Apresentação | Regulamento | Materiais de apoio | Formulários | Perguntas Frequentes | Resultados
DESTAQUE:
Com o país e o mundo a viver uma situação de exceção, devido à pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), e atendendo às medidas de contenção tomadas em todo o país, o Ministério da Educação decidiu alargar o período de envio dos trabalhos referentes ao concurso “Conta-nos uma História!”.
O prazo para o envio das Histórias, que estava inicialmente fixado para o dia 7 de abril 2021, foi alargado para o dia 7 de maio de 2021.
Caso não tenha efetuado a inscrição, e deseje participar com as suas crianças/alunos, poderá ainda fazê-lo até ao dia 30 de abril de 2021.
Relembramos que os formulários, para envio dos trabalhos (áudio e/ou vídeo), estão disponíveis na página do concurso: https://erte.dge.mec.pt/formularios
Sabendo-se que, por via das circunstâncias, muitos pais e filhos passam hoje mais tempo juntos e que o ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelas crianças e pelos alunos, sugere-se que, caso ainda não o tenha feito, convide os pais/encarregados de educação a colaborar neste processo, recolhendo o som e/ou imagem.
O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelos alunos dos diferentes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, quer no desenvolvimento de competências e valores.
Com a iniciativa "Conta-nos uma história!", pretende-se incentivar os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a desenvolverem projetos, relacionados com o ato de contar, que coloquem os alunos em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
No decorrer dos projetos, será possível definir ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa, que convoquem os quatro domínios de trabalho enunciados no documento Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente o domínio Comunicar e Colaborar, bem como o domínio Criar e Inovar.
Por outro lado, a introdução da língua inglesa no currículo do 1.º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou, em 2016/2017, a criação de uma categoria intitulada “Once Upon a Time...”.
As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, a proteção da floresta, entre outros.
Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.
A dinamização deste concurso é assegurada pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), da Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) e em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag.