Sessão 2: 11 de janeiro 2023, às 21h:00 (60 minutos)
Recursos Educativos Digitais (RED) - ERTE/DGE
ERTE/DGE: Recursos Educativos Digitais (RED)
Resumo:
O Plano de Ação para a Transição Digital (PTD), atualmente em curso, prevê, na área da educação, um Programa de Digitalização para as Escolas com várias dimensões, com o objetivo de capacitar e incluir digitalmente todos os alunos e professores (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020). De modo a garantir o acesso ao digital por parte de todos os alunos, e promover a realização de aprendizagens de qualidade, com o apoio do digital, este programa contempla três grandes dimensões de ação:
- a disponibilização de equipamento individual e a garantia de conectividade móvel gratuita para todos os alunos e professores;
- uma forte aposta na capacitação digital de docentes, a nível nacional, através da oferta de formação adequada ao nível de proficiência digital de cada um;
- o acesso a recursos educativos digitais de qualidade e a ferramentas de colaboração em ambientes digitais, que promovam a inovação no processo de ensino e aprendizagem.
Para a implementação deste programa, a DGE conta com a colaboração dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e dos Embaixadores Digitais, alocados a cada um deles, os quais desempenham um papel essencial no acompanhamento à conceção e implementação dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), enquanto instrumentos estratégicos ao nível do desenvolvido na área do digital, em cada contexto escolar. No âmbito dos PADDE, as escolas podem definir e implementar ações que visam o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Digital, tendo em vista o bem-estar de todas crianças e jovens.
No quadro da iniciativa “Partilhas às Quartas”, do dia 11 de janeiro, dá-se visibilidade aos recursos educativos digitais de qualidade produzidos e agregados na Ilha Periscópio (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home). Estes Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º ciclo do ensino básico foram produzidos no âmbito de um projeto de parceria entre a Direção-Geral da Educação com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, e cofinanciado pelo FSE através do POCH. Estes recursos para as áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português, pretendem proporcionar aos alunos mais e melhores aprendizagens e contribuir para o uso pedagógico das tecnologias e dos recursos educativos digitais.
No que se refere às Ciências, é possível encontrar uma área dedicada aos alunos e outra para os professores onde se disponibilizam 73 atividades que integram propostas de abordagem didática, registos para as crianças, instrumentos de avaliação das aprendizagens, enquadramento concetual e curricular, bem como diversos recursos originais de apoio à planificação de aulas (ex. vídeos-dicas e vídeos-aula) e à sua exploração com as crianças (ex. jogos digitais, infografias, podcasts, vídeos-maker). A equipa que produziu estes recursos de Ciências foi liderada pela Prof.ª Doutora Ana Rodrigues e e pela Prof.ª Doutora Isabel Martins, ambas da Universidade de Aveiro.
Na área dedicada ao Português, estão disponíveis recursos interativos que levem a criança, numa atitude de descoberta, a mobilizar conhecimentos sobre a língua. Cada jogo obedece a um percurso narrativo que, em interatividade constante, desafia o jogador a superar dificuldades, devolvendo-lhe o sentido de progressão na aprendizagem. O Comboio dos Sons às Letras destina-se a guiar o pequeno viajante na descoberta da relação entre a língua oral e a língua escrita. A DIGIBIBLIO visa impulsionar a aprendizagem de estratégias de compreensão da leitura de textos. A Fábrica de Textos tem como objetivo a compreensão das etapas e dos processos na produção de um texto, obedecendo a uma estrutura coerente e coesa e respeitando a correção ortográfica. A Casa na Quinta promove a consciência lexical e o conhecimento gramatical, incluindo atividades sobre a estrutura interna das palavras e das frases. A equipa que produziu estes recursos de Português foi coordenada pela Prof.ª Doutora Inês Sim-Sim, da Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Prof.ª Doutora Maria João Freitas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Na área da Matemática existem diversos jogos aos quais o jogador deve responder acertadamente a desafios colocados por uma personagem representativa de uma certa profissão: O pescador - Cálculo mental; A agricultora - Localizar números na reta; O camionista - Organização de dados; O alpinista - Adição e subtração; O construtor - Multiplicação e divisão; O arqueólogo - Classificação de figuras; A arquiteta - Planificação de sólidos; A condutora de drone - Orientação espacial; A merceeira – Medida; A analista - Representações gráficas em OTD. A equipa que produziu estes recursos de Matemática foi coordenada pela Prof.ª Doutora Lurdes Serrazina, da Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Prof.ª Doutora Joana Brocardo, da Escola Superior de Educação de Setúbal.
A equipa de produção multimédia foi coordenada pelo Prof. Doutor Paulo Vicente, do iNOVA Media Lab da Universidade Nova de Lisboa.
Nome e nota biográfica
Ana Silvestre (ana.silvestre.silva@dge.mec.pt) É docente do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, no Barreiro, atualmente em funções na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral da Educação. |
Ilha Periscópio (Ciências Experimentais, Matemática e Português)
Escola: Agrupamento de Escolas de Vilanova da Barquinha
Apresentação: RED'S - ESCOLA CIÊNCIA VIVA (genial.ly)
Resumo: PROJETO RED - Ciências Experimentais e Português.
Experimentação de recursos didáticos digitais para o ensino de áreas curriculares de Ciências Experimentais e de Português.
Nome e nota biográfica
Ana Maria Martins dos Santos (anasantos@escolasbarquinha.pt) Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra |
Nome e nota biográfica
Natália da Conceição Moreira Teixeira Barreto (nataliabarreto@escolasbarquinha.pt) Bacharelato em Magistério Primário.
|
Escola: Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo
Apresentação: https://photos.app.goo.gl/3UWZH43GAw5U7sa8A
Resumo: PROJETO RED - Matemática - 3.° ano de escolaridade
O projeto implica a colaboração na experimentação de recursos didáticos digitais para o ensino de áreas curriculares como a Matemática, área que foi trabalhada com uma turma de 3.º ano de escolaridade.
Nome e nota biográfica
Rosabela Ferreira (rosabelaferreira@escolasmmcartaxo.pt) Professora do 1.° Ciclo do Ensino Básico, formada no Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Educação, com DESE em Ensino Precoce da Língua Estrangeira. |