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Partilhas à Quarta 2023-2024 Sessão 5

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Sessão 5: 24 de abril 2024 às 21h (60 minutos)

 


Recursos Educativos Digitais (RED):Recursos Multimédia Interativos de apoio à aprendizagem - ERTE/DGE

Escola: Agrupamento de Escolas Francisco Simões
                    

Resumo:
"
O Cinema como ferramenta de Democracia e da Liberdade"
A utilização do Vídeo e do Cinema nas escolas, constitui uma ferramenta educativa essencial que pode ajudar na promoção dos valores da Democracia e da Liberdade. Os jovens, perante um conjunto refletido de cinematografias diversificadas, estarão mais próximos de linguagens plurais que conduzem, inevitavelmente, por um lado, ao desenvolvimento do gosto pelo Cinema, e, por outro, à compreensão da sociedade em que vivem e dos diferentes modos como essa sociedade é olhada pelos criadores cinematográficos. Mas, hoje em dia, com a vulgarização dos meios tecnológicos, qualquer aluno pode assumir o papel de criador de conteúdos videográficos sendo desafiados a pensar de forma criativa; a trabalhar em colaboração; e, a aplicar os conhecimentos adquiridos de formas práticas e significativas partilháveis com a comunidade da aula ou da escola. 

 

   Nome e nota biográfica

Américo Jones (americo.jones@esfsimoes.edu.pt)

Américo Jones começou a lecionar em 1989 sendo professor na Escola Francisco Simões há mais de vinte anos, sendo que nos últimos quinze tem desenvolvido a sua paixão pelos Cursos Profissionais, particularmente, o de Multimédia. Paralelamente é, também, formador na área do Vídeo e desenvolve, na sua cidade de Almada, atividades de programador e curador na área das Artes Visuais.


Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS)                

 

Resumo:
Concurso Cineastas Digitais - XVII Edição – Tema “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”
O projeto Cineastas Digitais é um concurso de vídeo digital, criado em 2007 pelo Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS) e organizado atualmente em parceria com a Direção-Geral da Educação, dirigido aos alunos que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional).
O principal objetivo é fomentar a utilização pedagógica das tecnologias no desenvolvimento de aprendizagens significativas, visando a interdisciplinaridade, criatividade e a reflexão em torno de valores fundamentais da Humanidade (e.g. democracia, liberdade, direitos das crianças, …), da nossa cultura (e.g. ser português, família, etc.), do ambiente, da ética desportiva e da vida saudável.
O concurso divide-se em três categorias: “Vídeo Júnior” (1.º e 2.º Ciclo); “Vídeo Narrativa” (3º Ciclo e Ensino Secundário), condicionadas pelo tema geral, e “Vídeo Curtas” (3.º Ciclo e Ensino Secundário), com uma temática de abordagem livre.
Para o ano letivo 2023/2024, (XVII Edição) o tema geral é “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”. Pretende-se conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia. 
Na nossa intervenção iremos apresentar o concurso Cineastas Digitais e o trabalho desenvolvido nas temáticas associadas aos valores humanistas como a Democracia, a Liberdade, o Pensamento Crítico e a Tolerância que foram abordadas ao longo das anteriores edições.
Saiba mais informações no site do concurso em: https://cineastas.ccems.pt/

       

Nome e nota biográfica

Nancy Silva (nancysilva@ccems.pt)

Licenciada em Engenharia Informática (ramo de Sistemas de Informação) pelo Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e Profissionalizada em Serviço pela Escola Superior de Educação de Leiria. É formadora acreditada pelo CCPFC. Docente do grupo 550 – Informática, encontra-se desde 2017 a exercer funções na ERTE(DGE)/CCEMS (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – Direção Geral da Educação / Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria).

Pedro Pina (ppdavid@ccems.pt)

Mestre em Utilização Pedagógica das TIC pelo Politécnico de Leiria; Licenciado em Design Industrial, pelo IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia; Formador acreditado pelo CCPFC; Docente do grupo 600, Artes Visuais a exercer na EB de Sta. Catarina da Serra e no Centro de Competência Entre Mar e Serra – Leiria (desde 2023/2024). 

  


Escola: Escola Secundária Henrique Medina
                     

Resumo:
"Poetas da Liberdade"

Imbuído do espírito revolucionário do 25 de Abril, Esposende transforma-se no palco de uma odisseia literária ao desafiar os alunos do 3.º ciclo do Concelho de Esposende a percorrerem as ruas da cidade numa aventura pedagógica. O peddy paper "Poetas da Liberdade" emerge como uma vibrante atividade de promoção da leitura, onde os valores de liberdade e democracia não são apenas lidos, mas também vivenciados. Em cada estação do peddy paper, os alunos encontram informação e poesia associada aos cinco poetas da liberdade escolhidos para o efeito.
“Armados” com a tecnologia digital, cada aluno torna-se um explorador literário, usando os seus dispositivos móveis para desbloquear o conhecimento oculto nos QR codes espalhados pelas cinco estações da cidade. O Google Earth não é apenas uma ferramenta, mas uma bússola que aponta para a próxima descoberta, para a próxima aprendizagem interativa.
O Peddy paper - Poetas da Liberdade não é apenas uma atividade lúdica; é  uma celebração de pilares como a leitura e o exercício  da cidadania importantes numa sociedade responsável e educada. A liberdade de explorar, questionar e aprender - valores fundamentais para qualquer sociedade democrática - são os “verdadeiros nortes” desta experiência educativa imersiva.
Desta forma, é possível fazer diferente e  o legado do 25 de Abril foi honrado não só em memória, mas em prática ativa, com os jovens alunos a percorrerem ativamente o caminho da aprendizagem  enraizado na paixão pela leitura e pela liberdade.

 

Ulisses Mota (ulijpmota@gmail.pt)

Ulisses José Pimentel da Mota, natural de Braga, e residente em Esposende, é licenciado em Humanidades pela Universidade Católica (Braga) e possui uma Pós-Graduação em Administração Escolar pela Universidade do Minho (Braga). 
Pertence ao Quadro da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende, do grupo 300, e leciona as disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa.
É um apaixonado pelo que faz na sala de aula e tem procurado através da gamificação, em especial, os Jogos de Fuga Educativos, com o recurso a múltiplas ferramentas digitais, implementar metodologias ativas, centradas nos alunos. Com estas atividades pretende inovar na sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam de forma motivadora as suas competências, nomeadamente, da leitura, da escrita, do trabalho colaborativo e da resolução de problemas.

 

 


Escola: Agrupamento de Escolas de Casquilhos
                

Resumo:
 “Democracia - 50 anos do 25 abril”

Pretende-se divulgar recursos digitais resultantes de projetos de trabalho de alunos do ensino secundário,  realizados em torno do tema “Democracia - 50 anos do 25 abril”. No âmbito de uma iniciativa do gabinete de Juventude da Câmara Municipal do Barreiro, “Jovens em Ação pela Cidadania” foi proposto aos alunos de 12.º ano de turmas de Humanidades do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, que realizassem trabalhos sobre o tema acima referido. Um dos objetivos principais do trabalho consistia em  sensibilizar os alunos e alunas a identificar os desafios e oportunidades inerentes ao 25 de Abril de 1974, como ponto de viragem para uma vida em liberdade e democracia. É neste enquadramento que será feita a partilha dos trabalhos produzidos pelos alunos de âmbito curricular, envolvendo as disciplinas de Português e História A. 

Nome e nota biográfica

Leonor Inácio (minacio@aecasquilhos.pt)

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com  especialização em Ciências da Educação, na área de Avaliação  pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação em 1998. Pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação, na área das Bibliotecas, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa, em 2011. Exerce funções docentes desde 1990. Professora bibliotecária entre 2011 e 2021, coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento do AE de Casquilhos, em 2021/22. É representante do grupo de História e faz parte de várias equipas de trabalho, nomeadamente das Jornadas Pedagógicas de História Local e do Plano Nacional de Cinema. Leciona História A  e História da Cultura e das Artes no Agrupamento de Escolas de Casquilhos.