Sessão 6: 22 de maio 2024 às 21h (60 minutos)
Internacionalização da Escola: o papel do eTwinning - ERTE/DGE
Programa Erasmus+
Resumo: Informações sobre a Cooperação Erasmus+ KA2
Nome e nota biográfica
Cristina Gaboleiro (Cristina.Gaboleiro@erasmusmais.pt) Licenciatura em Psicologia/ Orientação Escolar e Profissional; |
Escola: Agrupamento de Escolas Rio Arade de Lagos
Resumo:
O projeto France and Portugal, Together for the Environment efetivou a colaboração entre os alunos de uma escola francesa (Collège George Sand, La Motte-Servolex) e de uma escola portuguesa (Agrupamento de Escolas Rio Arade, Lagoa), através da realização de atividades conjuntas sobre os temas do ambiente e da sustentabilidade. De setembro de 2022 a abril de 2023, o projeto foi dinamizado através da plataforma eTwinning, e culminou com a mobilidade de grupo Erasmus+ dos alunos portugueses a França. Este trabalho foi desenvolvido em transversalidade com o currículo das disciplinas de TIC, Inglês, Ciências Naturais, Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, e Físico-Química, articulando com o programa Eco-Escolas. Os alunos realizaram apresentações em inglês, com gravação de vídeos avaliados na parte da oralidade da disciplina de Inglês, utilizando as ferramentas Voki e Padlet. Criaram logotipos do projeto, para um concurso entre os seus colegas europeus, na disciplina de TIC, utilizando as ferramentas PosterMyWall e Canva. Foi elaborado um Google Forms para que ocorresse a votação de logotipos. Em Geografia, construíram apresentações da escola, da região e do país. Aprenderam a fazer papel reciclado, nas aulas de Ciências Naturais. Foi construído um vídeo tutorial para que toda a nossa comunidade escolar pudesse também fazer papel reciclado. Escreveram, na aula de Inglês, mensagens de boas festas, e os postais reciclados foram viajar até França, ao Collège George Sand, para serem entregues aos colegas parceiros do projeto eTwinning. As tarefas do projeto incluíram igualmente a realização de um calendário colaborativo, com compromissos para proteger o ambiente; a comemoração do dia da internet segura, e do Dia Internacional da Água. Foi realizada a mobilidade de grupo de alunos, ao longo de 5 dias úteis, de 27 de março a 31 de março de 2023; os alunos envolvidos estiveram presentes no Collège George Sand, La Motte Servolex, para realizar atividades presenciais conjuntas, todas relacionadas com a educação ambiental e sustentabilidade, tais como: observação de aves, construção de caixas-ninho, visita a uma área ambiental protegida, caminhada numa montanha com neve para conhecer a fauna e flora, visita ao Instituto Francês da Energia Solar, caminhada num lago glaciar, e visita a uma exposição sobre glaciares. Desta mobilidade, resultaram muitas e diversificadas aprendizagens, quer ao nível do conhecimento sobre a proteção ambiental, quer ao nível da comunicação. Os alunos dividiram-se em equipas e, diariamente, escreveram notícias e realizaram reportagens fotográficas, que foram sendo enviadas para as redes sociais do agrupamento. Este foi, pois, um projeto muito dinâmico, que promoveu a internacionalização do agrupamento, e que permitiu aos alunos desenvolverem competências em variadas áreas, tais como inglês, interculturalidade, comunicação, competências digitais, sustentabilidade e ambiente.
Nome e nota biográfica
Cristina Jesus (cristina.jesus@aera.pt) Cristina Jesus (1976) é natural de Beja e vive no Algarve. Licenciou-se em Ensino de Física e Química na Universidade de Évora. É professora de Física e Química no Agrupamento de Escolas Rio Arade, Lagoa. Coordena os projetos Erasmus+, eTwinning e Eco-Escolas. |
Escola:
Agrupamento de Escolas da Lousã
Agrupamento de Escolas de Arganil
Resumo: Formação Europeia no âmbito do eTwinning
Liliana Brites (lilabrites@gmail.pt) Professora de Português-Inglês desde 2003, grupo de recrutamento 220. Especialização em professora de Iniciação Teatral pela Helen O’Grady Drama Academy e pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. Leciona atualmente no Agrupamento de Escolas da Lousã as disciplinas de Português, Inglês e Cidadania. O seu percurso no eTwinning inicia ainda nas AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), quando apoiava a docente Cristina Silva, articulando o Inglês no 1º ciclo e pré-escolar nos projetos. Contudo só em 2019 se juntou à comunidade eTwinning com os seus próprios projetos, sendo premiada com selos nacionais e europeus e ajudando as suas escolas nas candidaturas para Selo de Escola eTwinning.
|
Nome e nota biográfica
Cristina Carvalho (cristina.vinhais@gmail.com) Licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro - 1992.
|