Sessão 5: 26 de abril 2023, às 21h:00 (60 minutos)
Laboratórios de Educação Digital (LED) - ERTE/DGE
ERTE/DGE: Laboratórios de Educação Digital (LED)
Resumo:
Em consonância com o Plano de Ação para a Transição Digital (PTD) está prevista a instalação de Laboratórios de Educação Digital (LED) nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, que deverão contribuir para o desenvolvimento de competências digitais de alunos e professores, bem como para a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo "Ensinar e Aprender", domínio + Recursos Educativos, sobre a ação específica "Recuperar com o Digital".
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem que proporcionam a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Nestes espaços, os alunos podem realizar atividades práticas, de pesquisa e organização da informação, modelagem, manipulação de variáveis, realização de experiências, análise de resultados, automatização de processos, criação de artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.
Mais informações em: digital.dge.mec.pt
Luís Ferreira (luis.ferreira@dge.mec.pt) Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, tem Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação na área da Administração Escolar. É professor do ensino secundário há mais de 15 anos, lecionou no ensino superior e trabalhou como programador em diferentes empresas. É também formador certificado pelo CCPFC. Na escola, representou cargos de assessor da direção, coordenador de departamento, delegado de grupo, diretor de turma, coordenador de ENES/ENEB, coordenador do Plano Tecnológico da Educação e membro do Conselho Pedagógico. Pertence, desde 2017, à Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação. |
Clubes de Escolas: Exemplos de práticas integradas no currículo
Escola: Agrupamento de Escolas do Freixo, Ponte de Lima
- Clube de Robótica/Makerspace
Resumo: O Agrupamento de Escolas de Freixo possui um conceituado Clube de Robótica que muito tem contribuído para dar uma imagem moderna à escola. Vários anos de sucesso e prémios ganhos em competições nacionais e internacionais determinaram que a escola não podia ignorar esta mais-valia e tinha, portanto, de oferecer esta longa experiência aos seus alunos, permitindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de programação e resolução de problemas. Foi em 2013 que introduziu no currículo a disciplina de Robótica para os alunos dos 7.º e 8.º anos, como oferta de escola. Entretanto, a perceção deste sucesso no mundo da robótica influenciou uma empresa local de design e desenvolvimento de produto chamada WeProductise. Esta empresa ofereceu, então, à escola alguns equipamentos e suporte técnico para que o espaço do clube de robótica se pudesse tornar um Makerspace que opera no mesmo espaço que o clube de robótica, para assim compartilhar e alavancar todos os seus recursos materiais e humanos.
Nome e nota biográfica
João Cunha (f424@prof.aefreixo.pt)
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- Clube MeteoFreixo
Resumo:
O Clube MeteoFreixo, criado no ano 2017/18 tem a sua génese no serviço meteorológico regional diário, conhecido por “TV Meteo”. A previsão regular do tempo na região Minho em vídeo, é seguido pela comunidade e instituições locais, através dos canais digitais disponibilizados, afinal um dos nossos objetivos - serviço público. Esporadicamente também são emitidos avisos de risco natural, associados a eventos extremos. O projeto alargou-se ao “centro de estudos climáticos”, constituído por uma equipa de alunos investigadores que monitoriza os dados meteorológicos com publicações de relatórios mensais/anuais de temperatura e precipitação. Também os workshops de meteorologia para outras escolas, a formação a professores, a organização de congressos temáticos internacionais, e investigação são outras atividades desenvolvidas no MeteoFreixo.
Nome e nota biográfica
Sérgio Amaro Bastos (f1305@prof.aefreixo.pt) |
- Clube de Comunicação
Resumo:
O Clube de Comunicação do AE Freixo é responsável pela criação e dinamização do jornal digital “Comunica”, feito pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Freixo. Nasceu em outubro de 2019 e logo no ano seguinte, conquistou o 1.º lugar do Concurso Público na Escola, promovido pelo Jornal Público. Elaborado diariamente com contributos de alunos, do pré-escolar ao 9.º ano, o site do Comunica (que se encarrega depois de distribuir pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter as notícias do dia) está dividido em áreas temáticas, que vão desde as Minisséries, os Cadernos Temáticos, a Educação para a Saúde, Cultura, Meteorologia, Entrevistas e muitas outras secções. Foi sempre vontade da equipa editorial que o jornal fosse primeiramente um repositório de trabalhos dos alunos, feitos em contexto de sala de aula ou de forma espontânea e que estes encontrassem aqui um meio de expressão individual, dos seus interesses e gostos pessoais. As críticas de cinema, livros ou informações sobre música e desporto, telejornais, podcasts são das secções mais procuradas pelos jovens, que veem no Comunica uma forma de se manterem informados relativamente ao que se passa na escola, mas também ao mundo que os rodeia.
Nome e nota biográfica
António José Paiva (f1343@prof.aefreixo.pt) |
Escola: Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã
- Clube de Robótica/FCL
Resumo: O Clube da Programação e Robótica foi criado em 2005 e foi até hoje o espaço onde foram feitas aprendizagens ao nível da programação, da eletrónica, da mecânica, do desenho e impressão 3D, da simulação, da resolução de problemas e da inovação. Foram várias as participações, quer em concursos nacionais quer em internacionais, de alunos do 7.º ao 12.º ano e com muitos prémios e distinções obtidas ao longo da sua existência, sendo uma marca da nossa formação, tendo sido uma forte aposta nas últimas décadas. Face à importância que assumiu na formação dos nossos alunos, foi criada uma disciplina de oferta de escola Tecnologias Digitais e posteriormente Oficina Criativa, para alunos do 7.º ao 9.º ano onde o ensino da programação, da desenho e impressão 3D e da comunicação digital passaram a ser basilares, tendo conseguido desta forma motivar os nossos alunos para a participação em projetos desta natureza. Nesta Comunicação destaco o projeto educativo CanSat, uma vez que coloca o foco num conjunto de áreas tais como, a física, a matemática, a programação, a eletrónica, as artes, a engenharia, o desenho e impressão 3D, a condução de drones e a comunicação.
Nome e nota biográfica
Ricardo Bichinho (ricardo.bichinho@camposmelo.pt)
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