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Partilhas à Quarta 2022-2023 Sessão 5

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Sessão 5: 26 de abril 2023, às 21h:00 (60 minutos)
 


Laboratórios de Educação Digital (LED) - ERTE/DGE

ERTE/DGE: Laboratórios de Educação Digital (LED)
                   

Resumo: 
Em consonância com o Plano de Ação para a Transição Digital (PTD) está prevista a instalação de Laboratórios de Educação Digital (LED) nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, que deverão contribuir para o desenvolvimento de competências digitais de alunos e professores, bem como para a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo "Ensinar e Aprender", domínio + Recursos Educativos, sobre a ação específica "Recuperar com o Digital".   
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem que proporcionam a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares. 
Nestes espaços, os alunos podem realizar atividades práticas, de pesquisa e organização da informação, modelagem, manipulação de variáveis, realização de experiências, análise de resultados, automatização de processos, criação de artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências. 
Mais informações em: digital.dge.mec.pt 

Nome e nota biográfica

Luís Ferreira (luis.ferreira@dge.mec.pt)

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, tem Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação na área da Administração Escolar. É professor do ensino secundário há mais de 15 anos, lecionou no ensino superior e trabalhou como programador em diferentes empresas. É também formador certificado pelo CCPFC. Na escola, representou cargos de assessor da direção, coordenador de departamento, delegado de grupo, diretor de turma, coordenador de ENES/ENEB, coordenador do Plano Tecnológico da Educação e membro do Conselho Pedagógico. Pertence, desde 2017, à Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação.


Clubes de Escolas: Exemplos de práticas integradas no currículo

Escola: Agrupamento de Escolas do Freixo, Ponte de Lima

  •  Clube de Robótica/Makerspace                  

Resumo: O Agrupamento de Escolas de Freixo possui um conceituado Clube de Robótica que muito tem contribuído para dar uma imagem moderna à escola. Vários anos de sucesso e prémios ganhos em competições nacionais e internacionais determinaram que   a escola não podia ignorar esta mais-valia e tinha, portanto, de oferecer esta longa experiência aos seus alunos, permitindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de programação e resolução de problemas. Foi em 2013 que introduziu no currículo a disciplina de Robótica para os alunos dos 7.º e 8.º anos, como oferta de escola. Entretanto, a perceção deste sucesso no mundo da robótica influenciou uma empresa local de design e desenvolvimento de produto chamada WeProductise. Esta empresa ofereceu, então, à escola alguns equipamentos e suporte técnico para que o espaço do clube de robótica se pudesse tornar um Makerspace que opera no mesmo espaço que o clube de robótica, para assim compartilhar e alavancar todos os seus recursos materiais e humanos.

Nome e nota biográfica

João Cunha (f424@prof.aefreixo.pt)
Licenciado em Física e Química pela Universidade do Minho. Formador certificado em Educação da Física e Química, Didática de Física e Química e Tecnologias Educativas (Informática / Aplicação de Informática). Participou como orador em várias conferências, aulas, e encontros sobre educação e tecnologia. Colabora ativamente com o programa Apps for Good. No Agrupamento de Freixo foi adjunto do Diretor entre 2017 e 2018, atualmente é subdiretor e responsável pelos espaços Makerspace/FabLab do AE de Freixo. Participou em alguns fóruns internacionais de educação da Microsoft (Lisboa 2011; Praga 2012; Barcelona 2014 e nos últimos anos é considerado Microsoft Innovative Educator Expert sendo em 2014 considerado um dos 11 professores portugueses mais inovadores do mundo. Na robótica representou Portugal no Robocup (World Robotics Festival) e Campus Party Europe em diversas ocasiões, tendo reunido vários prémios e menções honrosas. Em 2016, a Maker Faire Rome, selecionou o AE de Freixo, num grupo restrito de 15 escolas europeias, com o projeto Dance Robot Art, Build Your STEM Dreams.

 

  • Clube MeteoFreixo               

Resumo: 
O Clube MeteoFreixo, criado no ano 2017/18 tem a sua génese no serviço meteorológico regional diário, conhecido por “TV Meteo”. A previsão regular do tempo na região Minho em vídeo, é seguido pela comunidade e instituições locais, através dos canais digitais disponibilizados, afinal um dos nossos objetivos - serviço público. Esporadicamente também são emitidos avisos de risco natural, associados a eventos extremos. O projeto alargou-se ao “centro de estudos climáticos”, constituído por uma equipa de alunos investigadores que monitoriza os dados meteorológicos com publicações de relatórios mensais/anuais de temperatura e precipitação. Também os workshops de meteorologia para outras escolas, a formação a professores, a organização de congressos temáticos internacionais, e investigação são outras atividades desenvolvidas no MeteoFreixo.

Nome e nota biográfica

Sérgio Amaro Bastos (f1305@prof.aefreixo.pt)
Licenciado em Geografia pela Universidade de Coimbra (1998) e mestrado em Património Geológico e Geoconservação, pela Universidade do Minho (2012). Desenvolveu investigação no NICIF - Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais (1996-99). Dinamizou diversos projetos escolares: Clube de Proteção Civil, patinagem (Desporto Escolar) e o clube de Meteorologia, este com implantação em diferentes escolas. Coordenador do projeto MeteoFreixo. Autor de publicações escritas como: “Um olhar geográfico sobre ilha de Santa Maria” (2002); “Estrada Nacional 2 sobre rodas” (2018) e “Geografias de um agente secreto” (2021).

  • Clube de Comunicação               

Resumo: 
O Clube de Comunicação do AE Freixo é responsável pela criação e dinamização do jornal digital “Comunica”, feito pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Freixo. Nasceu em outubro de 2019 e logo no ano seguinte, conquistou o 1.º lugar do Concurso Público na Escola, promovido pelo Jornal Público. Elaborado diariamente com contributos de alunos, do pré-escolar ao 9.º ano, o site do Comunica (que se encarrega depois de distribuir pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter as notícias do dia) está dividido em áreas temáticas, que vão desde as Minisséries, os Cadernos Temáticos, a Educação para a Saúde, Cultura, Meteorologia, Entrevistas e muitas outras secções. Foi sempre vontade da equipa editorial que o jornal fosse primeiramente um repositório de trabalhos dos alunos, feitos em contexto de sala de aula ou de forma espontânea e que estes encontrassem aqui um meio de expressão individual, dos seus interesses e gostos pessoais. As críticas de cinema, livros ou informações sobre música e desporto, telejornais, podcasts são das secções mais procuradas pelos jovens, que veem no Comunica uma forma de se manterem informados relativamente ao que se passa na escola, mas também ao mundo que os rodeia.

Nome e nota biográfica

António José Paiva (f1343@prof.aefreixo.pt)
Licenciado em Ensino de Português-Inglês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1991. Coordenador de diversos projetos e clubes escolares, é atualmente responsável pelo Clube de Comunicação do AE de Freixo, em particular o projeto do jornal digital Comunica.


Escola: Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã

  • Clube de Robótica/FCL    

Resumo: O Clube da Programação e Robótica foi criado em 2005 e foi até hoje o espaço onde foram feitas aprendizagens ao nível da programação, da eletrónica, da mecânica, do desenho e impressão 3D, da simulação, da resolução de problemas e da inovação.  Foram várias as participações, quer em concursos nacionais quer em internacionais, de alunos do 7.º ao 12.º ano e com muitos prémios e distinções obtidas ao longo da sua existência, sendo uma marca da nossa formação, tendo sido uma forte aposta nas últimas décadas. Face à importância que assumiu na formação dos nossos alunos, foi criada uma disciplina de oferta de escola Tecnologias Digitais e posteriormente Oficina Criativa, para alunos do 7.º ao 9.º ano onde o ensino da programação, da desenho e impressão 3D e da comunicação digital passaram a ser basilares, tendo conseguido desta forma motivar os nossos alunos para a participação em projetos desta natureza. Nesta Comunicação destaco o projeto educativo CanSat, uma vez que coloca o foco num conjunto de áreas tais como, a física, a matemática, a programação, a eletrónica, as artes, a engenharia, o desenho e impressão 3D, a condução de drones e a comunicação. 

Nome e nota biográfica

Ricardo Bichinho (ricardo.bichinho@camposmelo.pt)
Licenciado em Ensino da Matemática e licenciado em Ensino da Informática. Mestre em Ensino da Matemática e mestre em Administração e Gestão Escolar. Já foi Coordenador do Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária Campos Melo e foi fundador do mesmo clube no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Participou em vários projetos Erasmus+ e em muitos concursos nacionais e internacionais no âmbito da Robótica.  Participa anualmente com as turmas do 3º ciclo no projeto Apps for Good e é o Coordenador do FCL (ambiente educativo inovador) da Escola Secundária Campos Melo. É Embaixador da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE.