Sessão 3: 10 de fevereiro 2021 às 21h (60 minutos)
1.ª Partilha - Concurso "Conta-nos uma História"
Concurso "Conta-nos uma história"
Escola: Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja
Breve descrição/resumo:
O concurso “Conta-nos uma história!” é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag.
O concurso implica a conceção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo, que consistam na produção colaborativa de uma história original ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas).
Com esta iniciativa, pretende-se incentivar os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a desenvolverem projetos, relacionados com o ato de contar, que coloquem os alunos em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
No decorrer dos projetos, será possível definir ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa, que convoquem os quatro domínios de trabalho enunciados no documento Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente o domínio Comunicar e Colaborar, bem como o domínio Criar e Inovar.
Para mais informações consultar o sítio da iniciativa:
https://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia
Projeto desenvolvido no âmbito da iniciativa “Conta-nos uma História!”
Este projeto foi desenvolvido com uma turma de 3º ano, da Escola EB1/JI Porto Pinheiro, em Odivelas. Teve como objetivo estimular os alunos para o uso da língua inglesa, utilizando, também, as expressões para o desenvolvimento de competências sociais e transversais. A obra trabalhada foi Winnie in Winter, de Korky Paul e Valerie Thomas, a partir da qual os alunos fizeram o reconto, que foi posteriormente transformado em vídeo. Neste processo, os alunos tiveram um papel central e ativo na criação de textos, ilustrações, música e áudio, resultando deste trabalho, como produto final, o vídeo.
Apresentação/Media: https://youtu.be/l9uEBUs9m5Y
Nome e curta biografia:
Milena Jorge (milena.jorge@dge.mec.pt) Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Comunicação Educacional de Multimédia.
|
|
Sílvia Raquel Prieto e Menezes (spmenezes2@gmail.com) Professora de informática e, atualmente, Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja. É responsável pelo Plano de Formação do Agrupamento e formadora no Centro de formação CENFORES. Nas atividades realizadas na biblioteca destacam-se, entre outras: a integração da programação e da robótica aliadas à leitura tendo este trabalho merecido a atribuição do apoio Ideias com Mérito por parte da Rede de Bibliotecas Escolares (2016); o projeto “A Ler+ 2027”, iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da RBE; o projeto “Ilídio Pinho - A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal”; o projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, do PNL, da RBE e da Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos; o Projeto “Clubes Ciência Viva na Escola”, promovido pela Direção Geral de Educação e a Ciência Viva; e, o concurso “Conta-nos uma História”, promovido pela Direção
|
|
Sónia Maria Marques Varandas (soniavarandas@aemoinhosarroja.pt) Licenciada em Ramo de Formação Educacional, Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professora de Português e de Inglês (GR 300, 120 e 330), desde 2003. Atualmente, leciona Inglês no Primeiro Ciclo, aos 3º e 4º anos, no Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja. |
2-ª Partilha - Path-Finders (Projeto eTwinning)
Escola: Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis
Breve descrição/resumo:
Os objetivos principais deste projeto consistiam na construção de uma aplicação para o telemóvel, desenvolvida utilizando o App Inventor, que fosse uma forma diferente de mostrar rotas/trajetos de cada país alusivas a temas escolhidos pelos alunos.
As rotas foram desenvolvidas, utilizando uma folha de excel, colaborativamente e em equipas mistas dos três países. Para a construção deste conteúdo as três disciplinas envolvidas (Programação para a Web, Inglês e Aplicações Informáticas e Sistemas de Informação)
Apresentação/Media: https://www.youtube.com/watch?v=pTkPFIJczsQ
Nome e curta biografia:
Laurentina Soares (laurentina.soares@gmail.com) Professora do grupo 550 - Informática. Professora mentora eTwinning. Leciona a disciplina de TIC para o 9º ano, Programação para a Web do 10º, 11º e 12º do profissional de Informática-sistemas e Aplicações Informáticas e Sistemas de Informação no 10º ano do profissional TIS. Participa regularmente em projetos eTwinning. Responsável pelo clube de robótica e coordenadora de projeto Erasmus.
|
|
Célia Cação (celiacris@gmail.com) |
|
Paulo Ribeiro (prof.paulo.ribeiro@gmail.co) Professor do grupo 550 - Informática. Leciona a disciplina de TIC 10º ano, Sistemas e Redes de Comunicação do 10º, 11º e 12º do profissional de Informática-Sistemas. Recentemente tem participado em projetos eTwinning e Erasmus. Responsável pelo clube de robótica. |
|
Ana Soares (anasoares@esdomdinis.pt) Professora do grupo 330 - Inglês. Leciona a disciplina de Inglês 8º e 9º (ensino regular) e 12º (ensino profissional). Tem participado em Projetos eTwinning com regularidade. Coordenadora de Projetos Erasmus. |