Está aqui

Partilhas à Quarta 2023-2024 Sessão 3

Início    |    ▶ Sessões (2023/2024) ◀    |    Sessões (2022/2023)

 

Sessão 3: 21 de fevereiro 2024 às 21h (60 minutos)

 


Laboratórios de Educação Digital (LED) - ERTE/DGE

ERTE/DGE: 
                       

Resumo: Laboratórios de Educação Digital (LED)
                Implementação de Cenários de Aprendizagem (LED)

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento

  • das Aprendizagens Essenciais; 
  • e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.  

Com os recursos e equipamentos LED, os alunos podem potenciar as suas experiências de aprendizagem, ao realizarem atividades práticas e criativas, tais como: pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, criar artefactos e soluções, criar histórias, desenvolver projetos, entre outras. 

Para apoiar as escolas na utilização pedagógica dos LED, a Direção-Geral da Educação (DGE) criou um website (https://led.dge.medu.pt) com informações úteis dirigidas a escolas e a professores, relativas aos tipos de LED e descrição dos respetivos equipamentos, bem como orientações para a sua organização. Neste espaço estão disponíveis cenários de aprendizagem (guiões de utilização dos LED em sala de aula) para as diferentes disciplinas do currículo e para diferentes anos de escolaridade, numa abordagem quer disciplinar, quer interdisciplinar (https://led.dge.medu.pt/cenarios-de-aprendizagem). 

Está prevista a instalação, no total, de 1300 LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário, medida integrada na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Investimento TD-C20-i01-02 “Transição digital na Educação”. Em outubro de 2023, foram entregues Laboratórios a 95 AE/Ena, permitindo a instalação de 106 LED. 

De salientar que os LED assumem o formato de laboratórios multifacetados, segundo 3 tipos, constituídos por: 

  • LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM; 
  • LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes; 
  • LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia. 

Prevê-se o desenvolvimento de várias ações de capacitação docente, em vários formatos, como por exemplo, MOOC, sessões práticas temáticas (de nível técnico e de nível pedagógico), criação de comunidade de utilizadores, sessões de partilha de boas práticas e de acompanhamento direto da utilização dos LED, via entidades que colaboram com a DGE. 

Ações de capacitação: https://led.dge.medu.pt/capacitacao  

Visite a página Web dos LED  https://led.dge.medu.pt/ 

Siga-nos no Facebook 

Vídeo de divulgação dos LED https://bit.ly/Video-apresenta-LED 

Nome e nota biográfica

Ana Paula Alves (ana.paula.alves@dge.mec.pt)

Professora de matemática do ensino básico. Doutorada em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologia Educativa. É colaboradora do Centro de Competência TIC na Educação, da Universidade do Minho. É Embaixadora da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem” da ERTE/DGE, desde 2015/2016. O seu trabalho centra-se na formação de professores e no apoio às escolas no âmbito de projetos de inovação pedagógica com recurso às TIC, coproduzindo e moderando diversos cursos online, incluindo MOOCs. Integra a equipa do projeto “Laboratórios de Educação Digital” (LED) da ERTE/DGE.

 


Laboratórios de Educação Digital (LED)-Partilhas

Escola: Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima
                     

Resumo: O Agrupamento de Escolas de Freixo valoriza e promove a inovação. Prevê, no seu Projeto Educativo, oportunidades para os alunos desenvolverem aprendizagens e competências em ambientes formais, mas também em ambientes não formais.
Os Laboratórios de Educação Digital, pela sua composição, permitem a consolidação e a otimização de práticas já instituídas, como também a implementação de novas dinâmicas, mais inovadoras e alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A seleção do LED vocacionado para a Programação e Robótica e para Artes e Multimédia permite-nos uma resposta mais ajustada ao perfil e às necessidades da nossa comunidade educativa.

 

Nome e nota biográfica

João Cunha (f424@prof.aefreixo.pt)

Licenciado em Física e Química pela Universidade do Minho. Formador certificado em Educação da Física e Química, Didática de Física e Química e Tecnologias Educativas (Informática / Aplicação de Informática). Participou como orador em várias conferências, aulas, e encontros sobre educação e tecnologia. Colabora ativamente com o programa Apps for Good. No Agrupamento de Freixo foi adjunto do Diretor entre 2017 e 2018, atualmente é subdiretor e responsável pelos espaços Makerspace/FabLab do AE de Freixo. Participou em alguns fóruns internacionais de educação da Microsoft (Lisboa 2011; Praga 2012; Barcelona 2014 e nos últimos anos é considerado Microsoft Innovative Educator Expert sendo em 2014 considerado um dos 11 professores portugueses mais inovadores do mundo. Na robótica representou Portugal no Robocup (World Robotics Festival) e Campus Party Europe em diversas ocasiões, tendo reunido vários prémios e menções honrosas. Em 2016, a Maker Faire Rome, selecionou o AE de Freixo, num grupo restrito de 15 escolas europeias, com o projeto Dance Robot Art, Build Your STEM Dreams.

António José Paiva (f1343@prof.aefreixo.pt)

Licenciado em Ensino de Português-Inglês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1991. Coordenador de diversos projetos e clubes escolares, é atualmente responsável pelo Clube de Comunicação do AE de Freixo, em particular o projeto do jornal digital Comunica. Formador em Webdesign e Design Gráfico.

Jorge Dias (jorgedias@aefreixo.pt)

Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, desde 2019.
Exerceu as funções de subdiretor entre 2013 e 2019.
Licenciado em Ensino – Professor do Ensino Básico, Variante de Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em 1999.
Pós-Graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em 2017.

 


 

Laboratórios de Educação Digital (LED)-Partilhas

  Escola: Agrupamento de Escolas Rio Tinto, Gondomar
                     

Resumo: O Laboratório de Educação Digital (LED) visa a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens.
No caso do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, este LED é composto por 3 áreas, com vários equipamentos: área com Equipamento Comum (computadores portáteis, impressora 3D), área da Programação e Robótica (Kit A, Kit A37, Kit STEM, sensor de detenção de temperatura, entre outros) e área Artes e Multimédia (câmara de vídeo, microfone sem fios, mesa digitalizadora sem fios, teleponto, entre outros).

Nome e nota biográfica

 

Paula Costa  (diretora.avert@gmail.com)

Diretora do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, desde 2014/2015.
Licenciada em Geografia, no ano letivo de 1994/1995, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2011. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua em Geografia, Educação Ambiental e Práticas de Administração Escolar. Possui Pós-graduação em  Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e Formação Especializada em Educação especial, no Domínio cognitivo e motor. Investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). 

António Morgado (antoniomorgado@avert.pt)

Professor de Educação Física na Escola Básica de Rio Tinto, Gondomar
Corresponsável pela plataforma de gestão escolar INOVAR.
Elemento da equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE) do agrupamento.

Jorge Carvalho (jorgecarvalho@avert.pt)

Manuel Jorge Martins de Carvalho, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, professor de matemática do grupo 500 na EB 2/3 de Rio Tinto, fazendo parte das equipas TIC/PTE e PADDE do agrupamento e conselheiro do Conselho Geral.