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Partilhas à Quarta (2021/2022) - Sessões-Sessão 6


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Sessão 6: 18 de maio 2022 às 21h (60 minutos)


Transição Digital em ação: Exemplos de práticas nas escolas

Direção-Geral da Educação (DGE)
                           

Breve descrição/resumo:

O Programa de digitalização para as Escolas, contemplado no Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 de 21 de abril) prevê, entre outros, uma forte aposta na capacitação digital dos docentes, no desenvolvimento digital das escolas e na disponibilização de recursos educativos digitais.
Neste contexto, será feito um breve enquadramento da iniciativa, o trabalho que está neste momento em curso e o que se perspetiva nesta transformação digital das escolas.
 
Apresentação/Media:

Nome e curta biografia :

António Silva (antonio.silva@dge.mec.pt)

Licenciado em Ensino Básico desde 1999. Pós-graduado em Filosofia e Ação Educativa pela Universidade Católica Portuguesa. Lecionou no ensino privado durante três anos. Depois disso, tornou-se professor na rede pública de ensino.
Integrou a Direção de um Agrupamento de Escolas durante 6 anos.
Atualmente, desenvolve atividade na Direção-Geral da Educação, na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. Coordenou diversas iniciativas como a "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo", "Probotica",  a área de integração das "TIC no Currículo" e o "MatemaTIC".
A nível internacional, coordenou os projetos "MENTEP" e "TeachUP" da European Schoolnet e é EduCoordinator da iniciativa da Comissão Europeia "Codeweek".
Atualmente, integra o grupo de trabalho que organiza a “Capacitação Digital das Escolas", desenvolvido no âmbito do "Plano de Ação para a Transição Digital".


Agrupamento de Escolas de Cristelo Básica 

Breve descrição/resumo: O Agrupamento de Escolas de Cristelo situa-se no concelho de Paredes e possui 1002 alunos, desde o pré-escolar até ao 11º ano (possui oferta de ensino secundário desde o ano letivo 2020/21). Desde sempre que o digital foi uma aposta no agrupamento, não só que no diz respeito aos equipamentos, mas também a plataformas inovadoras criadas com o objetivo de ajudar na monitorização do projeto educativo e, mais recentemente, numa avaliação integrada, no contexto do projeto MAIA, que permite a cada interveniente no processo (docente, aluno e Encarregados de Educação) saber exatamente em que ponto está e para onde ir. Neste sentido, inicialmente através do Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica e, mais recentemente, através da implementação do Plano de Inovação, do PADDE e do projeto MenSI, o agrupamento tem aproveitado para se desenvolver cada vez mais na área do digital, quer através da continuidade de projetos já implementados, quer na promoção de metodologias ativas de aprendizagem.

Apresentação/Media: 

Nome e curta biografia :

Cátia Santos (catiasantos@agcristelo.edu.pt)

Licenciada em Biologia e Geologia (ensino) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2004, encontra-se a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Cristelo, onde tem participado, ao longo dos anos, em vários projetos ligados ao digital: formadora da aplicação DAT@CRIS, administradora da plataforma MOODLE, membro das equipas do plano tecnológico, do projeto educativo, do plano de melhoria, do P-PIP, do planode ação para o desemvolvimento digital das escolas e do projeto MENSI.


Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova                         

Breve descrição/resumo:

Nas escolas associadas do Nova Ágora – CFAE, a recolha de informação centrada na verbalização de perceções relativas à praxis docente, no contexto da implementação das medidas de desenvolvimento digital desenhadas a partir do trabalho em equipa, no âmbito da elaboração de planos de ação, tendo em conta o enquadramento das políticas públicas em Educação, revela efeitos no terreno, ou seja, nas escolas e «salas de aula».
Sem ignorar o papel da cultura de uma escola nas características da sua transformação, é possível sinalizar em todos os estabelecimentos a utilização de novos materiais ou tecnologias, o uso de novas estratégias ou atividades, a existência de resistências e a alteração de crenças por parte de intervenientes. Constata-se, também, que as características dos processos de ensinar e fazer aprender, dos ambientes de aprendizagem e das metodologias, viabilizam estabelecer relação com as dinâmicas implicadas em medidas propostas nos PADDE. No mesmo sentido, percebe-se a influência da oferta formativa do CFAE, visando a capacitação da comunidade escolar e educativa.
Não pode haver inovação sem inovadores, sendo pacífico o reconhecimento de que a melhoria beneficia da liderança inteligente e de um clima organizacional de apoio. Assim, os testemunhos, práticas, projetos e produtos ilustrativos mobilizados nesta partilha assumem-se como contributos, ainda que algo avulsos, lacunares e prévios à aplicação de um dispositivo de estudo mais elaborado, para refletir sobre as dificuldades que se colocam às inovações pedagógicas, apelando ao questionamento de um coletivo docente que se propõe mudar as práticas de forma intencional e, assim, sustentar a transformação em curso, tornando-a duradoura e efetiva.

Apresentação/Media: 

Nome e curta biografia:

Sandra Galante (sandragalante@aecondeixa.pt)

Sandra Galante é licenciada em línguas e literaturas modernas, estudos portugueses e franceses (ramo de formação educacional) e mestre em supervisão pedagógica.
É professora dos ensinos básico e secundário no agrupamento de escolas de Condeixa-a-Nova, formadora certificada pelo CCPFC e embaixadora digital do Nova Ágora - CFAE.


Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca                     

Breve descrição/resumo:
 Projetos eTwinning/Erasmus+ e a capacitação digital, no âmbito dos PADDE

A integração das TIC nas práticas das Escolas não passará por uma simples melhoria da forma de instrução tradicional, mas, efetivamente, por uma pedagogia radicalmente nova. Os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas surgem como os instrumentos orientadores desta “nova radicalidade”, procurando potenciar a capacitação digital de alunos e professores, numa perspetiva inclusiva e de desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), em articulação com as Aprendizagens Essenciais disciplinares.
Neste contexto, os Projetos eTwinning e Erasmus+ surgem como o “conceito” perfeito para integrar todas estas dimensões, proporcionando inovação pedagógica, integração curricular e das TIC, colaboração a diferentes níveis e desenvolvimento integrado das competências previstas no PASEO, tendo sido impulsionados, ao nível dos processos formativos da capacitação digital de docentes do CFAE Sousa Nascente, e promovidos pelas ações e medidas previstas nos diferentes PADDE das Escolas associadas a este CFAE.

Apresentação/Media: 

Nome e curta biografia:

Ivo Rodrigues (ivo.m.f.r@gmail.com)

Ivo Rodrigues (1979) é natural de Valpaços e vive em Lousada. É licenciado em Geografia (Universidade de Coimbra) e mestre em Educação e Tecnologias Digitais (Universidade de Lisboa).
É professor de Geografia (2001-22), foi professor do ensino superior politécnico, em acumulação, na ESE do Instituto Politécnico de Bragança (2009-10), formador no Centro de Formação Profissional do IEFP de Bragança (2010). Atualmente, é professor do Quadro de Agrupamento no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (Lousada) e Embaixador Digital, no âmbito da Capacitação Digital das Escolas, no CFAE Sousa Nascente (2020-22).