Sessão 7: 8 de maio de 2019 às 21h (60 minutos)
Projeto 1 - eTwinning | Título: Litter@sea
Escola: Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho
Breve descrição/resumo:
“Litter@sea” é um projeto eTwinning de educação ambiental, cujo lema é “estudar e entender para amar e proteger”, ou seja, debruçámo-nos sobre a literacia (=literacy) do mar, por um lado, e sobre o lixo no mar (=litter at sea) e outras ameaças, por outro.
Esta dualidade de leituras no título transferiu-se para as atividades que desenvolvemos.
No lado doce, os alunos investigaram e tentaram perceber tudo o que de bom o mar nos traz ou dá: a vida, um modo de vida, lazer, comida, ciência, mistério, arte...
No lado amargo, os alunos aperceberam-se das consequências das suas ações, nomeadamente o impacto devastador da poluição e os seus efeitos na destruição de habitats, ecossistemas e biodiversidade.
Comunicaram e trabalharam em parceria com os seus colegas de escola, bem como com os com seus parceiros europeus. Contactaram também e viram o trabalho de turmas de outros países do mundo.
Fizeram inúmeras visitas virtuais (via Skype), várias saídas de campo e falaram com diversos especialistas nestas matérias.
As atividades deste projeto foram ainda divididas em sociais e científicas.
No aspeto social, procurámos trabalhar a empatia, desenvolver a comunicação, estimular a criatividade, melhorar a proficiência em Inglês e alargar a cultura geral dos alunos.
No lado científico, trabalhámos um pouco de cada área disciplinar.
Link twinspace: https://twinspace.etwinning.net/47289/home (não é público)
Vídeo-resumo: https://youtu.be/NQJcPFLvrD0
Apresentação: A disponibilizar...
Nome e curta biografia do formador:
Manuela Correia Professora de Educação Musical do Ensino Básico. Começou a sua carreira profissional com apenas 17 anos. Fez o curso superior de piano no Conservatório de Música do Porto e licenciou-se em Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Lecionou em todos os níveis do ensino básico, do pré-escolar ao 3º ciclo, e do ensino artístico. Ao longo da sua carreira procurou sempre a inovação, tendo participado em diversos cursos de didática e pedagogia musical, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Na sua prática letiva, apostou desde cedo no uso de jogos e em metodologias de colaboração, o que a levou a registar-se no eTwinning em 2010. Desenvolveu, desde então, inúmeros projetos com os seus alunos e participou em vários encontros e conferências eTwinning a nível nacional e europeu, tendo conquistado já sete prémios nacionais e um europeu. Foi coordenadora do jornal escolar “Barquinho de Papel”, entre 2003 e 2016. Integra a lista de Professores Inovadores Especialistas Microsoft (MIEExpert) desde 2017 e é também uma das 180 Skype Master Teacher a nível mundial. É casada e mãe de dois filhos. |
Projeto 2 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: "Sair da escola dos diferentes para a escola das diferenças"
Escola: Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
Breve descrição/resumo:
O cenário “Sair da escola dos diferentes para a escola das diferenças”, resultou de um trabalho de articulação entre um docente do Departamento de Educação Especial e um docente do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, com os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), designadamente com Currículo Específico Individual (CEI). Numa visita programada ao Porto, os alunos foram desafiados a produzir um vídeo que descrevesse a visita que iriam realizar para que a comunidade educativa pudesse ficar com uma imagem mais alargada de pontos de interesse turístico, histórico e cultural.
Para tal houve necessidade de: iniciar o trabalho de equipa com a planificação conjunta das tarefas, com o estabelecimento de regras e a atribuição de funções; formar grupos para os alunos debaterem entre si, os aspetos a ser focados no vídeo, criando um pequeno guião que depois foi partilhado para orientação de todos; tomar conhecimento e explorar ferramentas de criação de vídeo; os alunos, em pares, exploraram o contexto da visita de estudo pesquisando informação relevante sobre o património cultural e ambiental, a utilização do meio de transporte, a fauna e a flora num ambiente protegido; durante a visita, os alunos usaram os seus dispositivos móveis para fotografar e registar pontos relevantes ou momentos de interesse; após a visita, disponibilizaram a informação recolhida em espaços de partilha e registaram alguns comentários; a partir da informação disponível, foram utilizadas novas tecnologias para editar, desenvolver e divulgar o vídeo de apresentação entre a comunidade escolar alargada, na página Web do Agrupamento de Escolas.
Num processo heurístico de aprendizagem, os alunos realizaram atividades diferenciadas para a apropriação de saberes diversos em áreas de competências distintas, de forma integrada e em contextos diversificados. A aprendizagem colaborativa foi fundamental para se promover, nos alunos, um conjunto de competências de relacionamento interpessoal, tais como: comunicação, negociação, resolução de conflitos, tomada de decisão, liderança, responsabilidade, autonomia, interajuda e trabalho de equipa.
A colaboração foi interdependente, onde os alunos partilharam responsabilidades e tomaram decisões ao longo de todo o processo. As novas tecnologias de comunicação e informação foram utilizadas para enriquecer e facilitar o processo de partilha e colaboração. Os professores desempenharam o papel de facilitadores ao orientar e apoiar o processo.
Nota: Os termos utilizados para categorizar os alunos eram as previstas na legislação em vigor (DL 3/2008).
Apresentação: "Sair da escola dos diferentes para a escola das diferenças"
Nome e curta biografia do formador:
Maria Clara Carvalho Silva Curso de Educação de Infância pela Universidade de Aveiro (1986), Curso de especialização em Administração Escolar (1994) pelo ISET e Mestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor pela UCP-Polo Beiras (2012). Início da atividade docente em 1986 e desde 1998 docente da Educação Especial (Grupo 910) no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades (AEOF) onde exerceu cargo de coordenação de Departamento e representação em órgãos de gestão pedagógica. |
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José Bessa Oliveira Docente de matemática (Grupo 500) do ensino secundário do AEOF- Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, onde exerceu vários cargos e funções de direção, coordenação, formação de professores, orientação e supervisão. Entre 1995-2005 foi assistente requisitado no departamento de matemática da UA- Universidade de Aveiro. Doutorado em Ciências da Educação pela UA (2006), Mestre em Ativação e Desenvolvimento Psicológico (2000) e Licenciado em ensino de matemática e desenho (1987), pela UA. Participou no projeto de reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste e é membro da equipa técnica responsável por conceber o programa de Matemática do ensino secundário geral de Timor Leste e a elaboração dos respetivos guiões e manuais escolares. Atualmente, participa no projeto "Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio" na UA. |