, Segurança, Defesa e Paz), bem como o preconizado nas Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação, no 1.º ciclo do ensino básico. Por outro lado, os temas propostos poderão também ser abordados no quadro das  Aprendizagens Essenciais das várias disciplinas, nos diferentes anos de escolaridade.
A participação dos Líderes Digitais nas atividades é voluntária, sendo os participantes distribuídos por duas categorias:  
Líderes Digitais – alunos a frequentar os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário. Líderes  Digitais Benjamins – alunos a frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico. 
Página : https://www.seguranet.pt/index.php/pt/o-que-fazemos

 

Apresentação/Media:

 

Nome e curta biografia do formador:

Joana Martins (joanadmartins2014@gmail.com)

Joana Martins, de 16 anos, integrou, em 2018, a iniciativa “Líderes Digitais”, da Seguranet, pela qual, como parte da equipa do Agrupamento de Escolas de Mira, conduziu alguns questionários e palestras, a nível local, para públicos variados. Participou, também, como painelista e moderadora em encontros nacionais associados a estas temáticas e, em 2019, participou no SIF (Fórum para uma internet mais segura), em Bruxelas, tornando-se Embaixadora da Juventude pelo Projeto Better Internet for Kids. Continua a participar nestas iniciativas, adaptadas ao contexto atual (através de vídeos, webinars, discussões online).

Guilherme Rodrigues dos Santos (monicafilipa80@gmail.com)

Guilherme Martim Rodrigues dos Santos, tem 11 anos e frequenta o 6. Ano na EBSSC. Também frequenta o Conservatório - escola das artes- onde tem aulas de guitarra. 
Gosta de desporto e treina futebol. 
Também gosta de ler e de escrever, gosto esse que o levou a aceitar um desafio e a escrever, no pretérito ano letivo, um pequeno livro, ilustrado por um colega da turma, “O menino que sofria _bullying_” .
Participa no telejornal digital da EBSSC e no projeto líderes digitais.

 

Ana Rita Marques (anaritamarques01@gmail.com)

Caloira de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, fragmenta-se entre Viana do Castelo, a cidade que a viu nascer, e a Invicta, a cidade que a acolheu. Apaixonada pelo mundo e pela vida, é uma pessoa muito ativa e que pretende ter uma ação preponderante na sociedade em que se encontra inserida. Amante em concomitância das Artes e da Ciência, concilia a vida académica com projetos de diversas índoles, nunca descurando o papel de ambos no desenvolvimento do ser humano. 

 


Projeto 2 - Projeto Reporter@s por el medio ambiente

Escola: Agrupamento Muralhas do Minho, Valença

Breve descrição/resumo:

O projeto Reporter@s por el medio ambiente foi desenvolvido por cinco escolas de Espanha, França e Portugal, durante o ano letivo, e teve como tema principal o meio ambiente. A língua de comunicação foi o espanhol e contou com a participação de cinco professores e cerca de 60 alunos.

Os estudantes identificaram os problemas ambientais que os afetam, realizaram pesquisas, analisaram informação em grupos nacionais e internacionais e propuseram soluções, dando a conhecer o resultado do seu trabalho através de diferentes apresentações digitais.

Ao longo do projeto foram abordados conteúdos de educação ambiental e as atividades levadas a cabo tiveram como principal objetivo consciencializar os jovens estudantes sobre a necessidade de tomar medidas a nível individual, coletivo e institucional para proteger o meio ambiente e reverter a situação das alterações climáticas.

Outro objetivo importante consistiu em promover a literacia ambiental, de forma a aumentar o grau de conhecimento dos alunos sobre o meio que os rodeia e os problemas ambientais que os afetam a curto e longo prazo.

Pretendeu-se também desenvolver competências interpessoais e interculturais, bem como o pensamento crítico e criativo.

A língua espanhola foi usada como meio de comunicação e compreensão entre pessoas de diversas origens, línguas e culturas, contribuindo assim para combater estereótipos linguísticos e culturais.

Nas diferentes fases do projeto, promoveu-se o trabalho colaborativo e a interação entre os parceiros.

O ensino à distância obrigou a adaptar algumas das atividades planificadas, mas não impediu que o trabalho continuasse e que os objetivos do projeto fossem concretizados.

 

Apresentação/Media:

 

Nome e curta biografia do formador:

José Afonso Teixeira (joatxt4@gmail.com)

Professor de espanhol no Agrupamento Muralhas do Minho em Valença. Coordenador dos projetos Erasmus+ desde 2014 e eTwinner ativo desde 2017.