Sessão 4: 13 de fevereiro de 2019 às 21h (60 minutos)
Projeto 1 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: Robots@School
Escola: Agrupamento de Escolas da Batalha
Breve descrição/resumo:
O projeto Robots@School pretendeu que os alunos desenvolvessem competências ao nível das aprendizagens curriculares, cívico/sociais, financeiras, de resolução de problemas e de pensamento crítico, recorrendo ao uso das TIC, da codificação e da robótica. Deste modo, paralelamente, os alunos do 1.º CEB desenvolveram o projeto com parceiros de escolas Europeias, através da plataforma eTwinning e dentro do próprio Agrupamento, de forma vertical, com os colegas do 10.º ano dos Cursos de Informática e de Turismo.
O projeto teve também uma vertente de interação com a comunidade envolvente e com um símbolo histórico da vila, o Mosteiro da Batalha. A questão de base do projeto assentou numa situação de simulação de sismo a ocorrer nesta vila e que poderia ter como consequências alguns danos na infraestrutura do Mosteiro. Deste modo, os alunos montaram e programaram um pequeno robô que, após ser acionado o plano de evacuação do Mosteiro, entrou dentro do edifício e, através de sensores, procurou vítimas. A fase final foi um simulacro, no Mosteiro da Batalha, com todas as instituições de intervenção a nível municipal.
Apresentação: Robots@School
Nome e curta biografia das formadoras:
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 Fernanda Alvega Licenciatura em 1.º CEB em 1999 e Mestrado em Ciências da Educação - Utilização das TIC em Contexto Escolar em 2013. Leciona no Grupo 110 no Agrupamento de Escolas da Batalha.  | 
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 Cristina Brás Licenciatura em Engenharia Informática em 1998. Leciona no Grupo 550 no Agrupamento de Escolas da Batalha.  | 
Projeto 2 - eTwinning | Título: Mindstorm to Brainstorm - STEM with Robots and ICT
Escola: Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
Breve descrição/resumo:
O projeto eTwinning Mindstorm to Brainstorm - STEM with Robots and ICT (https://twinspace.etwinning.net/44372/home) foi desenvolvido por escolas de Portugal, Itália, Reino Unido, Hungria, Roménia e Turquia. Este projeto facilmente se encaixou na exploração dos conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares do 1º ciclo. Explorou conteúdos curriculares relacionados com as áreas STEAM, com a utilização de diferentes tipos de robots e possibilitou que os alunos explorassem diversas linguagens de programação. Os alunos exploraram diferentes cenários de aprendizagem onde aprenderam a utilizar as diferentes linguagens de programação para resolver um problema ou um desafio. Este projeto eTwinning permitiu ensinar ciência e tecnologia / robótica de uma forma divertida e motivadora para os alunos e professores envolvidos. Ele permitiu que os alunos investigassem, planificassem e testassem as suas hipóteses. A criatividade foi utilizada na construção e na resolução dos problemas apresentados.
Objetivos pedagógicos:
- Explorar diferentes linguagens de código no 1º ciclo;
 - Introduzir a linguagem de programação com LEGO / Arduíno e outros robôs;
 - Explorar assuntos STEM com atividades de robótica;
 - Adquirir a capacidade de construir, programar e dirigir robôs;
 - Ser capaz de executar uma tarefa de um projeto de forma completa;
 - Melhorar as competências gerais nas áreas das STEM;
 - Motivar as raparigas para assuntos relacionados com as STEM;
 - Desenvolver o espírito de empreendedorismos nos alunos.
 
Apresentação: Mindstorm to Brainstorm - STEM with Robots and ICT
Nome e curta biografia do formador:
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 José Soares José Soares concluiu o curso de Professores do 1º CEB em 1992. Em 2002 fez o Complemento de Formação para professores nas áreas de expressões (Expressões Plástica, Dramática, Físico-Motora e Música). Em 2010 obteve o grau de Mestre em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro. Em 2014 completou a especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar no Instituto Politécnico de Leiria. É Formador de Professores Certificado e é Scientix Deputy Ambassador do Projeto Scientix da European Schoolnet em Portugal desde janeiro de 2013.  | 

 



