Está aqui

Partilhas à Quarta 2022-2023 Sessão 2

Início    |    ▶ Sessões (2022/2023) ◀    |    Sessões (2021/2022)

 

Sessão 2: 11 de janeiro 2023, às 21h:00 (60 minutos)

 


Recursos Educativos Digitais (RED) - ERTE/DGE

ERTE/DGE: Recursos Educativos Digitais (RED)
                         

Resumo:

O Plano de Ação para a Transição Digital (PTD), atualmente em curso, prevê, na área da educação, um Programa de Digitalização para as Escolas com várias dimensões, com o objetivo de capacitar e incluir digitalmente todos os alunos e professores (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020). De modo a garantir o acesso ao digital por parte de todos os alunos, e promover a realização de aprendizagens de qualidade, com o apoio do digital, este programa contempla três grandes dimensões de ação:

  • a disponibilização de equipamento individual e a garantia de conectividade móvel gratuita para todos os alunos e professores;  
  • uma forte aposta na capacitação digital de docentes, a nível nacional, através da oferta de formação adequada ao nível de proficiência digital de cada um;
  • o acesso a recursos educativos digitais de qualidade e a ferramentas de colaboração em ambientes digitais, que promovam a inovação no processo de ensino e aprendizagem.

Para a implementação deste programa, a DGE conta com a colaboração dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e dos Embaixadores Digitais, alocados a cada um deles, os quais desempenham um papel essencial no acompanhamento à conceção e implementação dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), enquanto instrumentos estratégicos ao nível do desenvolvido na área do digital, em cada contexto escolar. No âmbito dos PADDE, as escolas podem definir e implementar ações que visam o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Digital, tendo em vista o bem-estar de todas crianças e jovens.
No quadro da iniciativa “Partilhas às Quartas”, do dia 11 de janeiro, dá-se visibilidade aos recursos educativos digitais de qualidade produzidos e agregados na Ilha Periscópio (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home). Estes Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º ciclo do ensino básico foram produzidos no âmbito de um projeto de parceria entre a Direção-Geral da Educação com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, e cofinanciado pelo FSE através do POCH. Estes recursos para as áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português, pretendem proporcionar aos alunos mais e melhores aprendizagens e contribuir para o uso pedagógico das tecnologias e dos recursos educativos digitais.
No que se refere às Ciências, é possível encontrar uma área dedicada aos alunos e outra para os professores onde se disponibilizam 73 atividades que integram propostas de abordagem didática, registos para as crianças, instrumentos  de  avaliação  das  aprendizagens, enquadramento  concetual  e  curricular, bem como diversos  recursos originais de apoio à planificação de aulas (ex. vídeos-dicas e vídeos-aula) e à sua exploração com as crianças (ex. jogos digitais, infografias, podcasts, vídeos-maker). A equipa que produziu estes recursos de Ciências foi liderada pela Prof.ª Doutora Ana Rodrigues e  e pela Prof.ª Doutora Isabel Martins, ambas da Universidade de Aveiro.
Na área dedicada ao Português, estão disponíveis recursos interativos que levem a criança,  numa atitude de descoberta, a mobilizar conhecimentos sobre a língua. Cada jogo obedece a um percurso narrativo que, em interatividade constante, desafia o jogador a superar dificuldades, devolvendo-lhe o sentido de progressão na aprendizagem. O Comboio dos Sons às Letras destina-se a guiar o pequeno viajante na descoberta da relação entre a língua oral e a língua escrita. A DIGIBIBLIO visa impulsionar a aprendizagem de estratégias de compreensão da leitura de textos. A Fábrica de Textos tem como objetivo a compreensão das etapas e dos processos na produção de um texto, obedecendo a uma estrutura coerente e coesa e respeitando a correção ortográfica. A Casa na Quinta promove a consciência lexical e o conhecimento gramatical, incluindo atividades sobre a estrutura interna das palavras e das frases. A equipa que produziu estes recursos de Português foi coordenada pela Prof.ª Doutora Inês Sim-Sim, da Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Prof.ª Doutora Maria João Freitas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 Na área da Matemática existem diversos jogos aos quais o jogador deve responder acertadamente a desafios colocados por uma personagem representativa de uma certa profissão: O pescador - Cálculo mental; A agricultora - Localizar números na reta; O camionista - Organização de dados; O alpinista - Adição e subtração; O construtor - Multiplicação e divisão; O arqueólogo - Classificação de figuras; A arquiteta - Planificação de sólidos; A condutora de drone - Orientação espacial; A merceeira – Medida; A analista - Representações gráficas em OTD. A equipa que produziu estes recursos de Matemática foi coordenada pela Prof.ª Doutora Lurdes Serrazina, da Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Prof.ª Doutora Joana Brocardo, da Escola Superior de Educação de Setúbal.
A equipa de produção multimédia foi coordenada pelo Prof. Doutor Paulo Vicente, do iNOVA Media Lab da Universidade Nova de Lisboa.

Nome e nota biográfica

Ana Silvestre (ana.silvestre.silva@dge.mec.pt)

É docente do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, no Barreiro, atualmente em funções na Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral da Educação.
Tem mestrado e doutoramento em Educação, área da Didática da Matemática, com foco no desenvolvimento do raciocínio proporcional e no uso da tecnologia na aprendizagem da Matemática. Fez parte da equipa do projeto europeu Professional Development of Teacher Researchers (PDTR), do projeto Improvement Mathematical Learning Numbers and Algebra (IMNLA) e do projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (PPPM). Recentemente, fez parte do projeto "EstudoEmCasa" e do projeto "EstudoEmCasa Apoia", para a área da Matemática, nos quais produziu e coordenou a produção de recursos educativos digitais. É membro da equipa coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Investigação (GTI) e da equipa portuguesa The Third Wave Project, com foco no estudo dos valores em Educação Matemática. Participa com regularidade em encontros profissionais nacionais e internacionais

 


Ilha Periscópio (Ciências Experimentais, Matemática e Português)

Escola: Agrupamento de Escolas de Vilanova da Barquinha

Apresentação: RED'S - ESCOLA CIÊNCIA VIVA (genial.ly)                                 

Resumo: PROJETO RED - Ciências Experimentais e Português.
Experimentação de recursos didáticos digitais para o ensino de áreas curriculares de Ciências Experimentais e de Português.

Nome e nota biográfica

Ana Maria Martins dos Santos (anasantos@escolasbarquinha.pt)

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra
Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor – 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário - Universidade Lusófona
Desempenha diversos cargos de coordenação e gestão pedagógica.
Coordenadora do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica.
Participação em inúmeras conferências de norte a sul do país.
Dinamização de projetos relacionados com o empreendedorismo, inclusão e cidadania.

  Nome e nota biográfica          

Natália da Conceição Moreira Teixeira Barreto  (nataliabarreto@escolasbarquinha.pt)

Bacharelato em Magistério Primário.
Licenciatura - Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Especialização em Educação Especial e Apoios Educativos.
Coordenadora de Escola durante 10 anos. Atualmente Professora Titular de Turma e membro do Conselho Geral.
Dinamização de projetos relacionados com o empreendedorismo.

 

Escola: Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo

Apresentação: https://photos.app.goo.gl/3UWZH43GAw5U7sa8A
Resumo: PROJETO RED - Matemática - 3.° ano de escolaridade
O projeto implica a colaboração na experimentação de recursos didáticos digitais para o ensino de áreas curriculares como a Matemática, área que foi trabalhada com uma turma de 3.º ano de escolaridade.

Nome e nota biográfica

Rosabela Ferreira  (rosabelaferreira@escolasmmcartaxo.pt)

Professora do 1.° Ciclo do Ensino Básico, formada no Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Educação, com DESE em Ensino Precoce da Língua Estrangeira.
Atualmente, a lecionar no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, na Escola José Tagarro.