Está aqui

Partilhas à Quarta 2024-2025 Sessão 5

Início    |    ▶ Sessões (2024/2025) ◀    |    Sessões (2023/2024)

 

Sessão 5: 30 de abril 2025 às 19h (60 minutos)

 


Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)

ERTE/DGE: Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
              

Resumo:

No âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, o Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) é uma das iniciativas do Ministério da Educação que tem como principal objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos e desenvolver as suas competências. Pretende-se, assim, disponibilizar recursos em formato digital, incluindo ferramentas de avaliação online, promovendo a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos, colaborativos, flexíveis e adaptáveis aos interesses, conhecimentos prévios e estilos de aprendizagem dos alunos.

Lançado em 2020, o PPMD tem como principais objetivos:

●      Monitorizar e acompanhar a transição dos manuais em papel para os manuais digitais;

●      Compreender as diferentes formas de apropriação dos ambientes digitais por parte de alunos e professores.

A Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com os Centros de Competência TIC (CCTIC), desenvolve um processo estruturado de acompanhamento e monitorização para apoiar os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/Ena) participantes no PPMD. Esta iniciativa, baseada na colaboração entre escolas, promove a partilha de práticas, a entreajuda e o desenvolvimento de metodologias inovadoras com recurso a tecnologias e manuais digitais.

Atualmente, no ano letivo 2024/2025, o projeto conta com 81 AE/Ena participantes, organizados em 19 grupos de colaboração, que funcionam como microrredes de escolas PPMD. Estes grupos são apoiados e acompanhados de forma próxima pelos CCTIC geograficamente mais próximos, garantindo suporte e orientação ao longo do processo.

.

Para mais informações, visite a página Web do PPMD  https://digital.dge.mec.pt/projeto-piloto-manuais-digitais


Centro de Competência TIC de Santarém

Centro de Competência TIC de Santarém
Nome e nota biográfica

Cidália Marques (cidalia.marques@ese.ipsantarem.pt)

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. Possui Licenciatura Educação Especial Problemáticas de Risco e o curso do Magistério Primário.
Atualmente em mobilidade no CCTIC IPSantarém

 

José Nunes (jose.nunes@ese.ipsantarem.pt)

Mestre em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola  Superior de Educação  de Santarém. Possui Licenciatura em Informática de Gestão. Professor do Quadro de Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, em mobilidade a 80% no CCTIC IP Santarém


Atividade 1– “O Meu Futuro também Fala em Português”

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos

Resumo:

A Atividade “O Meu Futuro também Fala em Português” em por objetivo desenvolver as competências linguísticas dos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) — compreensão, expressão oral e escrita — através da criação de conteúdos multimédia educativos e criativos, com base nos manuais digitais da Leya. O recurso a equipamentos informáticos e multimédia, incluindo o teleponto, permite apoiar a leitura expressiva e a oralidade em público, potenciando a aprendizagem prática e contextualizada da língua portuguesa.

A atividade envolve diversas dinâmicas, tais como:

  • Testemunho sobre experiências reais, como a visita à Futurália no dia 26 de março;
  • Leitura expressiva e valorização intercultural a partir de histórias infantis e moedas dos países de origem dos alunos;
  • Simulações do mundo real, como entrevistas de emprego ou situações do quotidiano;
  • Gravação e apresentação dos vídeos produzidos, com envolvimento da comunidade escolar.

Além de reforçar a proficiência em português, a atividade desenvolve competências transversais – digitais, comunicacionais e culturais – e valoriza a diversidade linguística e cultural dos alunos, sempre integrada nos manuais digitais do processo de ensino-aprendizagem.

Nome e nota biográfica

Maria Castela Lopes (diretoraesm@ae-salvaterra.pt)

Maria Castela Lopes é licenciada em Ensino - 2.º Ciclo, na variante de Matemática e Ciências Naturais e Mestre em Administração e Gestão Educacional. Integrou os quadros do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos em 2002 e, desde 2022, exerce funções como diretora desta unidade orgânica. Com uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e pela liderança na gestão escolar, desempenhou diversos cargos de coordenação, incluindo a coordenação de departamento curricular, a implementação do programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular e a participação ativa na avaliação de desempenho docente. O seu trabalho tem sido pautado pelo compromisso com a melhoria da qualidade do ensino, a inovação pedagógica e a promoção de práticas educativas promotoras do sucesso escolar dos alunos.

 

Paula Alexandre (paula.alexandre@ae-salvaterra.pt)

Paula Cristina da Graça Martins Alexandre licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Franceses – Ramo Educacional em 1994 e concluiu o Mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa – época Medieval, em 2000, ambos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 1996, integra o quadro do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, onde desempenhou várias funções, incluindo a Coordenação do Grupo Disciplinar de Português (300). Atualmente, dedica-se ao ensino da disciplina de Português e ao enriquecedor desafio de trabalhar com alunos migrantes, coordenando e lecionando Português Língua Não Materna, promovendo a integração linguística e cultural destes alunos através de um ensino inclusivo e motivador.


Atividade 2– “Colaborar para transformar: uma experiência interagrupamentos no PPMD”

Agrupamento de Escolas José Relvas
Agrupamento de Escolas de Sá da Bandeira

Resumo:

Após a participação muito positiva no Grupo de Mentoria do Projeto-Piloto Manuais Digitais, da Direção-Geral de Educação (PPMD|DGE), no ano letivo 2023/2024, os Agrupamentos de Escolas de José Relvas (AEJR|Alpiarça) e Sá da Bandeira (AESB|Santarém) decidiram dar continuidade ao trabalho colaborativo iniciado no âmbito do PPMD. As aprendizagens e partilhas realizadas ao longo do ano revelaram-se altamente motivadoras e impulsionaram a criação de uma rede de apoio entre os dois agrupamentos.

De forma a apoiar as equipas e a promover a integração de novos docentes no projeto, foi acordado realizar dois encontros presenciais focados na partilha de práticas de referência, na superação de desafios e na construção de uma rede colaborativa sólida.

Nesta sessão, as docentes irão apresentar os principais momentos do projeto de colaboração, as aprendizagens e as reflexões deste trabalho conjunto.

“Juntar-se é um começo, manter-se juntos é progresso, e trabalhar em conjunto é sucesso.” – Henry Fordem.

Nome e nota biográfica

Virginia Esteves (virginia.esteves@ae-joserelvas.pt)

Doutoranda em Educação, Mestre em Estudos Britânicos, Pós-graduada em Educação Especial e em Comunicação Educacional e Gestão de Informação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Ingleses, e em Assessoria de Administração. Participa em projetos europeus desde 2006, é eTwinner desde 2007, supervisora de estágios Erasmus+ e formadora de professores. Professora Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE) desde 2014. Em 2020/2021 integrou a equipa #EstudoemCasa, da Direção-Geral da Educação (DGE), sendo responsável pelos conteúdos de Inglês para o 1.º e 2.º ciclos. Professora do Quadro de Nomeação Definitiva no Agrupamento de Escolas de José Relvas – Alpiarça, leciona Inglês e coordena o Projeto-Piloto dos Manuais Digitais e o Clube Europeu. Em 2022/2023 integrou a Embaixada eTwinning da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE | DGE), como Embaixadora para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Desde 2023/2024, é membro da Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning PT, a 80%. Com um compromisso firme com a inovação educativa, reconhece no digital um motor de transformação pedagógica. Defende metodologias ativas, aprendizagem colaborativa e práticas centradas no aluno. No âmbito do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), tem promovido a integração crítica e criativa da tecnologia em contexto educativo, acreditando que esta é essencial para uma educação mais inclusiva e motivadora, promotora de aprendizagens significativas, alinhada com os documentos orientadores da educação e com os desafios do século XXI.

Susana Rodrigues (susana.rodrigues@ae-joserelvas.pt)

Mestre em Ciências da Educação / Administração Educacional, pela Escola  Superior de Educação de Santarém. Possui Licenciatura em Informática de Gestão. Professora do Quadro de Agrupamento de Escolas de José Relvas - Alpiarça, do Grupo 550 - Informática. Exerce os Cargos de Coordenadora dos Cursos Profissionais e Membro da Secção de Formação e Monitorização do CFLT.  Leciona TIC ao 6º ano, que faz parte do Projeto-Piloto Manuais Digitais.

Encontra-se em mobilidade a 50% na Direção-Geral de Educação, Equipa de Recursos e Tecnologia Educativas, ao serviço da Organização Nacional de Apoio eTwinning, como embaixadora eTwinning para a Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Tem apostado na utilização de diversas ferramentas digitais, incluindo os manuais digitais, para implementar metodologias activas, centradas nos alunos. Através destas práticas, procura inovar no contexto educativo, promovendo aprendizagens significativas e motivadoras. O seu trabalho contribui para o desenvolvimento de competências fundamentais nos alunos, como a literacia digital, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas.

 

Conceição Durão (conceicao.durao@agrupamentosadabandeira.pt)

Mestre em Educação e Comunicação Multimédia pela Escola  Superior de Educação  de Santarém. Possui Licenciatura em Gestão de Cooperativas Agrícolas e Bacharelato em Engenharia da Produção Animal, pelo Instituto Politécnico de Santarém. Possui os cursos de Pós-graduação em Educação STEAM pela Escola Superior de Educação de Santarém e o de Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes na Aprendizagem pela ISLA de Santarém. Professora do Grupo 230 e do Quadro de Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira de Santarém. Leciona Matemática e Ciências Naturais ao 6.º ano, que integra o Projeto-Piloto Manuais Digitais, e exerce o cargo de Coordenadora deste projeto no Agrupamento. Participa em projetos europeus desde 2018, Erasmus+ e eTwinning. É uma apaixonada pelo que faz na sala de aula e tem procurado, através do recurso a múltiplas ferramentas digitais, implementar metodologias ativas, centradas nos alunos. Com estas atividades pretende inovar na sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam de forma motivadora as suas competências, nomeadamente, a literacia digital, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas.

José Miguel Silva Flausino (jose.flausino@agrupamentosadabandeira.pt)

Licenciado em ensino do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza pela Escola Superior de Educação de Portalegre. Professor do Grupo 230 e do Quadro de Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira de Santarém. Leciona Matemática e Ciências Naturais no 6.º ano e integra o Projeto-Piloto Manuais Digitais. Aprecia a inovação em todos os sentidos e procura canalizar para a sala de aula novas e inovadoras formas de trabalhar, sempre com o intuito de melhorar o trabalho e o desempenho dos alunos, assim como a sua literacia tecnológica e digital, promovendo a sua preparação e integração numa sociedade cada vez mais integradora de novas tecnologias.