Está aqui

Partilhas à Quarta 2023-2024 Sessão 1

Início    |    ▶ Sessões (2023/2024) ◀    |    Sessões (2022/2023)

 

Sessão 1: 13 de dezembro 2023 às 21h (60 minutos)

 


Projeto eTwinning - ERTE/DGE

ERTE/DGE: Organização Nacional de Apoio eTwinning
                         

Resumo:

O projeto eTwinning surgiu em 2005, constituindo uma comunidade de escolas da Europa que congrega estabelecimentos de ensino de 44 países. São objetivos desta comunidade o desenvolvimento de projetos colaborativos, online, entre professores e alunos de diferentes graus de ensino, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, que permitam colocar em prática metodologias ativas na sala de aula, explorar conteúdos curriculares em articulação entre docentes e alunos de diferentes países, utilizar o digital para apoiar a aprendizagem, contribuir para a expressão escrita e oral num maior número de línguas, através da sua utilização em contexto, encorajar o conhecimento da cultura, história, religião, entre outros aspetos, dos diferentes povos e, através deles, desenvolver um verdadeiro espírito de convivência democrática promotora da paz. Em Portugal, o eTwinning está alinhado com as políticas educativas nacionais e pode contribuir com sucesso para atingir os pressupostos preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
No âmbito da formação inicial de professores, o eTwinning tem uma área dedicada aos docentes universitários e aos estudantes, futuros professores, para realizarem investigação / projetos conjuntos e para se poderem apropriar do potencial desta comunidade no âmbito do futuro exercício da profissão.
Desde 2022, o eTwinning está integrado na plataforma European School Education Platform (ESEP). A ESEP congregou as plataformas eTwinning e School Education Gateway e possibilita aos seus utilizadores o acesso a diversos conteúdos e publicações, recursos didáticos, e uma vasta oferta de oportunidades de desenvolvimento profissional.

Nome e nota biográfica

Laura Maria (laura.maria@dge.mec.pt)

Licenciada em Língua e Literaturas Modernas com a variante de Estudos Ingleses e Alemães. Professora do Ensino Secundário e 3º Ciclo do Ensino Básico de Inglês e Alemão. Desenvolveu projetos de articulação vertical com a Educação Pré-escolar e 1º Ciclo, tendo implementado e coordenado o Programa Escolas Bilíngues (DGE/British Council) no seu agrupamento. Envolvida na redação e coordenação de projetos Erasmus desde 2013. eTwinner e mentora eTwinning. Formadora acreditada pelo Conselho-Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores nas áreas da Didática das Línguas e Gestão de Projetos. Atualmente encontra-se em mobilidade estatuária na Direção-Geral da Educação a coordenar a Organização Nacional de Apoio do projeto eTwinning.

 


Prémio Nacional eTwinning - Pré-Escolar 2023

Escola: EBI Francisco Ferreira Drummond
                      

Resumo:O projeto "Little Citizens" é uma colaboração entre sete jardins de infância, nomeadamente da Grécia, Estónia, França e Portugal, com o objetivo de aumentar a consciencialização para os problemas sociais e ambientais entre as várias comunidades envolvidas.  O projeto centrou-se na identificação dos efeitos das alterações climáticas na vida quotidiana. Os objetivos principais do projeto eram detetar questões problemáticas de natureza ambiental e social em cada zona escolar, mas também nas áreas de residência dos alunos, com o apoio dos pais; que as registassem, que propusessem ideias para melhorar e, em seguida, decidissem com os seus parceiros as soluções que implementariam através de tomada de medidas baseadas na proteção da natureza e nas atitudes corretas a seguir. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os direitos das crianças, sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, de entender a discriminação de género, de focar-se na igualdade e na paz, e organizaram ações ambientais através de workshops para mobilizar os pais e a comunidade local. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável tornaram-se os seus princípios, orientando as comunidades escolares envolvidas na alteração dos seus comportamentos diários, explorando-os de várias formas, estabelecendo sinergias entre vários domínios do conhecimento e a consciência de cidadania. As atividades, no geral, foram baseadas na metodologia de "STEAM Education", "PBL" e trabalho em grupo. Os alunos aprenderam a antecipar e a adaptar-se às novas condições, cultivando, ao mesmo tempo, a sua resiliência e perseverança para construir um futuro sustentável. Os resultados colaborativos da parceria sublinharam a qualidade do projeto e maximizaram o impacto das ações trabalhadas.

Apresentação: [Link]

Nome e nota biográfica

Susana Martins (susana.cf.martins@edu.azores.gov.pt)

Susana Martins é professora de Inglês na EBI Francisco Ferreira Drummond desde 2012, onde lecionou o 1.º e 2.º ciclos e iniciou um projeto de ensino precoce do Inglês no pré-escolar, envolvendo-se, assim, com este grau de ensino. Trabalhou em várias áreas distintas na escola, desde a Assessoria e Vice-Presidência do Conselho Executivo, coordenação da Biblioteca Escolar e de projetos como a Autonomia e Flexibilidade Curricular, Erasmus e avaliação da escola. Desde 2008 que é etwinner,  tendo  já sido mentora Etwinning na escola. Tentou sempre atrair e envolver os colegas para novos desafios educativos como o desenvolvimento de parcerias europeias no pré-escolar e no 1.º ciclo, etapas da educação básica onde a cooperação internacional se revela mais difícil.


Prémio Nacional eTwinning 2023 - Tema do Ano

Escola: Agrupamento de Escolas de Palmela
            Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

                   

Resumo:No projeto “Save the Sea”, estiveram envolvidos 32 parceiros com origem na Croácia, Grécia, Portugal e Turquia. Ao nível nacional a colaboração realizou-se entre as colegas Ana Cristina Luísa, Ana Oliveira e Maria Itália Temudo do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade e o Agrupamento de Escolas de Palmela, estando neste último agrupamento envolvidos vários níveis de ensino, do 3º ao 8º ano.
Este projeto inseriu-se na agenda 2030, no âmbito do objetivo 14 de desenvolvimento sustentável - Oceanos, mares e recursos Marinhos - da ONU e teve como objetivo sensibilizar os alunos para a “Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”,   transformando-os em cidadãos conscientes, capazes de tomar iniciativas e decisões e de agir para garantir um futuro melhor.
Esta aventura reuniu jovens europeus dos 8 aos 13 anos, à volta da temática do mar.
Pretendemos tornar as aprendizagens divertidas e envolventes tendo para isso utilizado a colaboração das ferramentas web2.0 e incluído uma diversidade de atividades que passaram por jogos digitais, slogans posters, mapas mentais, criatividade, interpretação e aplicação de várias técnicas artísticas manuais e digitais.

Apresentação:[link]

Nome e nota biográfica

Cristina Antão Costa  (crisantao@gmail.com)

Professora de Educação Visual e Educação Tecnológica, 2.º ciclo, desde 1992. Atualmente, docente no Agrupamento de Escolas de Palmela e  mentora eTwinning. Participa em projetos eTwinning desde 2018, tendo vários projetos reconhecidos com selos de qualidade e 1 prémio nacional.

Ana Cristina Luísa (ana.cristinaluisa@gmail.com)

Professora de Informática desde 2020, lecionando desde o 2.º ciclo ao ensino secundário. Bacharelato em Engenharia de Gestão e Ordenamento Rural e Licenciada em Engenharia de Gestão e Ordenamento Rural, ramo de Tecnologias de Informação em Ordenamento Rural e, em Educação Básica, com Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Atualmente a tirar o Mestrado em Ensino de Informática e docente no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. Participa em projetos etwinning desde 2022, tendo um projeto reconhecido com selo de qualidade e  prémio nacional.

Maria Itália Bernardino Temudo (italiatemudo@gmail.com)

Professora do 1.º Ciclo, desde 2000. Licenciada em Matemática e Ciências da Natureza, 2º Ciclo, mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA) em 2009, atualmente, a frequentar o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Atualmente, a lecionar no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. Participa em projetos eTwinning desde 2022, tendo um projeto reconhecido com selo de qualidade e prémio nacional.