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Partilhas à Quarta (2021/2022) - Sessões-Sessão4


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Sessão 4: 23 de março 2022 às 21h (60 minutos)


 Internet Segura para todos: Academia Digital para Pais/ SeguraNet

ERTE/DGE 
                           

Breve descrição/resumo:

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais/encarregados de educação de crianças do Ensino Básico de frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais. 
Depois do êxito da 1.ª edição, que trabalhou particularmente junto de escolas inseridas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, esta 2.ª edição alarga o seu espetro de ação, quer do ponto de vista do território, quer dos objetivos das ações. Pretende-se, assim, continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.
As ações são agora desenvolvidas em todo o território e o Programa ganha uma nova valência associada à utilização segura e responsável da Internet, das redes e dos computadores. 
O regulamento e mais informações sobre a iniciativa encontram-se disponíveis em: https://www.dge.mec.pt/academia-digital-para-pais.
 

Apresentação/Media:

Nome e curta biografia :

Lígia Susana Cruz Azevedo (ligia.azevedo@dge.mec.pt)

Licenciatura em Matemática Educacional pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, mestrado em Ciência da Educação, especialidade em Informática Educacional pela Universidade Católica. A sua experiência profissional passa pela formação de professores e integrou a equipa de um Centro de Competência TIC. Desde 2009 que integra a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, da Direção-Geral da Educação. Coordenadora do Centro de Sensibilização SeguraNet. Colabora em iniciativas nacionais e europeias no âmbito da Cidadania Digital e da Cibersegurança.

Maria Teresa Nogueira Lima de Andrade (teresa.andrade@dge.mec.pt)

Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com Especialização na Área de Administração Escolar e Educacional, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. A sua experiência profissional passa pela área da investigação nas neurociências, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo, ainda, exercido vários cargos de coordenação pedagógica e direção de um agrupamento de escolas TEIP. Desde 2018 que integra a Equipa de Acompanhamento e Monitorização do Desenvolvimento Curricular, da Direção-Geral da Educação, essencialmente no que se refere a iniciativas relativas ao acompanhamento e desenvolvimento do programa TEIP.

 


AE Maximinos

Breve descrição/resumo: O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que da possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.
Depois do êxito da 1.ª edição que trabalhou particularmente junto de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária como o AE Maximinos, decorre a 2.ª edição, que alarga o seu espectro de ação, quer do ponto de vista do território, quer dos objetivos das ações. Pretende-se, assim, continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual. 
Nesta sessão vamos partilhar a experiência do Agrupamento de Escolas de Maximinos relativa à temática da Academia Digital para Pais, destacando as questões relativas à Cidadania Digital.

Apresentação/Media: https://www.youtube.com/watch?v=84NIdzIhDG4

Nome e curta biografia :

Paulo Antunes (diretor@aemaximinos.net)

Doutorando em Educação na Universidade de Vigo – “Innovación para a equidad educativa” e pós-graduado em Administração Escolar e Inovação Educacional, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Possui também um diploma de Estudos Avançados (Didáctica e Organización Escolar), pela Universidade de Vigo e é licenciado em Geografia, com formação educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e com formação científica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Atualmente, desempenha as funções de Diretor no AE Maximinos, tendo exercido ações de liderança desde 2005.

Henrique Catita (a12647@aemaximinos.edu.pt)

Finalista do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Formador do programa Academia Digital para Pais.


Projeto eTwinning "New Literates of 21st Century”.

AE de Arrifana, Santa Maria da Feira
                            

Breve descrição/resumo:

O projeto New Literates of 21st century foi desenvolvido por oito escolas da Turquia, Croácia, Lituânia e Portugal, durante o ano letivo 2020/21, e teve como tema principal a literacia digital e a desinformação. A língua de comunicação foi o inglês e contou com a participação de oito professores e cerca de 60 alunos, 17 deles portugueses.
A tecnologia está presente nas nossas vidas como nunca esteve, nomeadamente na educação e, ainda mais, com o ensino online. 
Logo, ser “Media Literate” é crucial. De forma que os jovens venham a ser cidadãos bem informados, é urgente o desenvolvimento do seu pensamento critico, bem como serem criadores ativos de conteúdos, e não consumidores passivos dos conteúdos online e das tecnologias. 
As escolas, como espaço físico e ambiente social, onde professores, alunos e pais se encontram, têm um papel muito importante no desenvolvimento das competências social e digital dos alunos. Mas colocam-se várias questões: sabemos usar a internet com segurança? Quais os potenciais perigos se a utilizarmos incorretamente e sem regras? Como alcançar a competência da literacia digital?  E então os pensadores críticos interrogam-se: tudo o que vemos nos media é verdadeiro?

Neste projeto os alunos trabalharam as mudanças na educação e as novas competências que foram surgindo, como a literacia digital. Sendo um projeto centrado no papel ativo do aluno, os professores foram os mentores do processo, promovendo uma aprendizagem interativa e inclusiva, com partilha de saberes e práticas inovadoras.
Os alunos desempenharam vários papéis: desenhadores ao criarem posters; intérpretes ao resolverem jogos; criadores ao escreverem a “Common Story” e criarem jogos; membros de equipa nas equipas internacionais; pesquisadores ao discutirem variados temas no fórum. Partilharam conhecimentos e aprenderam fazendo, desenvolvendo uma aprendizagem efetiva.
As atividades criadas foram diversas, umas realizadas individualmente e outras colaborativamente, e para o seu desenvolvimento os alunos analisaram, pesquisaram e tomaram decisões sobre literacia digital e desinformação, aprendendo novos termos. Foram utilizadas as mais variadas ferramentas digitais, promovendo a criatividade dos alunos e o uso das mesmas. 
Os produtos INDIVIDUAIS, COMUNS e finais criados, decorrentes das atividades ao longo do projeto, espelham o contexto digital produzido e a tomada de consciência dos alunos relativamente à importância de saber reconhecer e distinguir informação Verdadeira de falsa, bem como da utilização correta da internet.
As diferentes ferramentas, estratégias e metodologias usadas permitiram atingir o objetivo de ter alunos plenamente envolvidos e dinâmicos, autónomos, conscientes e confiantes na utilização e produção de informação, desenvolvendo o seu pensamento critico e a sua competência digital.

Apresentação/Media: https://www.youtube.com/watch?v=mdupMgV21ks

Nome e curta biografia:

Cristina Moreira Carvalho (mcristincarvalho27@gmail.com)

Licenciada em línguas e literaturas modernas, variante inglês-francês, pela faculdade de letras da universidade do porto.
Professora do quadro do Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira, onde exerce funções desde 1996, tendo desempenhado vários cargos de coordenação padagógica e direção do agrupamento.. 
etwinner desde setembro de 2018, sempre ativa.
Este ano letivo é mentora etwinning no agrupamento em que leciona.